A nova linha AV Lisboa-Porto, o “Espaço Canal” do Carregado e o Novo Aeroporto de Lisboa

A nova linha AV Lisboa-Porto, o “Espaço Canal” do Carregado e o Novo Aeroporto de Lisboa

O traçado da nova linha AV Lisboa – Porto – Braga que foi definido pela IP considera a aproximação e amarração a Lisboa num novo terminal a construir no lado poente da estação do Oriente. 

Esta aproximação não será feita em infraestrutura nova e dedicada, mas através da atual infraestrutura da linha do Norte no troço Carregado – Lisboa onde passarão também a circular os comboios de AV em justaposição com os tráfegos convencionais existentes da Linha do Norte, isto é, com os serviços suburbanos, regionais, de longo curso e também de mercadorias. 

O Novo Aeroporto de Lisboa, O Sistema Integrado de Transportes e as Questões em Aberto

O Novo Aeroporto de Lisboa, O Sistema Integrado de Transportes e as Questões em Aberto

O novo Governo decidiu seguir as recomendações da CTI quanto à localização do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Alcochete (CTA).

Todavia, na mesma decisão, o Governo aprovou a concretização de uma nova travessia do Tejo no alinhamento Chelas/Barreiro e manteve a opção do governo anterior quanto aos traçados das linhas de AVF entre o Porto e Lisboa e entre Lisboa e Madrid, o que nos parece merecer reflexão, atendendo a que, tanto uma como os outros, foram definidos quando o governo da época propunha a localização do NAL no espaço ocupado pela Base Aérea da Ota.

Um Marco decisivo na Aceleração da Rede Europeia de Transportes (RTE-T)

Um Marco decisivo na Aceleração da Rede Europeia de Transportes (RTE-T)

Parlamento Europeu aprovou, por larga maioria, a proposta da revisão das diretrizes para a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T)
Pela relevância deste novo Regulamento nas políticas comunitárias de mobilidade e nos planos de modernização e de investimentos das infraestruturas ferroviárias, agora aprovado pelo Parlamento Europeu, a ADFERSIT entende que merece ser assinalado e divulgado.

Modernização da Linha do Sul entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado
Imagem: IP - Infraestruturas da Portugal

Modernização da Linha do Sul entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado

A Infraestruturas de Portugal (IP) informa que já foi lançado o concurso público para empreitada de Modernização da Linha do Sul, entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado. Com um preço base de 17,5 milhões de euros, esta intervenção visa eliminar os constrangimentos de exploração ferroviária existentes na estação de Praias-Sado, assim como em diversos ramais e infraestruturas ferroviárias do Porto de Setúbal, melhorando as condições de exploração do sistema ferroviário.


Ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade: Óscar Puente. “Se houvesse assim tanta procura, os comboios noturnos seriam viáveis”
Imagem: dinheirovivo.pt - Julien Nizet/DR

Ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade: Óscar Puente. “Se houvesse assim tanta procura, os comboios noturnos seriam viáveis”

Apesar de um novo governo, o ministro espanhol dos Transportes não espera mudanças no empenho de Portugal relativamente à alta velocidade. Óscar Puente garante que os países ibéricos têm boas relações ferroviárias


A linha de Alta Velocidade no eixo Lisboa – Valença deverá custar cerca de sete a oito mil milhões de euros, nas estimativas do Governo

A linha de Alta Velocidade no eixo Lisboa – Valença deverá custar cerca de sete a oito mil milhões de euros, nas estimativas do Governo

“Não tenho um número rigoroso, mas o investimento global entre Lisboa e Valença, se incluirmos a segunda fase da ligação Porto – Valença, deverá andar pelos 7 mil, 8 mil milhões de euros”, avançou o secretário de Estado das Infraestruturas, em declarações à “Lusa”

Estudo AMT “Tarifação da Infraestrutura Ferroviária – Análise e Recomendações”

Estudo AMT “Tarifação da Infraestrutura Ferroviária – Análise e Recomendações”

Numa altura de “caos climático”, em que é necessário dar sentido de urgência às medidas de recuperação da sustentabilidade do nosso planeta no âmbito das transições ambiental, energética e digital, a AMT pretende dar um contributo para a sua plena implementação, tendo em conta os instrumentos nacionais e internacionais aplicáveis, e as melhores práticas e orientações resultantes de benchmark nacional e internacional.

All-American Rail Group vai ligar ferrovia de Luanda à República Democrática do Congo

All-American Rail Group vai ligar ferrovia de Luanda à República Democrática do Congo

O All-American Rail Group (AARG) assinou, em Luanda, um Memorando de Entendimento (MOU) com o Ministério dos Transportes para apoiar a integração do plano de expansão ferroviária do Norte do país. Este projecto, avaliado em 4,5 mil milhões de dólares, visa ligar a ferrovia de Luanda à República Democrática do Congo.

Entrevista Ministro dos Transportes de Angola - Ricardo Viegas de Abreu.  O potencial do Corredor do Lobito é transportar 5 milhões de Tonelada de carga/ano.

Entrevista Ministro dos Transportes de Angola - Ricardo Viegas de Abreu. O potencial do Corredor do Lobito é transportar 5 milhões de Tonelada de carga/ano.

O novo Aeroporto Internacional do Lobito (NAIL) vai ser inaugurado daqui a três semanas e, com o desenvolvimento do Corredor do Lobito, dinamizado com investimento americano, coloca o setor dos transportes numa posição de destaque na economia angolana.

Mensagem do Ministro João Galamba

Mensagem do Ministro João Galamba

A realização do 2º Ciclo das Conferências Técnicas Ferroviárias de Angola, organizada pela ATECFA – Associação dos Técnicos Ferroviários de Angola, enquanto Ministro das Infraestruturas, atesta o sucesso da primeira edição, realizada no ano passado. Tendo, enquanto Ministro das Infraestruturas, a tutela do sector Ferroviário em Portugal, queria deixar-vos uma curta mensagem de saudação a este evento (...)