A TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa entrou em funcionamento

A TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa entrou em funcionamento

A TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, EMT, SA, detida a 100% pela Área Metropolitana de Lisboa, cuja constituição havia sido formalizada em 4 de Fevereiro, entrou oficialmente em funcionamento no passado dia 17 de Fevereiro, conforme comunicado emitido pela AML – Área Metropolitana de Lisboa.

A TML tem um capital público de 25 milhões de euros e dispõe de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, assumindo “competências nos domínios da mobilidade e transportes, designadamente as de autoridade de transportes relativamente aos serviços públicos de transporte de passageiros na área metropolitana de Lisboa, incluindo a gestão dos contratos de serviço público de transporte rodoviário de passageiros de âmbito intermunicipal e municipal”.

A empresa é “ainda responsável pela instalação de uma plataforma tecnológica integradora do sistema de bilhética e de informação ao público, pelo desenvolvimento de estudos e planos e pela implementação de políticas de acessibilidade, mobilidade e transportes”.

Todos os serviços anteriormente até aqui prestados pela OTLIS, incluindo a emissão e gestão do Cartão Lisboa VIVA e o tratamento das respetivas bases de dados, passam a ser assegurados pela TML, mantendo-se, contudo, as condições gerais do cartão Lisboa Viva e a política de privacidade que não irão sofrer qualquer alteração.

De acordo com o comunicado da AML, “a Presidente da Mesa da Assembleia Geral é Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal da Amadora, sendo Carlos Humberto de Carvalho, Primeiro-Secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Vice-Presidente da Mesa (ambos não remunerados). Faustino Gomes é o Presidente Executivo do Conselho de Administração, enquanto Rui Lopo e Sónia Alegre são Vogais Executivos”.

A AML dispõe, igualmente, de dois órgãos consultivos:

  • Um conselho de mobilidade metropolitana composto pelos 18 presidentes das câmaras municipais que o constituem e pelos membros do conselho de administração da TML e da comissão executiva da AML.
  • Um conselho consultivo das tecnologias para a mobilidade, com um representante de cada um dos operadores de transportes públicos coletivos de passageiros que operem no território da AML e por um ou mais membros do conselho de administração da TML.

Faustino Gomes Segundo a AML, “sem prejuízo da eficiência económica e da viabilidade e equilíbrio financeiro, a gestão da TML é orientada de acordo com os objetivos e princípios orientadores estratégicos definidos pela Área Metropolitana de Lisboa, que visam a satisfação, acessibilidade e universalidade dos serviços prestados e a proteção de todos os utentes do sistema de transportes.

À TML e ao seu Conselho de Administração, na pessoa do seu Presidente Executivo, Eng. Faustino Gomes, a ADFERSIT deseja o maior sucesso na concretização da desafiante tarefa que lhes foi conferida.

Partilhar