De facto, “o preço era uma barreira à utilização dos transportes públicos”! A procura no "modo ferroviário pesado" na AML aumenta 39%.

Conforme recente informação da Área Metropolitana de Lisboa, no passado mês de Outubro foram transportados na AML mais de 61 milhões de passageiros, resultantes da venda de cerca de 728 mil passes, o que constitui um novo valor máximo desde a implementação do PART – Plano de Apoio à Redução Tarifária, no passado mês de Abril.
Deste número de passes, 94% são NAVEGANTE com a seguinte repartição: 60% “Metropolitano”, 17% “Municipal”, 14% “+65” e 3% “Família”.
Este resultado vem confirmar, conforme comunicado oportunamente emitido pela ADFERSIT(*), que “o preço era uma barreira à utilização dos transportes coletivos”. De facto, a criação dos novos passes NAVEGANTE representa uma profunda alteração das soluções de deslocação, em favor de uma mobilidade mais sustentável, a par de um significativo impacto económico e social nas famílias, nomeadamente das que efetuam maiores deslocações.
Neste mês de Outubro, os passageiros que utilizaram passes representam 86% do total, sendo os restantes 14% passageiros com títulos ocasionais.
Comparando o número de passageiros transportados na AML em Outubro passado com período homólogo de 2018, verifica-se um acréscimo de 23% no número de validações registadas nos sistemas de bilhética dos operadores.
Efetuando, ainda, uma comparação mais abrangente, verifica-se que os passageiros transportados entre Abril e Outubro de 2019 foram superiores em 52,4 milhões de passageiros que em igual período de 2018, ou seja um aumento médio de 19,8%.
A distribuição da procura por modo de transporte continua a ser favorável ao “modo rodoviário” com 48% do total, seguindo-se o “modo metropolitano” com 30%, o modo ferroviário pesado” com 19% e o “modo fluvial” com 8%.
Foi, porém, no “modo ferroviário pesado” que se verificou o maior acréscimo de procura, com mais 39% em Outubro que no mês homólogo de 2018.
Estes dados confirmam a importância da implementação dos novos passes como medida de incentivo à utilização do transporte coletivo, pelo que repescando o já citado comunicado da ADFERSIT, “…será imperdoável perder-se esta oportunidade por insuficiência da oferta, …”
(*) Comunicado “O PREÇO ERA UMA BARREIRA À UTILIZAÇÃO DOS TRANSPORTES PÚBLICOS” de 25 de Junho de 2019, neste link
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