Material Circulante Ferroviário de Bitola Variável (Talgo)

Material Circulante Ferroviário de Bitola Variável (Talgo)

Realizou-se no passado dia 29 de Março no hotel Sofitel em Lisboa a 2ª Sessão técnica da ADFERSIT sobre a temática do Material Circulante Ferroviário de Bitola Variável. Os oradores convidados foram os engº Emílio Garcia, Director de Investigação e Desenvolvimento da empresa espanhola Talgo e o engº João Meireles Director Regional do Departamento de Mercado da Talgo. A Sessão foi moderada engº Acúrcio dos Santos, director da CP Regional.

A abertura foi feita pelo Prof. Mário Lopes, Vice-Presidente da ADFERSIT, que fez o enquadramento da Conferência e explicou a sua oportunidade. Esta está associada ao cancelamento do concurso do troço Lisboa-Poceirão da Linha de Alta Velocidade e bitola europeia Lisboa-Madrid. Neste contexto, além dos 3 factores referidos na anterior Sessão do dia 24, realçou a importância de rentabilizar o troço Poceirão-Caia, já adjudicado, de forma a evitar o abandono do projecto da construção da nova rede de Alta Velocidade e bitola europeia. Se isto acontecesse, com o processo de migração da bitola em Espanha, a médio prazo a rede ferroviária portuguesa transformar-se-ia numa ilha ferroviária. Esta situação teria consequências extremamente negativas para a competitividade da economia portuguesa, pois nessas condições Portugal apenas disporia de meios pouco competitivos para efectuar as suas trocas comerciais terrestres com os restantes Estados Membros da UE.

A apresentação do engº Emílio Garcia pode ser dividida em três partes: (i) uma breve apresentação da Talgo, (ii) a evolução dos comboios de passageiros de eixos variáveis e dos intercambiadores ao longo dos últimos 40 anos, tendo sido também feita uma referência à existência de eixos variáveis para comboios de mercadorias e (iii) por fim a descrição das características técnicas dos comboios de passageiros de duplo eixo da Talgo actualmente em circulação em Espanha e da próxima geração de comboios deste tipo, que poderão atingir velocidades de 300km/h e estarão disponíveis em breve.

Após a apresentação do engº Emílio Garcia seguiu-se o debate moderado pelo engº Acúrcio Santos, em que se discutiram detalhes técnicos das características dos comboios de eixo variável e da operação de variação da distância entre rodas durante a passagem nos intercambiadores, expressaram-se diferentes opiniões sobre as vantagens e desvantagens técnico-económicas da utilização dos comboios de passageiros de eixo variável e referiram-se as razões da não utilização comercial de comboios de mercadorias de eixos variáveis.



Oradores:

Mário Lopes - Enquadramento
   
Vice-Presidente da ADFERSIT

Emilio Garcia                                     - link pdf
     TALGO

João Constantino Meireles             - link pdf
     TALGO

Acúrcio dos Santos
     Moderador


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