Um ano de atividade da Concessão do Corredor de Desenvolvimento de Lobito ao Consórcio Internacional LAR (Lobito Atlantic Railway)

Um ano de atividade da Concessão do Corredor de Desenvolvimento de Lobito ao Consórcio Internacional LAR (Lobito Atlantic Railway)

Elucidativos números após um ano de actividade da LAR, revelados pelo Engº Francisco Franca (CEO), no decorrer da recente viagem Huambo/Benguela com uma delegação de Embaixadores da União Europeia:

  • Ciclo de carga Luau/Lobito/Luau – baixou de 20 para 7 dias
  • Velocidade média dos comboios de mercadorias – aumentou de 130 km/dia para 371 km/dia
  • Restrições de velocidade – baixaram de 700 km de via para apenas 180 km

Noticia que merece ser lida na integra para melhor se compreenderem as mudanças em curso, introduzidas pela Concessão do Corredor de Desenvolvimento do Lobito ao Consórcio Internacional LAR (Lobito Atlantic Railway), formado pelas empresas MOTA ENGIL, VECTURIS e TRAFIGURA.


Relatório de Monitorização da Execução dos Investimentos na Infraestrutura Ferroviária

Relatório de Monitorização da Execução dos Investimentos na Infraestrutura Ferroviária

A execução dos investimentos na rede ferroviária nacional é essencial para a garantia e melhoria do desempenho e da gestão da infraestrutura, com impactos nos atuais serviços ferroviários de passageiros e mercadorias, bem como no necessário aumento e otimização da capacidade da rede para novos serviços ferroviários, que possam beneficiar os cidadãos e as empresas, promovendo o crescimento económico, o acesso livre e não discriminatório à infraestrutura e a coesão económica, ambiental, social e territorial.

IP encomenda estudo para justificar a bitola ibérica na Alta Velocidade

IP encomenda estudo para justificar a bitola ibérica na Alta Velocidade

A IP encomendou um estudo para demonstrar à Comissão Europeia as vantagens de construir a linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa em bitola ibérica.

NOTA DA ADFERSIT: Relativamente a este tema, a ADFERSIT já solicitou à IP – Infraestruturas de Portugal, com conhecimento ao Senhor Ministro das Infraestruturas e Habitação, os esclarecimentos que clarifiquem os termos do procedimento em apreço (“análise custo-benefício e socioeconómica e estudo de interoperabilidade”).

A nova linha AV Lisboa-Porto, o “Espaço Canal” do Carregado e o Novo Aeroporto de Lisboa

A nova linha AV Lisboa-Porto, o “Espaço Canal” do Carregado e o Novo Aeroporto de Lisboa

O traçado da nova linha AV Lisboa – Porto – Braga que foi definido pela IP considera a aproximação e amarração a Lisboa num novo terminal a construir no lado poente da estação do Oriente. 

Esta aproximação não será feita em infraestrutura nova e dedicada, mas através da atual infraestrutura da linha do Norte no troço Carregado – Lisboa onde passarão também a circular os comboios de AV em justaposição com os tráfegos convencionais existentes da Linha do Norte, isto é, com os serviços suburbanos, regionais, de longo curso e também de mercadorias. 

O Novo Aeroporto de Lisboa, O Sistema Integrado de Transportes e as Questões em Aberto

O Novo Aeroporto de Lisboa, O Sistema Integrado de Transportes e as Questões em Aberto

O novo Governo decidiu seguir as recomendações da CTI quanto à localização do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Alcochete (CTA).

Todavia, na mesma decisão, o Governo aprovou a concretização de uma nova travessia do Tejo no alinhamento Chelas/Barreiro e manteve a opção do governo anterior quanto aos traçados das linhas de AVF entre o Porto e Lisboa e entre Lisboa e Madrid, o que nos parece merecer reflexão, atendendo a que, tanto uma como os outros, foram definidos quando o governo da época propunha a localização do NAL no espaço ocupado pela Base Aérea da Ota.

Um Marco decisivo na Aceleração da Rede Europeia de Transportes (RTE-T)

Um Marco decisivo na Aceleração da Rede Europeia de Transportes (RTE-T)

Parlamento Europeu aprovou, por larga maioria, a proposta da revisão das diretrizes para a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T)
Pela relevância deste novo Regulamento nas políticas comunitárias de mobilidade e nos planos de modernização e de investimentos das infraestruturas ferroviárias, agora aprovado pelo Parlamento Europeu, a ADFERSIT entende que merece ser assinalado e divulgado.

Modernização da Linha do Sul entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado
Imagem: IP - Infraestruturas da Portugal

Modernização da Linha do Sul entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado

A Infraestruturas de Portugal (IP) informa que já foi lançado o concurso público para empreitada de Modernização da Linha do Sul, entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado. Com um preço base de 17,5 milhões de euros, esta intervenção visa eliminar os constrangimentos de exploração ferroviária existentes na estação de Praias-Sado, assim como em diversos ramais e infraestruturas ferroviárias do Porto de Setúbal, melhorando as condições de exploração do sistema ferroviário.


Ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade: Óscar Puente. “Se houvesse assim tanta procura, os comboios noturnos seriam viáveis”
Imagem: dinheirovivo.pt - Julien Nizet/DR

Ministro espanhol dos Transportes e da Mobilidade: Óscar Puente. “Se houvesse assim tanta procura, os comboios noturnos seriam viáveis”

Apesar de um novo governo, o ministro espanhol dos Transportes não espera mudanças no empenho de Portugal relativamente à alta velocidade. Óscar Puente garante que os países ibéricos têm boas relações ferroviárias


A linha de Alta Velocidade no eixo Lisboa – Valença deverá custar cerca de sete a oito mil milhões de euros, nas estimativas do Governo

A linha de Alta Velocidade no eixo Lisboa – Valença deverá custar cerca de sete a oito mil milhões de euros, nas estimativas do Governo

“Não tenho um número rigoroso, mas o investimento global entre Lisboa e Valença, se incluirmos a segunda fase da ligação Porto – Valença, deverá andar pelos 7 mil, 8 mil milhões de euros”, avançou o secretário de Estado das Infraestruturas, em declarações à “Lusa”