Comboio é essencial para resolver falta de espaço nas cidades - considera o Ministro das Infraestruturas e da Habitação

Comboio é essencial para resolver falta de espaço nas cidades - considera o Ministro das Infraestruturas e da Habitação

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, destacou o papel que o comboio pode desempenhar para ajudar a combater a falta de espaço no centro das cidades no que ao transporte de pessoas diz respeito.

Em Almada, na abertura de um evento organizado pela PFP – Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, o Ministro realçou que "a falta de espaço nos grandes centros urbanos» faz com que o problema ambiental não se resolva com automóveis elétricos e automóveis movidos a hidrogénio".

"Só vamos conseguir combater a falta de espaço se as pessoas chegarem à cidade de comboio ao centro da cidade", acrescentou, sublinhando que a melhor forma de se «construir mobilidade em Portugal passa por fazer com que o comboio pesado chegue aos centros das cidades "como nos países onde a mobilidade serve bem as suas populações".

"Uma comunidade vive em comunidade e vive o transporte coletivo. Do ponto de vista da forma como nos organizamos, como nós nos relacionamos, como nós trabalhamos e vivemos em conjunto, o transporte coletivo é imbatível", afirmou também Pedro Nuno Santos, realçando que dos pontos de vista macroeconómico, ambiental, da vida em comunidade, da segurança e do custo, não há nenhum meio de transporte melhor que o comboio.

Partilhar