O Aeroporto Luís de Camões e a rede ferroviária de alta velocidade
ADFERSIT pronuncia-se sobre o novo aeroporto para a região de Lisboa e articulação com a rede ferroviária de alta velocidade
ADFERSIT pronuncia-se sobre o novo aeroporto para a região de Lisboa e articulação com a rede ferroviária de alta velocidade
Parlamento Europeu aprovou, por larga maioria, a proposta da revisão das diretrizes para a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T)
Pela relevância deste novo Regulamento nas políticas comunitárias de mobilidade e nos planos de modernização e de investimentos das infraestruturas ferroviárias, agora aprovado pelo Parlamento Europeu, a ADFERSIT entende que merece ser assinalado e divulgado.
Para a União Europeia ser neutra em carbono até 2050, o transporte ferroviário será uma das principais ferramentas. Construção de novas linhas terá de ter menos emissões e Bruxelas insiste na mudança da bitola, apesar de já haver outras opções
Apesar de um novo governo, o ministro espanhol dos Transportes não espera mudanças no empenho de Portugal relativamente à alta velocidade. Óscar Puente garante que os países ibéricos têm boas relações ferroviárias
Novo COMUNICADO ADFERSIT
A Secção de Transportes da Sociedade de Geografia promove no próximo dia 22 de Janeiro, a partir das 10h00, o "ENCONTRO SOBRE AS PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO DA FERROVIA NACIONAL", no seu Auditório Adriano Moreira, na Rua das Portas de Sto. Antão, nº 102.
A legislação nacional e europeia determina que a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) deve elaborar anualmente um relatório sobre desenvolvimento do mercado ferroviário nacional no âmbito do espaço ferroviário único da União Europeia.
Tal relatório tem por objetivo auxiliar a Comissão Europeia na monitorização da evolução do mercado ferroviário em todos os Estados-Membros.
A CP deverá voltar a dar lucros este ano. E o concurso das 117 automotoras deverá ficar decidido até à semana, anunciou o presidente da empresa.
Estado assume dívida da ferroviária, defendendo que medida deixa a empresa com “capacidade de investir na melhoria, modernização e expansão dos serviços”.
Ao longo de uma manhã, profissionais de destaque do Ferroviário vão abordar os temas mais relevantes da atualidade e para o futuro do setor.
Com a mobilidade assente no transporte rodoviário, organização da Jornada Mundial da Juventude está com dificuldades em estacionar 3000 autocarros em Lisboa.
Benguela completou a bonita idade de 406 anos e em jeito de presente mais do que merecido, Benguela e os seus cidadãos receberam novos e modernos comboios
Desde 1 de Março que a empresa faz nas suas oficinas e com meios próprios as operações de manutenção preventiva e correctiva dos computadores de bordo dos seus comboios.
Depois da Cimeira Ibérica de Lanzarote, a ministra espanhola com a pasta dos transportes vem garantir que, em 2030, Lisboa e Madrid podem ficar à distância de três a quatro horas de comboio.
A Fertagus realizou no passado mês de Novembro de 2022 um Inquérito de Imagem e Qualidade em que obteve excelentes resultados.
A Comissão Europeia anunciou ... que apoiará 10 projetos-piloto destinados a criar novos serviços ferroviários ou a melhorar os já existentes. Em conjunto, melhorarão as ligações ferroviárias transfronteiriças em toda a UE, tornando-as mais rápidas, mais frequentes e mais acessíveis.
Linha deveria reabrir a 14 de Janeiro após nove meses de encerramento, mas prazo foi prolongado até 12 de Novembro.
O secretário de Estado dos Transportes Terrestres, Jorge Beugui, anunciou a extensão dos Caminhos-de-Ferro de Luanda a Saurimo (Lunda-Sul). O projeto prevê, também, a ligação do Luena (Moxico) a Saurimo, concretizando-se, assim, a interconexão das linhas férreas de Benguela e de Luanda, dando-se o primeiro passo para a ligação das três linhas ferroviárias do país.
Jorge Bengui falava na abertura do I Ciclo de Conferências Técnicas Ferroviárias da ATECFA.
Nesta sessão foi também assinado, entre a ATECFA e a ADFERSIT, um memorando de cooperação visando a formação de quadros angolanos do setor ferroviário.
Um comboio de 1906 metros, composto por 25 automotoras num total de 100 carruagens bateu neste sábado o recorde de maior comboio do mundo em via estreita.