Porque precisamos de um Plano Ferroviário Nacional

Porque precisamos de um Plano Ferroviário Nacional

«No passado dia 19 de Abril, numa sessão pública no LNEC, iniciámos o processo que permitirá dotar o país de um Plano Ferroviário Nacional. Neste arranque de trabalhos, importa explorar um pouco as motivações para esta iniciativa. Afinal, para que precisa o país de um Plano Ferroviário Nacional?
Irei explorar apenas duas importantes razões.
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TML?

TML?

Quando fui desafiado para falar sobre a TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, debati-me com uma dúvida de base. Será que as pessoas sabem efetivamente o que é a TML? Julgando que a resposta a esta pergunta é negativa, optei por aproveitar este artigo para explicitar o que é a TML e a que se propõe, na certeza que existirão outras oportunidades de falar sobre projetos concretos, quando a TML tiver ganho o seu espaço por direito próprio e em consequência da sua ação.

A nova Rede Ferroviária

A nova Rede Ferroviária

O conhecimento de qual a Rede Ferroviária que se pretende construir é, em meu entender e de há muito a esta parte, essencial, como ponto de partida para qualquer discussão séria sobre esta matéria.
Esta Rede Ferroviária Nacional deverá ser definida de acordo com a procura da sua máxima eficiência, considerando as Sinergias Operativas do modo ferroviário, (...)

Aeroporto de Lisboa. Pessoas de bem, perguntas de mal.

Aeroporto de Lisboa. Pessoas de bem, perguntas de mal.

É extraordinário como a discussão sobre o aeroporto de Lisboa consegue ser sistematicamente retomada, quase sempre pelos mesmos protagonistas, sem que se chegue a alguma conclusão e, pior ainda, enviesando sempre o que deveria ser a correta perceção do problema. Será que é isso mesmo que se pretende, agitar apenas para criar entropia, distrair de outros assuntos mais graves ou criar impactes que nada têm a ver com o transporte aéreo?

40 anos de distância: um sonho intergeracional

40 anos de distância: um sonho intergeracional

A 26 de fevereiro de 2021, Ano Europeu da Ferrovia, comemoram-se os 40 anos do recorde de velocidade sobre carris - 380 km/h - que a Société nationale des chemins de fer français (SNCF) atingiu na linha Paris-Lyon com o seu Train à Grande Vitesse (TGV). Esse marco histórico reforçou um caminho iniciado em Itália, para inúmeras infraestruturas que vieram permitir serviços de alta velocidade ferroviária na Europa.

CCF - CENTRO DE COMPETÊNCIAS FERROVIÁRIO

CCF - CENTRO DE COMPETÊNCIAS FERROVIÁRIO

Nascida a ideia, no seio de uma consciência coletiva na Plataforma Ferroviária Portuguesa, Cluster da Ferrovia, que este era um elemento fundamental para agregar, desenvolver e concretizar a visão da PFP, em “tornar Portugal numa referência internacional no setor ferroviário e local privilegiado para o desenvolvimento de projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação”, cedo se tornou claro, que havia que agregar esforços, competências e perseverança, muita perseverança para se chegar à sua concretização.

ANO EUROPEU DA FERROVIA

ANO EUROPEU DA FERROVIA

O Conselho e o Parlamento Europeus deliberaram no final de 2020, e por acordo informal, designar este novo ano de 2021 como o Ano Europeu da Ferrovia com o objectivo de introduzir um novo e consequente impulso de consciência da pertinência e valor desta indústria e modo de transporte, junto da sociedade em geral e dos utilizadores e contribuintes em particular.

NOVAS LINHAS FERROVIÁRIAS. QUE BITOLA?

NOVAS LINHAS FERROVIÁRIAS. QUE BITOLA?

Como administrador da CP responsável pelos primeiros estudos de novas linhas de alta velocidade e bitola europeia, realizados há três décadas, (Lisboa – Porto, Lisboa – Badajoz e Porto – Valladolid), como membro do primeiro conselho de administração da RAVE e como fundador e, várias vezes presidente da Direção, da ADFER, sinto ser meu dever pronunciar-me sobre os novos eixos ferroviários que o País parece, finalmente, querer construir.

Do “Moonshot” ao “Earthshot”: A inovação no sector dos Transportes

Do “Moonshot” ao “Earthshot”: A inovação no sector dos Transportes

A inovação na área dos transportes e da mobilidade tem sido nos últimos 100 anos uma das maiores forças de mudança da nossa história. Em 2017 tive o gosto de conhecer o famoso astronauta Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar a superfície da lua (19 minutos depois de Neil Armstrong) naquele dia 20 de Julho de 1969. Buzz Aldrin contou-me uma história que nunca esquecerei; o seu pai Edward Aldrin tinha estado presente quando os Wright Brothers fizeram o primeiro voo em Kitty Hawk em 1903. Foi essa presença do seu pai que o inspirou e que o levou a seguir carreira de astronauta. 

