Portagens: transporte ferroviário de mercadorias alerta para perda de competitividade
Operadores lamentam que as portagens ferroviárias aumentem 23% enquanto o Governo reduz em 30% algumas portagens rodoviárias.
Operadores lamentam que as portagens ferroviárias aumentem 23% enquanto o Governo reduz em 30% algumas portagens rodoviárias.
Ao longo de uma manhã, profissionais de destaque do Ferroviário vão abordar os temas mais relevantes da atualidade e para o futuro do setor.
Desde 1 de Março que a empresa faz nas suas oficinas e com meios próprios as operações de manutenção preventiva e correctiva dos computadores de bordo dos seus comboios.
Depois da Cimeira Ibérica de Lanzarote, a ministra espanhola com a pasta dos transportes vem garantir que, em 2030, Lisboa e Madrid podem ficar à distância de três a quatro horas de comboio.
Desde ontem, a APDL é, efectivamente, a gestora do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), sucedendo à Infraestruturas de Portugal (IP).
O porto de Setúbal vai poder movimentar comboios de 750 metros. O concurso para a melhoria das infra-estruturas ferroviárias será lançado no segundo semestre, avançou o presidente da APSS.
A espanhola Tramesa pretende lançar uma auto-estrada ferroviária entre Valência e Portugal a partir de 1 de Janeiro do próximo ano, confirmou o seu director-geral.
Infraestruturas de Portugal vai investir 10 milhões de euros para reactivar um ramal ferroviário no complexo de Sines para assegurar escoamento de materiais poliméricos a partir do porto.
Por via da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, formalizada 12 anos depois do início de conversações, os três países poderão transportar mercadorias diversas a preços competitivos através do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela e Porto do Lobito, através do Corredor do Lobito.
Desde o início do ano, o Porto de Sines está a cobrar 158 euros por cada comboio que escala o seu terminal. E propõe-se fazer idêntico com os camiões, logo que possível.
Linha deveria reabrir a 14 de Janeiro após nove meses de encerramento, mas prazo foi prolongado até 12 de Novembro.
Foi assinado no dia 4 de Novembro o contrato de concessão do Corredor de Desenvolvimento do Lobito, iniciando-se assim um novo ciclo de vida no lendário Caminho de Ferro de Benguela, onde a empresa portuguesa MOTA ENGIL assumirá uma importante participação.
O secretário de Estado dos Transportes Terrestres, Jorge Beugui, anunciou a extensão dos Caminhos-de-Ferro de Luanda a Saurimo (Lunda-Sul). O projeto prevê, também, a ligação do Luena (Moxico) a Saurimo, concretizando-se, assim, a interconexão das linhas férreas de Benguela e de Luanda, dando-se o primeiro passo para a ligação das três linhas ferroviárias do país.
Jorge Bengui falava na abertura do I Ciclo de Conferências Técnicas Ferroviárias da ATECFA.
Nesta sessão foi também assinado, entre a ATECFA e a ADFERSIT, um memorando de cooperação visando a formação de quadros angolanos do setor ferroviário.
Os operadores de transporte ferroviário de mercadorias vão ter um apoio financeiro extraordinário para minorar o aumento dos custos da energia.
Publicamos a última edição do MINTRANS NEWS - fórum Informativo do Ministério dos Transportes de Angola - em que se dá conta dos últimos desenvolvimentos no setor dos transportes naquele país, com especial destaque para os novos serviços de transporte ferroviário de passageiros na Província de Luanda, para a atribuição da concessão do Corredor do Lobito ao consórcio Trafigura Group Pte Ltd, Vecturis, SA e MotaEngil - Engenharia e Construção África, SA e para a ligação Luanda - Cabinda por via marítima.
Aos Órgãos Sociais da ATECFA, designadamente ao seu Presidente de Direcção Eng. Mário Bernardo Cuambua, renovamos a disponibilidade da ADFERSIT para o apoio técnico que julgarem necessário (...ler mais)
:: Comunicado ADFERSIT ::
No quadro do PLANO DE RECUPERAÇAO E RESILIÊNCIA (PRR), a Componente 5 - Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na “Dimensão Resiliência” visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva. (ler mais)
Consórcio da construtora portuguesa e da multinacional suíça apresentou plano de negócios ambicioso
Negócio foi feito através da subsidiária Captrain, que já operava em Espanha e pretende agora alargar a actividade em Portugal.