ESTATUTOS DA ADFERSIT

INTRÓITO

A ADFER, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Transporte Ferroviário, teve a sua génese no sector ferroviário português, mas bem cedo estendeu a sua esfera de actuação a todo o sector dos transportes e da logística.

Quando nasceu, em Abril de 1988, praticamente não existia em todo o sector qualquer Fórum de debate e de livre divulgação dos novos desafios que a evolução dos tempos criava. Gerou por isso muitas expectativas e forte mobilização dos Quadros nas suas actividades. Inspirados nas actividades da ADFER uns, incomodados pela nossa acção outros, muitas iniciativas foram surgindo sem nunca terem conseguido ofuscar a nossa missão.

Com o aprofundamento da nossa acção foi-se tornando cada vez mais clara a noção de que o desenvolvimento (e a defesa) isolado do modo ferroviário não era capaz de responder às necessidades de mobilidade das populações e ao apoio à actividade económica nacional. A generalidade das nossas iniciativas (Sessões, Congressos e Revista) abrangeu a globalidade dos modos de transporte.

Entre os Associados da ADFER existe uma forte consciência de que apenas as soluções de transporte globais e perfeitamente integradas são boas para as populações e para o País. E é obviamente crescente a compreensão dos Quadros de todo o sector quanto a essa opção imperiosa. Na concepção das infra-estruturas de transporte e na organização dos serviços de transporte, tanto de passageiros como de mercadorias, só as soluções globais e integradas fazem sentido e garantirão resultados aceitáveis. Todo o sector se deveria pautar por esse enquadramento, nas esferas política, do planeamento, da gestão e do controle.

Há muito que a ADFER assumiu esse enquadramento cultural. Tornava-se, pois, indispensável, formalizar essa realidade:

• Através de um novo logótipo que a explicitasse;
• Por meio de uma nova designação da Associação;
• Por novos Estatutos que a consagrassem.

Optámos por que o logótipo representasse de forma clara os quatro principais modos de transporte e a sua articulação. Mantivemos na designação simplificada da Associação a palavra ADFER, pela imensa força adquirida por esta marca ao longo de mais de duas décadas. E acrescentámos-lhe, com outra cor, SIT, iniciais da nova designação. Mudámos a designação para Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Transportes.

Reformulámos, em conformidade, os Estatutos, actualizando-os em todos os aspectos que a experiência nos recomendou, designadamente na composição dos Órgãos Sociais. Procedemos à alteração da Sede Social da Associação, o que há muito se tornava necessário. A ADFERSIT corresponde a uma nova etapa da vida da ADFER.

De todos os Associados, e dos Quadros em geral, se espera o mesmo empenhamento e, se possível, redobrado envolvimento na construção do futuro da Associação e do sector. Pedimos que nos ajudem a alargar a implantação da ADFER SIT, não só nas áreas ferroviária, universitária e marítimo portuária, as de maior tradição na Associação, mas também na rodoviária e na aérea.

Versão Completa para Impressão

Destaques

Sócios Beneméritos
Revista Fer XXI
Congresso
Associados
adira já