Sistema de Transportes na AML: onde estamos e para onde queremos ir

Sistema de Transportes na AML: onde estamos e para onde queremos ir

A ADFERSIT realizou no dia 15 de Fevereiro de 2024 a sessão “Sistema de Transportes na AML: onde estamos e para onde queremos ir”.

CONTEXTO


Apesar de uma importante simplificação e redução tarifárias, de significativos investimentos nas diferentes redes e serviços de transportes, a quota de mercado dos transportes coletivos nas deslocações realizadas diariamente na Área Metropolitana de Lisboa não tem deixado de se degradar em benefício do transporte individual. Como chegámos até aqui? Os investimentos realizados foram os mais adequados e eficientes?

Ao contrário do que se verifica em todas as áreas metropolitanas e grandes cidades da União Europeia, entre nós não existe uma entidade metropolitana de transportes que planeie e gira (diretamente ou através da contratualização de serviços de transportes) de forma integrada todos os modos e serviços de transportes públicos, assim como seja o interlocutor dos outros níveis de poder politico para a definição e programação dos investimentos que envolvam financiamento supramunicipal ou metropolitano. Será esta situação uma das causas para a progressiva degradação do papel dos TC nas deslocações na AML?

Estas são algumas das questões a abordar nesta sessão da ADFERSIT Talks por especialistas de transportes com experiência relevante no sistema de transportes da AML.


Moderador:

  • Mário Lopes - Professor Universitário (IST) I Ex-Presidente da ADFERSIT
         apresentação-01 - link

Oradores:

  • Faustino Gomes - Engenheiro I Presidente do Conselho de Administração da TML-Transportes Metropolitanos de Lisboa
        apresentação-02 - link | apresentação-03 - link

  • Susana Castelo - Engenheira I CEO da TISpt – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, S.A.
        apresentação-04 - link

  • Fernando Santos e Silva - Engenheiro I Ex-Metropolitano de Lisboa I Especialista em transportes
        apresentação-05 - link

➔ LOCAL:
     Instituto Superior Técnico – Sala FUNDEC - Pavilhão de Engenharia Civil (Piso 1) 

Seminário realizado com o apoio de:

IST e FUNDEC


Se não teve oportunidade de assistir pessoalmente ou online, siga o canal da ADFERSIT para rever a sessão na integra: https://youtu.be/ECiNxYCxzc0

Partilhar