Ministro dos Transportes de Angola inaugura Terminal Polivalente do Porto do Lobito sob gestãoda AGL
Durante a cerimónia, o Ministro dos Transportes ressaltou a relevância do Porto do Lobito para o progresso da região e do continente africano, e destacou a importância do Porto do Lobito para o desenvolvimento da região e do continente africano, asseverando que o acto simbólico realizado visa celebrar e concretizar os novos paradigmas das mudanças que estão ocorrendo no país, especialmente nas concessões dos terminais portuários, e enfatizou a importância do Porto do Lobito como uma peça fundamental para o desenvolvimento da província de Benguela, de Angola e do continente africano.
Ricardo D’ Abreu ressaltou que os números apresentados são encorajadores e demonstram que as reformas implementadas e os modelos de gestão adoptados estão a levar ao progresso e à dinamização da actividade portuária nacional, e enfatizou a importância de uma gestão profissional e alinhada com as melhores práticas internacionais para tornar o Porto do Lobito, um dos melhores e mais eficientes portos da África Austral.
O governante afirmou que o Governo de Angola fez a escolha certa ao seleccionar o consórcio interessado no projecto, e que as perspectivas futuras são de ver o Porto do Lobito operando com alta eficiência, rentabilidade e tecnologia de ponta.
Por sua vez, o Presidente do consórcio África Global Logistics AGL, Phillipe Labonne, destacou que a inauguração do porto marca o início de uma parceria que mudará a história da economia africana, em particular a angolana, reconhecendo que o Porto do Lobito será um importante ponto de passagem para navios e cargas, impulsionando o desenvolvimento das economias regionais da África e do mundo.
Phillipe Labonne, revelou que a AGL prevê realizar um investimento superior a 200 milhões de dólares em equipamentos e infra-estrutura com o intuito de elevar a produtividade do Porto do Lobito, aumentando a capacidade de desembarque para mais de 40 contentores por hora. Além disso, comprometeu-se a destinar mais de 4 bilhões de euros para aprimorar a formação contínua dos colaboradores, assegurando que estejam alinhados com as exigências da empresa. O Presidente do consórcio também destacou o apoio da empresa ao desenvolvimento do desporto, em especial à agremiação desportiva da Casa do Pessoal do Porto do Lobito.
A AGL comprometeu-se a investir 100 milhões de dólares americanos na reabilitação do terminal e a pagar mais de 115 milhões de dólares ao Estado, tendo já pago 80 milhões no momento da assinatura do contrato.
Por outro lado, Celso Rosas, Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, expressou gratidão à delegação e ao governo angolano por viabilizarem o projecto no porto do Lobito, confiante de que irá revolucionar os objectivos económicos actuais e transformar o porto em um motivo de orgulho para Angola no futuro.
Destaca-se que a África Global Logísticas, pertencente ao grupo Mediterranean Shipping Company (MSC Group), está presente em 49 países, operando 21 concessões portuárias, das quais 17 são terminais de contentores, sete são terminais Ro-Ro e dois são terminais de produtos florestais, além de possuir duas concessões ferroviárias no Camarões (comrail) e na ligação entre Costa do Marfim e Burkina Faso (Sitorail).
A cerimónia de inauguração que marcou a província de Benguela contou com a presença de autoridades governamentais, com destaque para o Ministro dos Transportes Ricardo de Abreu, o Vice-Governador da Província de Benguela para o sector Técnico e de Infra-estrutura, Adilson Gonçalves, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, seu conselho de administração, o PCA do CFB, António Cabral e diversos embaixadores credenciados em Angola.