Comissão Europeia propõe 2021 como Ano Europeu do Transporte Ferroviário

Comissão Europeia propõe 2021 como Ano Europeu do Transporte Ferroviário

A Comissão Europeia propôs tornar 2021 o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, a fim de apoiar a realização dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu no domínio dos transportes. O transporte ferroviário será promovido como modo de transporte sustentável, inovador e seguro através de um conjunto de eventos, campanhas e iniciativas em 2021.

A interoperabilidade ferroviária continua a constituir um importante ponto de estrangulamento em Portugal

A interoperabilidade ferroviária continua a constituir um importante ponto de estrangulamento em Portugal

Extrato do "DOCUMENTO DE TRABALHO DOS SERVIÇOS DA COMISSÃO - Relatório relativo a Portugal de 2020 que acompanha o documento COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO EUROPEU, AO CONSELHO, AO BANCO CENTRAL EUROPEU E AO EUROGRUPO" (Serviços de Transporte pág. 66-67)

Comissão Europeia planeia estender Janela Única Marítima ao transporte ferroviário de cargas

Comissão Europeia planeia estender Janela Única Marítima ao transporte ferroviário de cargas

Depois de implementar a Janela Única Marítima, a Comissão Europeia encontra-se a ponderar estendê-la ao sector do transporte ferroviário de mercadorias. Tal decisão poderá ser enquadrada em uma nova estratégia de transporte que está a ser desenvolvida actualmente pelo órgão legislativo europeu.

Lançamento do livro "A Ferrovia em Portugal - Passado, presente e futuro" da autoria de Francisco Furtado

Lançamento do livro "A Ferrovia em Portugal - Passado, presente e futuro" da autoria de Francisco Furtado

Este ensaio analisa e explica a evolução de mais de século e meio de existência do caminho de ferro português. Defende a ferrovia como alavanca de desenvolvimento económico, fundamental para setores estratégicos como os portos ou uma melhor organização do território, e o comboio como o único modo de transporte já largamente eletrificado, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis importados e as emissões poluentes. Por fim, expõe prioridades e diretrizes para maximizar o potencial da ferrovia no século XXI. Porque o comboio português pode e deve ir mais longe.
(extraído da contracapa do livro)

Ligação Sines-Grândola prioritária: projecto do PNI 2030 deverá ser antecipado para 2021-2025

Ligação Sines-Grândola prioritária: projecto do PNI 2030 deverá ser antecipado para 2021-2025

Esta linha, especializada no tráfego ferroviário de mercadorias, permite diminuir a distância entre o porto atlântico e o Centro e Norte de Portugal, bem como a ligação a Espanha, tendo ainda a vantagem de contornar o problema da orografia da serra de Santiago de Cacém (por onde passa a actual linha Sines – Ermidas) cortando significativamente os custos de tracção e permitindo um aumento do volume das cargas movimentadas.

Umweltbundesamt divulga estudo: frete ferroviário é 6 vezes mais «limpo» que o rodoviário

Umweltbundesamt divulga estudo: frete ferroviário é 6 vezes mais «limpo» que o rodoviário

De acordo com um recente estudo divulgado pelo Umweltbundesamt – o departamento ambiental do governo alemão – cada comboio emitiu, em média, cerca de 18 gramas de dióxido de carbono por tonelada-quilómetro* durante o decorrer do ano de 2018. Em comparação com o camião, estes números voltam a corroborar a importância de uma aposta sustentável nas potencialidades da ferrovia e da intermodalidade, vinca o organismo.

Novo serviço ferroviário de contentores liga China à Polónia com passagem no Porto de Gdansk

Novo serviço ferroviário de contentores liga China à Polónia com passagem no Porto de Gdansk

Um novo serviço ferroviário directo de mercadorias foi lançado entre a China e a Polónia, conectando o porto seco de Xi’an ao hub intermodal polaco Euroterminal Sławków. O novo serviço ferroviário de transporte de carga contentorizada também fornece uma conexão com o porto polaco de Gdańsk e, devido a este novo elo, passa a poder ser usado para entregar mercadorias, da China até à Escandinávia.

Ligação ferroviária "mais curta até Espanha" permitirá a Sines captar cargas "do interior de Espanha"

Ligação ferroviária "mais curta até Espanha" permitirá a Sines captar cargas "do interior de Espanha"

Ligação "mais rápida até Espanha" dará maior competitividade à Medway e a Sines.
"Estamos em Sines a carregar cargas que antes usavam o porto de Cádis, ou seja, estamos a retirar carga espanhola a um porto espanhol para trazer para um português. Ora reduzindo ainda mais a distância a Espanha ficamos ainda mais competitivos."