ALARGAR HORIZONTES - TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Ao longo de uma manhã, profissionais de destaque do Ferroviário vão abordar os temas mais relevantes da atualidade e para o futuro do setor.
Ao longo de uma manhã, profissionais de destaque do Ferroviário vão abordar os temas mais relevantes da atualidade e para o futuro do setor.
Com a mobilidade assente no transporte rodoviário, organização da Jornada Mundial da Juventude está com dificuldades em estacionar 3000 autocarros em Lisboa.
Benguela completou a bonita idade de 406 anos e em jeito de presente mais do que merecido, Benguela e os seus cidadãos receberam novos e modernos comboios
Desde 1 de Março que a empresa faz nas suas oficinas e com meios próprios as operações de manutenção preventiva e correctiva dos computadores de bordo dos seus comboios.
Depois da Cimeira Ibérica de Lanzarote, a ministra espanhola com a pasta dos transportes vem garantir que, em 2030, Lisboa e Madrid podem ficar à distância de três a quatro horas de comboio.
A Fertagus realizou no passado mês de Novembro de 2022 um Inquérito de Imagem e Qualidade em que obteve excelentes resultados.
A Comissão Europeia anunciou ... que apoiará 10 projetos-piloto destinados a criar novos serviços ferroviários ou a melhorar os já existentes. Em conjunto, melhorarão as ligações ferroviárias transfronteiriças em toda a UE, tornando-as mais rápidas, mais frequentes e mais acessíveis.
Linha deveria reabrir a 14 de Janeiro após nove meses de encerramento, mas prazo foi prolongado até 12 de Novembro.
O secretário de Estado dos Transportes Terrestres, Jorge Beugui, anunciou a extensão dos Caminhos-de-Ferro de Luanda a Saurimo (Lunda-Sul). O projeto prevê, também, a ligação do Luena (Moxico) a Saurimo, concretizando-se, assim, a interconexão das linhas férreas de Benguela e de Luanda, dando-se o primeiro passo para a ligação das três linhas ferroviárias do país.
Jorge Bengui falava na abertura do I Ciclo de Conferências Técnicas Ferroviárias da ATECFA.
Nesta sessão foi também assinado, entre a ATECFA e a ADFERSIT, um memorando de cooperação visando a formação de quadros angolanos do setor ferroviário.
Um comboio de 1906 metros, composto por 25 automotoras num total de 100 carruagens bateu neste sábado o recorde de maior comboio do mundo em via estreita.
No Porto (Estação da Campanhã) teve lugar a sessão pública de apresentação da nova linha de AV Porto/Lisboa, em cerimónia presidida pelo 1º Ministro a que estiveram presentes o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Autarcas, e inúmeras individualidades nomeadamente o Presidente das Infraestruturas de Portugal.
O Governo nomeou o Eng. Pedro Moreira como Presidente do Conselho de Administração da CP-Comboios de Portugal para o triénio 2022-2024.
No contexto da divulgação de contribuições para o esclarecimento público sobre as diversas soluções aeroportuárias para Lisboa, publicamos um novo contributo sobre o HUB Aeroportuário Alverca-Portela da responsabilidade da equipa liderada pelo Eng. José Furtado (IST).
Para ver publicações anteriores sobre o este tema clique abaixo:
O ministro das Infra-Estruturas, Pedro Nuno Santos, está em Berlim, na maior feira de comboios do mundo, onde vai presidir à assinatura de um protocolo entre a Plataforma Ferroviária Portuguesa e a Associação Alemã da Indústria Ferroviária. A ideia é promover a implementação em Portugal de uma estrutura industrial destinada à produção de material circulante, tendo em conta a crescente procura de comboios na Europa, para a qual não há presentemente uma oferta suficiente.
Nova tecnologia dá primeiros passos e especialistas prevêem que irá substituir por completo os comboios a diesel
A infra-estrutura ferroviária do Japão é impressionante. Mais de 30.000 quilómetros de linhas férreas cruzam o país, que tem cerca de quatro vezes a área de Portugal.
Publicamos a última edição do MINTRANS NEWS - fórum Informativo do Ministério dos Transportes de Angola - em que se dá conta dos últimos desenvolvimentos no setor dos transportes naquele país, com especial destaque para os novos serviços de transporte ferroviário de passageiros na Província de Luanda, para a atribuição da concessão do Corredor do Lobito ao consórcio Trafigura Group Pte Ltd, Vecturis, SA e MotaEngil - Engenharia e Construção África, SA e para a ligação Luanda - Cabinda por via marítima.
Foi aprovado o decreto-lei que atribui à APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, as competências de gestora de infra-estruturas no terminal ferroviário de mercadorias de Leixões
Aos Órgãos Sociais da ATECFA, designadamente ao seu Presidente de Direcção Eng. Mário Bernardo Cuambua, renovamos a disponibilidade da ADFERSIT para o apoio técnico que julgarem necessário (...ler mais)