Metro de Ligeiro na capital Angolana. 149 quilómetros de extensão. Obras a arrancar em 2020

Metro de Ligeiro na capital Angolana. 149 quilómetros de extensão. Obras a arrancar em 2020

Luanda, capital de Angola e a maior cidade do país. Localizada na costa do Oceano Atlântico, é o principal porto e centro económico do país. É nesta cidade, e na sua afamada Marginal, que irá nascer o tão importante e necessário meio de transporte de massas, Metro Ligeiro de Superfície.

O sistema começará a ser construído a partir de 2020 conforme revelado pelo Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo de Abreu, durante o programa Grande Entrevista da Televisão Pública de Angola (TPA) de dia 5 de novembro passado.

Com uma extensão de 149 km, o sistema de transporte irá cobrir os principais eixos da cidade de Luanda: Eixo Zona do Porto-Cacuaco; Eixo Avenida Fidel Castro Ruz-Benfica; Eixo Porto de Luanda-Largo da Independência; e o Eixo Cidade do Kilamba-1º de Maio.

O investimento total estimado é de 3,5 mil milhões de dólares, e trata-se de um investimento a ser realizado no âmbito de uma parceria público-privada (PPP). O estudo de viabilidade já foi elaborado. Os termos da parceria estão também definidos e o processo de aprovação do modelo de parceria público-privada será iniciado muito em breve.

A construção de uma rede de metro ligeiro será muito benéfica não só por assegurar o transporte de um elevado número de passageiros, mas também pelo facto deste tipo de projetos serem uma oportunidade de se poder ordenar o trânsito ao longo das vias por onde circularam resolvendo alguns constrangimentos de tráfego existentes. Por outro lado, recordemos ainda as estimativas de crescimento populacional e as consequentes previsões de procura na utilização de transportes públicos. Segundo a última atualização do censo, Angola ultrapassou os 31 milhões de habitantes, dos quais 6,9 milhões se concentram na Província de Luanda.

É um projeto que mudará radicalmente a vida da polis. Uma transformação desta dimensão no centro da cidade de Luanda garantirá acalmia no trânsito, diminuição do ruído urbano, alargamento do espaço público, diminuição da poluição, aumento da inclusão e o fomento da vida nas ruas com o respetivo desenvolvimento do pequeno comércio.

Em suma, este sistema de transporte de passageiros de elevada capacidade é há muito sonhado pela população e nasce agora como resultado de uma estratégia adotada que visa a criação de uma mobilidade mais sustentável, através da implementação de um transporte público rápido e de fraco impacto ambiental, como é o metro ligeiro de superfície, que permita a criação de um novo modelo de transporte da população bem como a revitalização e requalificação de todo o tecido urbanos na área afeta à intervenção. Esta será uma nova coluna vertebral organizadora e estruturante da própria cidade.

Na foto a zona Baía de Luanda, local onde passará o futuro Metro Ligeiro de Superfície.


Partilhar