Apresentação do Plano Ferroviário Nacional

Apresentação do Plano Ferroviário Nacional

Decorreu no dia 17 de Novembro, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a apresentação do Plano Ferroviário Nacional a que se seguirá uma fase de discussão pública.

A ADFERSIT participou ativamente na fase de auscultação para a elaboração do Plano e participará também próxima fase de discussão pública, o que se iniciará já na 4ª sessão do XV Congresso Nacional que se realiza nos dias 29 e 30 de Novembro na Fundação Calouste Gulbenkian.

Reiterado projeto de conexão das linhas férreas de Angola

Reiterado projeto de conexão das linhas férreas de Angola

O secretário de Estado dos Transportes Terrestres, Jorge Beugui, anunciou a extensão dos Caminhos-de-Ferro de Luanda a Saurimo (Lunda-Sul). O projeto prevê, também, a ligação do Luena (Moxico) a Saurimo, concretizando-se, assim, a interconexão das linhas férreas de Benguela e de Luanda, dando-se o primeiro passo para a ligação das três linhas ferroviárias do país.

Jorge Bengui falava na abertura do I Ciclo de Conferências Técnicas Ferroviárias da ATECFA.

Nesta sessão foi também assinado, entre a ATECFA e a ADFERSIT, um memorando de cooperação visando a formação de quadros angolanos do setor ferroviário.

HUB Aeroportuário Alverca-Portela - Upgrade da conetividade Metro

HUB Aeroportuário Alverca-Portela - Upgrade da conetividade Metro

No contexto da divulgação de contribuições para o esclarecimento público sobre as diversas soluções aeroportuárias para Lisboa, publicamos um novo contributo sobre o HUB Aeroportuário Alverca-Portela da responsabilidade da equipa liderada pelo Eng. José Furtado (IST).

Para ver publicações anteriores sobre o este tema clique abaixo:


Linha do Sul - IP dá início à obra de reabilitação do troço Ermidas do Sado - Grândola Norte

Linha do Sul - IP dá início à obra de reabilitação do troço Ermidas do Sado - Grândola Norte

O troço da Linha do Sul entre Ermidas do Sado e Grândola Norte objeto de beneficiação tem 34,6 quilómetros de extensão. Os trabalhos a realizar envolvem a modernização da superestrutura de via nas linhas intervencionadas nas Estações Ferroviárias de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, com a aplicação de travessas de betão polivalentes.

Madrid está a 30 anos de Lisboa na Alta Velocidade

Madrid está a 30 anos de Lisboa na Alta Velocidade

Há 30 anos, Espanha inaugurou os primeiros 471 quilómetros daquela que é hoje a maior rede de alta velocidade ferroviária na Europa. Mas a aposta no “comboio do futuro” levou ao fecho de partes da rede convencional. E deixou lições para Portugal, quando estamos a dias da inauguração do primeiro troço de alta velocidade na linha Madrid-Badajoz, que um dia terá ligação a Lisboa