Portugal aposta em dois projectos com o objectivo de desenvolver comboios a hidrogénio
Portugal intensifica aposta nas potencialidades do hidrogénio aplicado à ferrovia .
Portugal intensifica aposta nas potencialidades do hidrogénio aplicado à ferrovia .
O operador ferroviário público português CP – Comboios de Portugal e a Stadler assinaram um contrato de aquisição de 22 comboios regionais pelo valor aproximado de 158 milhões de euros. Esta adjudicação constitui a primeira entrada do modelo FLIRT para passageiros na península ibérica.
O primeiro comboio movido a hidrogénio no Reino Unido vai ser testado esta quarta-feira na região de Warwick, a 150 quilómetros de Londres, como parte dos planos do Governo britânico para desenvolver o uso da tecnologia noutros tipos de transporte.
Nos próximos dias 26 e 27 de Setembro, o Museu Nacional Ferroviário celebra as Jornadas Europeias do Património com programação online.
Esta empreitada contempla a construção dos toscos, acabamentos e sistemas, relativos à construção de dois novos viadutos sobre a Rua Cipriano Dourado e sobre a Av. Padre Cruz, na zona do Campo Grande, prevendo a ampliação da estação do Campo Grande para Nascente.
Há 528 estações e apeadeiros activos na rede ferroviária portuguesa que movimentam 24 milhões de passageiros por mês. Entre as dez mais movimentadas, oito são da região de Lisboa e duas do Porto.
O esforço concentrar-se-á no transporte ferroviário de mercadorias, em novas linhas, nos comboios noturnos e na salvaguarda dos serviços regionais.
Numa recente entrevista concedida ao ‘Eco‘, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, abordou o tema da aposta no Aeroporto de Beja e do uso de fundos europeus para fazer uma ligação ferroviária a Lisboa: «E quem lhe disse que isso não está no nosso horizonte?», respondeu, deixando em aberto a possibilidade, lembrando que a prioridade deve passar por «potenciar aquilo que temos» ao invés de «estar sempre a criar novo».
Apresentado como o comboio do futuro, atinge velocidades superiores a 110 quilómetros por hora e acomodar três centenas de passageiros, mas o que o distingue é o uso de uma célula de hidrogénio como combustível.
De visita ao Parque Oficinal de Guifões, em Matosinhos, para receber as primeiras carruagens adquiridas pela CP à espanhola RENFE, o ministro das Infraestruturas diz que do ponto de vista ambiental a ferrovia e “imbatível” e responde aos desafios em termos de mobilidade que o “país precisa para o futuro”
Se com os vários problemas existentes, a ferrovia em Portugal conseguiu nos últimos anos atrair maior procura e reforçar a sua sustentabilidade financeira, imagine-se o que não será possível atingir com um conjunto de intervenções equilibradas.
Entre Fevereiro e Junho, a CP decidiu aumentar a parada e subir de 16 para 51 o número de carruagens espanholas que vai adquirir à sua congénere Renfe para reforçar a oferta de longo curso e regional.
Administrador da Martifer lançou repto ao Ministro das Infra-estruturas
A Plataforma Sudoeste Ibérico em Rede mostrou «sérias dúvidas» de que as acções anunciadas pelo Ministério e pela Adif nas conexões ferroviárias entre Extremadura e Madrid e sua extensão a Lisboa/Sines possam ser alcançadas de acordo com o cronograma e datas anunciadas.
No futuro, Macau ficará conectada à rede ferroviária de alta velocidade da China graças à construção de túnel sub-aquático até ao posto fronteiriço da ilha de Hengqin, enquadrado no desenvolvimento do metropolitano ligeiro de superfície, anunciou o Chefe do Executivo.
A operadora ferroviária pública espanhola Renfe anunciou que não prevê repor a circulação, “pelo menos no curto prazo”
A AMT publicou no passado dia 20 de Maio uma síntese dos principais indicadores do “Ecossistema Ferroviário Português”, referente ao ano de 2018.
O Conselho da União Europeia aprovou as duas medidas pendentes que integram o pacote de ajuda ao transporte apresentado pela Comissão Europeia no passado dia 29 de Abril. Ambas as medidas entrarão em vigor no dia seguinte ao da sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia, prevista para o dia 27 de Maio.
Uma vez que a situação em termos de saúde pública está a começar a melhorar, é importante que os serviços de transporte e a conectividade sejam progressivamente restabelecidos dentro dos limites ditados pelas condições epidemiológicas, uma vez que desempenham um papel crucial de facilitadores na UE e na economia mundial, bem como na vida quotidiana dos cidadãos da UE.
A primeira Assembleia Plenária do IRG-RAIL- Grupo Europeu de Reguladores Independentes (IRG-Rail) de 2020, realizada nos passados dias 18 e 19 de maio, contou com a presença de 27 representantes dos Estados membros, e teve como objetivo definir um conjunto de medidas para ajudar na recuperação do setor ferroviário provocada pelo surto de COVID-19.