1Bilhete.pt – uma plataforma de bilhética única para transportes

1Bilhete.pt – uma plataforma de bilhética única para transportes

1Bilhete.pt – uma plataforma de bilhética única para transportes

Foi apresentado no passado dia 10 de Fevereiro em Coimbra, o projeto 1Bilhete.pt que visa a criação de uma plataforma de abrangência nacional de bilhética intermodal.

O projeto conta, no seu arranque, com a colaboração dos Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e dos Transportes Intermodais do Porto (TIP), que vão trabalhar de forma colaborativa na partilha de recursos, conhecimento e desenvolvimentos, sob a supervisão do IMT.

A apresentação do projeto e a assinatura de protocolo entre as três entidades (IMT, TML e TIP) contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, e do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado.

A plataforma 1Bilhete.pt vai permitir oferecer aos cidadãos e autoridades de transporte vários benefícios, nomeadamente a interoperabilidade entre diferentes sistemas de bilhética, a universalidade da utilização dos suportes (cartões e bilhetes) e a integração de serviços de mobilidade.

Através desta plataforma será possível, com qualquer cartão de transporte público ou aplicação móvel, adquirir e validar títulos de viagem de outros sistemas, não sendo necessária a compra de novo cartão ou a instalação de outra aplicação no seu telemóvel.

Além disso, será possível criar títulos de viagem de transporte público de cobertura nacional e utilizar cartões bancários, em suporte físico ou virtual, para adquirir ou validar títulos de transporte, abrindo a possibilidade da atribuição de benefícios decorrentes da utilização de uma conta unificada.

A plataforma 1Bilhete.pt será disponibilizada de forma faseada, de acordo com o planeamento previsto para o desenvolvimento das diferentes soluções de bilhética. Assim:

  • bilhética clássica no quarto trimestre de 2023;
  • aplicações de bilhética móvel no segundo trimestre de 2024;
  • cartões e aplicações de pagamento bancário no quarto trimestre de 2024.

O valor do investimento previsto para apoio ao desenvolvimento deste projeto é de 2,5 milhões de euros.

13 de Fevereiro de 2023

Fonte: Site do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) e órgãos de CS


Partilhar