Programa de Recuperação e Resiliência

Programa de Recuperação e Resiliência

No quadro do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência e de acordo com as Agendas Mobilizadoras para a inovação Empresarial, foram oportunamente apresentadas as propostas para a Economia de Futuro. Assim, 3.252 entidades constituíram 2015 Consórcios que apresentaram 164 projetos destinados a mobilizar o tecido empresarial e o sistema científico e tecnológico nacional, com o objetivo da criação de novos Produtos e novos Serviços de maior valor acrescentado.

Dos 64 projetos que passaram à fase seguinte no Painel da Ferrovia, Transportes, Mobilidade e Logística constam 7 projetos (ver gráfico) sendo de relevar os seguintes 2 projetos relativos à Ferrovia:

PRR gráfico


  • Desenvolvimento de vagões inteligentes para o transporte de mercadorias (MEDWAY)

A MEDWAY, através de um Consórcio formado por 10 entidades, está a desenvolver uma estratégia para recuperar a indústria ferroviária de fabrico de vagões em Portugal, com o objectivo de devolver capacidade produtiva ao País, com a criação e o fabrico de vagões inteligentes para mercadorias – “SMART WAGONS”.

Este Consórcio, do qual a MEDWAY faz parte, pretende transformar o perfil português, potenciando a capacidade produtiva de vagões para mercadorias e de sistemas de sensorização, bem como a implementação de metodologias de manutenção preditiva, reduzindo desperdício e aumentando a disponibilidade deste ativo.

Além do impacto no perfil de especialização da economia portuguesa, este investimento também permitirá recuperar a indústria ferroviária de Portugal e inverter a balança comercial do país, substituindo importações por exportações.

Fazem parte deste Consórcio cinco empresas (MEDWAY Maintenance & Repair, MEDWAY Terminals, MEDWAY Operador Ferroviário de Mercadorias, Nomad Tech e EVOLEO Technologies), quatro ENESIIs (Entidades Não Empresariais do Sistema de Investigação e Inovação – Instituto Superior Técnico, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e ISQ) e o cluster para a competitividade – a Plataforma Ferroviária Portuguesa – capaz de produzir um produto de elevado valor acrescentado, com a incorporação de tecnologia, conhecimento técnico-científico e produção industrial, cobrindo todo o ciclo de vida do vagão.

O desenvolvimento dos “smart wagons” terá ainda um impacto significativo na redução das emissões carbónicas, diminuindo em 55% as emissões de CO2 durante o processo produtivo, uma vez que, além de uma manutenção mais eficiente,Entroncamento a produção recorrerá a energias renováveis e irá incorporar materiais reciclados.

Este investimento estimado em 82 milhões de euros, a ser desenvolvido no Entroncamento, vai permitir a criação de 65 postos de trabalho diretos na região do Médio Tejo, colmatando o recente desafio de gerar novos postos de trabalho em compensação pelo encerramento da Central Termoelétrica do Pego.

  • Redinamização da Ferrovia em Portugal (SERMEC II-Indústria Comércio e Serviços, SA)

Dinamizado pela empresa metalúrgica SERMEC II (Maia), tem como objetivo de fundo o de contribuir para a diversificação e complexificação da estrutura produtiva e do perfil de especialização da economia portuguesa, quer na sua área industrial core – que corresponde ao setor metalomecânico – quer em outras áreas industriais associadas a empresas que serão necessariamente chamadas a desempenhar funções complementares importantes para a concretização do projeto.

As entidades participantes neste Consórcio, além da SERMEC II, são a NOMAD TECH Lda, a Universidade do Porto, o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Industrial, a Fibrauto, o Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica, a Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, a SUNVIAUTO, a PHYXIUS Holding SA, num investimento total de 69,990 milhões de Euros.

A CP – Comboios de Portugal, EPE, também presente neste Consórcio, especialmente por razões de escassez de meios financeiros, responderá mesmo que parcialmente, em sede de aumento e modificação da sua oferta para uma resposta a uma procura crescente e a exigentes desafios e compromissos que vão estando presentes na ordem do dia.


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