Sines entre os 15 Maiores Portos Europeus de Contentores

Sines entre os 15 Maiores Portos Europeus de Contentores

O Porto de Sines integra o Top 15 dos maiores portos europeus de contentores, de acordo com a análise do especialista Theo Notteboom, da PortEconomics. A mesma publicação destaca que nos primeiros nove meses deste ano, o Porto de Sines cresceu em 22,5% no tráfego de contentores, classificando-se nos três primeiros lugares dos portos europeus que mais cresceram.

IP e O.J.E. Logistics vão ligar o Parque Empresarial do Entroncamento à Linha do Norte

IP e O.J.E. Logistics vão ligar o Parque Empresarial do Entroncamento à Linha do Norte

A Infraestruturas de Portugal (IP) e a O.J.E. Logistics – Entroncamento, S.A. (empresa participada pela Operfoz e pela Jomatir, cuja actividade se foca na gestão logística e de portos secos), assinaram, esta Quarta-feira (dia 24 de Novembro), um protocolo para a construção da ligação à rede ferroviária nacional do futuro Terminal rodo-ferroviário da OJE no Entroncamento.

O setor da Logística no pós-pandemia

O setor da Logística no pós-pandemia

Quando, no ano passado, a situação obrigava a que ficássemos em casa, e todos sentíamos medo desta situação sem paralelo, foi necessário para a LS manter centros de distribuição com milhares de operadores a funcionar, e milhares de camiões e motoristas na estrada a distribuir, correndo riscos em todos os momentos, mas sempre com o máximo cuidado quanto à saúde e segurança. 

Portugal na Linha da Frente na Digitalização

Portugal na Linha da Frente na Digitalização

A transição digital é atualmente um dos pilares dos principais instrumentos de gestão europeus e nacionais.

É uma das seis prioridades da atual Comissão Europeia, no sentido desta transição criar benefícios tanto para as pessoas como para as empresas e contribuir simultaneamente para que a UE possa alcançar o seu objetivo de uma Europa com um impacto neutro no clima até 2050. 

APAT: Plano Ferroviário deve reflectir «uma visão estratégica» e «holística» para o país

APAT: Plano Ferroviário deve reflectir «uma visão estratégica» e «holística» para o país

...o Plano Ferroviário deve reflectir «uma visão estratégica» e «holística», fundada na estabilidade e consolidada num «conjunto de interesses, com valências complementares na actividade logística com utilização da ferrovia de modo a promover na generalidade as indústrias, os Portos e a economia Nacional de acordo com os padrões de funcionamento adoptados pelo ‘estado da arte’»

Porto de Sines quer intensificar conectividade com capitalização de corredores logísticos

Porto de Sines quer intensificar conectividade com capitalização de corredores logísticos

Ao abordar vectores estratégicos para a intensificação da conectividade do Porto de Sines (integrando elementos como o porto seco e as várias plataformas logísticas envolventes), José Luís Cacho explicou que a «estratégia em Sines passa pela perspectiva de parcerias com os parceiros naturais do porto, designadamente as empresas que operam na Logística e Transporte com o Porto de Sines, e de estratégias através área do digital, de integração desses processos com a logística portuária».

Portugal e Brasil focados em promover Sines como hub europeu para o agro-negócio brasileiro

Portugal e Brasil focados em promover Sines como hub europeu para o agro-negócio brasileiro

Representantes do complexo portuário, logístico e industrial de Sines participaram na conferência digital ‘Sines – Hub Europeu para o Agro-negócio Brasileiro’, que se realizou neste dia 12, num evento que reuniu mais de 100 representantes de cooperativas agrícolas, traders, associações sectoriais e exportadores brasileiros que actuam no sector agro-alimentar. Portugal e Brasil estão focados em construir uma sólida dinâmica no agro-negócio.


Ministério da Agricultura diz que Porto de Sines pode ser «‘hub’ europeu de agro-negócio»

Ministério da Agricultura diz que Porto de Sines pode ser «‘hub’ europeu de agro-negócio»

O Porto de Sines mudou as agulhas da sua estratégia global para a próxima década, procurando expandir horizontes e diversificar as suas áreas de actuação – o agro-negócio está, confirmou o presidente da APS na recta final de 2020, entre as prioridades do porto alentejano. Agora, foi a vez do Ministério da Agricultura confirmar o potencial da infra-estrutura portuária para se tornar um «hub europeu» neste segmento.

Filipe Costa (aicep Global Parques): «Ligações modais serão cada vez mais críticas»

Filipe Costa (aicep Global Parques): «Ligações modais serão cada vez mais críticas»

O painel ‘A interoperabilidade ibérica e europeia. O Corredor Atlântico’, realizada no primeiro dia do 14º Congresso da ADFERSIT, contou com a exposição de Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques – o responsável apresentou a ferramenta Portugal Site Selection e explanou o papel da aicep na captação de novos investimentos em contexto industrial, logístico e de serviços. Em destaque esteve também a ZILS, a sua função vital no ecossistema de Sines (onde o porto é peça fundamental) e a necessidade futura de uma maior penetração no hinterland ibérico.

Plano Ferroviário: Executivo pretende ferrovia a ligar todas as capitais de distrito

Plano Ferroviário: Executivo pretende ferrovia a ligar todas as capitais de distrito

O Executivo tem a ambição estratégica de gizar, em 2021, o Plano Ferroviário Nacional – segundo consta na versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado, tornada hoje pública, este plano terá como pressuposto central a ligação ferroviária entre todas as capitais de distrito. O plano deverá garantir ainda «as ligações transfronteiriças ibéricas e integração na rede transeuropeia de passageiros e mercadorias».