Aumento forte na procura por serviços ferroviários na conexão China-Europa, no pós-Suez
Os transitários chineses estão a relatar um aumento repentino na procura por frete ferroviário na Rota da Seda, após o incidente do ‘Ever Given’.
Os transitários chineses estão a relatar um aumento repentino na procura por frete ferroviário na Rota da Seda, após o incidente do ‘Ever Given’.
Ao abordar vectores estratégicos para a intensificação da conectividade do Porto de Sines (integrando elementos como o porto seco e as várias plataformas logísticas envolventes), José Luís Cacho explicou que a «estratégia em Sines passa pela perspectiva de parcerias com os parceiros naturais do porto, designadamente as empresas que operam na Logística e Transporte com o Porto de Sines, e de estratégias através área do digital, de integração desses processos com a logística portuária».
Representantes do complexo portuário, logístico e industrial de Sines participaram na conferência digital ‘Sines – Hub Europeu para o Agro-negócio Brasileiro’, que se realizou neste dia 12, num evento que reuniu mais de 100 representantes de cooperativas agrícolas, traders, associações sectoriais e exportadores brasileiros que actuam no sector agro-alimentar. Portugal e Brasil estão focados em construir uma sólida dinâmica no agro-negócio.
Contentores deixaram de ter a rotação optimizada de outrora.
É uma tempestade perfeita que está a afetar a indústria e as cadeias de abastecimento. AEP já escreveu ao governo. Custos do transporte quase triplicaram.
O Porto de Sines mudou as agulhas da sua estratégia global para a próxima década, procurando expandir horizontes e diversificar as suas áreas de actuação – o agro-negócio está, confirmou o presidente da APS na recta final de 2020, entre as prioridades do porto alentejano. Agora, foi a vez do Ministério da Agricultura confirmar o potencial da infra-estrutura portuária para se tornar um «hub europeu» neste segmento.
O Porto de Aveiro tem os olhos postos na transição energética e na digitalização… A meta é tornar a infra-estrutura «hub acelerador de actividades industriais e logísticas emergentes».
O painel ‘A interoperabilidade ibérica e europeia. O Corredor Atlântico’, realizada no primeiro dia do 14º Congresso da ADFERSIT, contou com a exposição de Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques – o responsável apresentou a ferramenta Portugal Site Selection e explanou o papel da aicep na captação de novos investimentos em contexto industrial, logístico e de serviços. Em destaque esteve também a ZILS, a sua função vital no ecossistema de Sines (onde o porto é peça fundamental) e a necessidade futura de uma maior penetração no hinterland ibérico.
O projecto, lançado pela APP – Associação dos Portos de Portugal, tem como principal objectivo o incremento da eficiência dos portos nacionais no âmbito da «Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária’ aprovada pelo governo.
O Executivo tem a ambição estratégica de gizar, em 2021, o Plano Ferroviário Nacional – segundo consta na versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado, tornada hoje pública, este plano terá como pressuposto central a ligação ferroviária entre todas as capitais de distrito. O plano deverá garantir ainda «as ligações transfronteiriças ibéricas e integração na rede transeuropeia de passageiros e mercadorias».
Realizou-se no dia 16 de Setembro a 1ª videoconferência do novo Ciclo de Webinars promovido pela ADFERSIT no âmbito da preparação do 14º Congresso Nacional da ADFERSIT, sob o tema “A LOGÍSTICA E OS PORTOS ENQUANTO “NÓS” DA INTERMODALIDADE”.
Carvão «tinha peso significativo» na actividade da Medway
A Medway inaugura este mês o Medway Terminal Sines, localizado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), Zona 2, na sequência do seu investimento na região, adiantou a empresa. O terminal possui uma área total de 33 mil m2 e capacidade para cerca de 2 mil TEU.
A Luís Simões apresentou os resultados do seu Relatório de Sustentabilidade de 2019, que compila as grandes metas e feitos da empresa no decorrer do ano transacto, bem como o seu compromisso para com o desenvolvimento de um modelo logístico moderno, virado para os desafios do futuro.
A Luís Simões anunciou a implementação de um completo plano de acção para dar continuidade à sua actividade de forma segura e eficaz durante a crise do Coronavírus. Não obstante a «natural e relevante quebra» na actividade, o grupo explanou a sua «estratégia coordenada entre Portugal e Espanha», desenhada para «fazer frente às novas exigências da procura» e garantir a protecção dos colaboradores e a excelência do serviço.
Os investimentos alinham-se no horizonte e prometem catapultar o porto – que detém um peso de 11,5% na economia nacional – para o topo, reforçando ainda mais a sua liderança na movimentação de mercadorias.
Apto a receber quaisquer navios e cargas, sem restrições, o porto de águas profundas de Sines oferece uma localização geográfica privilegiada, no cruzamento das principais rotas comerciais, que lhe permitem afirmar-se como o grande hub da fachada Euro-Atlântica, oferecendo ligações regulares aos principais centros de consumo internacionais e proporcionando às empresas localizadas no seu Hinterland uma maior competitividade nos mercados externos.
Segundo os dados divulgados recentemente, a empresa apresentou um acréscimo homólogo, comparado com o exercício de 2018, ano no qual arrecadou cinco mil milhões, 368 milhões, 391 mil e 236 kwanzas. Os resultados operacionais em 2019 foram de 318 milhões, 369 mil e 420 kwanzas, contra os 242 milhões, 622 mil e 534 kwanzas, em 2018, revela o relatório da Unicargas
A fábrica de Palmela passará a receber «caixas de velocidades vindas da fábrica de Córdoba, na Argentina», e, por tal, contará com uma nova rota marítima, que terá origem no Porto de Buenos Aires e destino no Porto de Sines.
Em operação de banca marítima truck-to-ship (noticiada oportunamente pela Revista Cargo), que se prolongou durante cerca de 10 horas, o navio Scheldt River, uma draga de pavilhão belga envolvida nos trabalhos de remodelação do Porto de Setúbal, recebeu 86,660 toneladas métricas de GNL, o equivalente a quatro cargas de camião cisterna, tendo posteriormente rumado ao porto italiano de Salerno.