Na interoperabilidade ferroviária, o avanço em Portugal é quase nulo
Imagem: jornaldenegocios.pt

Na interoperabilidade ferroviária, o avanço em Portugal é quase nulo

A interoperabilidade ferroviária em Portugal enfrenta atrasos significativos, alerta a ADFERSIT. Entre limitações na sinalização, comunicações e integração com outros países europeus, o país está longe de cumprir as metas de eficiência e sustentabilidade definidas pela União Europeia.

R&C 2024 da CP: O Turnaround do Incumbente ou a ameaça do regresso à Falência Técnica?

R&C 2024 da CP: O Turnaround do Incumbente ou a ameaça do regresso à Falência Técnica?

No final de uma histórica descapitalização e de uma situação endémica de falência técnica, muito comum nos operadores nacionais públicos do transporte ferroviário, a CP foi comtemplada em 2023 com um plano de recuperação financeira de reequilíbrio do seu balanço com o acionista Estado, a injetar as apuradas compensações financeiras de serviço público...

Será assim pertinente, a partir do seu R&C 2024, fazermos um Outlook do seu desempenho atual e perspetivarmos as ameaças e os riscos da CP regressar de novo à trajetória endémica dos capitais próprios negativos com os inerentes custos de impacto para a sua gestão.

Linha da Beira Alta reabre no domingo, com três anos de atraso e os mesmos tempos de percurso
Imagem: Jornal Público - Manuel Roberto

Linha da Beira Alta reabre no domingo, com três anos de atraso e os mesmos tempos de percurso

Linha da Beira Alta reabre no domingo, com três anos de atraso e os mesmos tempos de percurso

Após investimento de 679 milhões de euros, viagem entre Lisboa e Guarda ganha quatro minutos em relação a 2001. CP ignora variante da Mealhada que permite fazer ligações directas ao Porto.

Um Marco decisivo na Aceleração da Rede Europeia de Transportes (RTE-T)

Um Marco decisivo na Aceleração da Rede Europeia de Transportes (RTE-T)

Parlamento Europeu aprovou, por larga maioria, a proposta da revisão das diretrizes para a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T)
Pela relevância deste novo Regulamento nas políticas comunitárias de mobilidade e nos planos de modernização e de investimentos das infraestruturas ferroviárias, agora aprovado pelo Parlamento Europeu, a ADFERSIT entende que merece ser assinalado e divulgado.

Ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade: Óscar Puente. “Se houvesse assim tanta procura, os comboios noturnos seriam viáveis”
Imagem: dinheirovivo.pt - Julien Nizet/DR

Ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade: Óscar Puente. “Se houvesse assim tanta procura, os comboios noturnos seriam viáveis”

Apesar de um novo governo, o ministro espanhol dos Transportes não espera mudanças no empenho de Portugal relativamente à alta velocidade. Óscar Puente garante que os países ibéricos têm boas relações ferroviárias


- Dos Planos à Concretização -

- Dos Planos à Concretização -

A legislação nacional e europeia determina que a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) deve elaborar anualmente um relatório sobre desenvolvimento do mercado ferroviário nacional no âmbito do espaço ferroviário único da União Europeia.

Tal relatório tem por objetivo auxiliar a Comissão Europeia na monitorização da evolução do mercado ferroviário em todos os Estados-Membros.