Carta dirigida à Comissária Europeia dos Transportes - resposta

Carta dirigida à Comissária Europeia dos Transportes - resposta

No passado 13 de Agosto, reconhecendo a pertinência do assunto, a ADFERSIT publicou como “Artigo de Opinião” uma carta dirigida por um grupo de Empresários, Professores Universitários e Técnicos, à Comissária Europeia dos Transportes Adina Valean, sob o título “Risco de isolamento da economia portuguesa - pedido de informação sobre a componente ferroviária das TEN-T em Portugal”.

Carta dirigida à Comissária Europeia dos Transportes

Carta dirigida à Comissária Europeia dos Transportes

A ADFERSIT congratula se com a iniciativa e considera de grande pertinência a carta dirigida, por um grupo de Empresários, Professores Universitários e Técnicos, à Comissária Europeia dos Transportes Adina Valean, acerca do “Risco de isolamento da economia portuguesa - pedido de informação sobre a componente ferroviária das TEN-T em Portugal”, pelo que se associa à sua divulgação, publicando-a no seu SITE como Artigo de Opinião.

A PERTINÊNCIA DO PLANO FERROVIÁRIO NACIONAL

A PERTINÊNCIA DO PLANO FERROVIÁRIO NACIONAL

O Conselho Superior de Obras Publicas acaba de produzir o Parecer, requerido por despacho ministerial, sobre os programas de projectos de investimento contidos na proposta global do Plano Nacional de Investimentos – PNI2030 previamente apresentado publicamente na Assembleia da República e que envolve quatro áreas temáticas: (i) Transportes e Mobilidade, (ii) Ambiente; (iii) Energia e (iv) Regadio.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL E SAÚDE

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL E SAÚDE

No projecto “Sustainable Mobility for All” desenvolvido em 2017 no âmbito e na sequência da aprovação pelas Nações Unidas, em Setembro de 2015, dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, foram definidos os quatro eixos fundamentais para uma Mobilidade Sustentável: Acesso Universal, Eficiência, Segurança e Ambiente.
Estes quatro grandes eixos apontam, no essencial, para o objectivo central dos transportes (os vários modos de transporte – aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário) garantirem uma mobilidade acessível a todas as pessoas (...)

O Pós COVID-19 no Transporte Público de Passageiros – uma visão muito na primeira pessoa

O Pós COVID-19 no Transporte Público de Passageiros – uma visão muito na primeira pessoa

Vivemos um dos momentos em que a sabedoria popular e o bom senso, os decisores políticos e a competência técnica, vão ter de andar de mãos dadas para descobrir as soluções que melhor se adaptam aos desafios que vão surgindo. Reagindo à solicitação de dar a minha perspetiva sobre o impacto do COVID-19 nos sistemas de transporte público de passageiros, em vez de um texto técnico, com números e análises sobre eles identificando tendências e suas possíveis consequências, optei por arrumar um conjunto de reflexões comuns, mas que nesta circunstância me parecem mais apropriadas e sinceras. Este é um artigo totalmente na primeira pessoa.

A MOBILIDADE URBANA NO DIA DEPOIS

A MOBILIDADE URBANA NO DIA DEPOIS

A pandemia que agora assola o mundo tem originado um sem número de reflexões sobre como será o dia depois. Desde propostas que pugnam por alterações drásticas nos modos de vida (ainda impensáveis há apenas escassos meses), até elucubrações fantasiosas sobre um novo mundo, em que os contactos pessoais seriam limitados, com restrições que só têm paralelo com o que vivemos em período de confinação.

As tendências da mobilidade - Uma reflexão

As tendências da mobilidade - Uma reflexão

Vamos consultando as notícias sobre o estado da mobilidade no mundo e as novidades vão surgindo, com muitas cidades a avançarem com restrições à circulação de automóveis a combustão e com calendários para o seu banimento. Em paralelo assistimos à afirmação dos modos de transporte mais limpos, partilhados e suaves. Parece, pois, ser inegável que um novo paradigma da mobilidade se está a instalar. Pode não ser já para amanhã, mas a tendência é descortinável.

As potencialidades do Porto de Sines

As potencialidades do Porto de Sines

Apto a receber quaisquer navios e cargas, sem restrições, o porto de águas profundas de Sines oferece uma localização geográfica privilegiada, no cruzamento das principais rotas comerciais, que lhe permitem afirmar-se como o grande hub da fachada Euro-Atlântica, oferecendo ligações regulares aos principais centros de consumo internacionais e proporcionando às empresas localizadas no seu Hinterland uma maior competitividade nos mercados externos.