Rumo ao Ano Europeu da Bicicleta 2024
Por uma utilização da bicicleta que promove a transição verde da Europa; por mais investimento nas infraestruturas cicláveis; e pelo Ano Europeu da Bicicleta em 2024
Por uma utilização da bicicleta que promove a transição verde da Europa; por mais investimento nas infraestruturas cicláveis; e pelo Ano Europeu da Bicicleta em 2024
Aventura do Connecting Europe Express, comboio que promoveu a Europa Ferroviária, chegou ao fim, 36 dias após sair de Lisboa.
O Connecting Europe Express vai partir na quinta-feira, 2 de Setembro, da estação do Oriente para chegar a Paris no dia 7 de Outubro, após uma viagem de 20 mil quilómetros por 26 países com o objectivo de “destacar o transporte ferroviário como um dos modos de transporte mais sustentáveis, inovadores e seguros”, de acordo com a Comissão Europeia, organizadora da iniciativa.
Diretor para o Capital Natural da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia afirma, em entrevista, que a mobilidade sustentável é cada vez mais uma realidade. E comenta o Pacto Ecológico Europeu.
A Comissão Europeia adotou um pacote de medidas que proporcionará um alívio significativo ao setor de transportes, resolvendo problemas práticos, removendo encargos administrativos e aumentando a flexibilidade.
Finalmente a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fez a escolha definitiva para a tutela da pasta dos Transportes. Trata-se da eurodeputada romena Adina Valean.
Depois da rejeição de Plumb, Roménia lança nome de Dan Nica para Comissário dos Transportes .
A nova Comissária é membro do Parlamento Europeu e já desempenhou no seu país diversos cargos ministeriais, nomeadamente o de Ministra dos Transportes.
A Comissão Europeia vai financiar o município de Lisboa, em cerca 4,5 milhões de euros, para o desenvolvimento de um sistema digital de partilha de dados que permita converter a informação deixada pelos utilizadores em medidas concretas para melhorar a rede e o sistema de transportes da capital portuguesa.
Recomendações da Comissão Europeia para Portugal foram já consideradas surpreendentes pela maior visibilidade de preocupações de índole social.
As recomendações específicas da Comissão Europeia para Portugal, divulgadas na semana passada, foram já consideradas surpreendentes pela maior visibilidade de preocupações de índole social, seja no que respeita à segmentação do mercado de trabalho seja quanto à adequação do programa de rendimento mínimo e ao seu impacto na redução da pobreza. Quanto à primeira questão, pode concluir-se que o objetivo da recomendação passa pela aprovação no Parlamento das medidas constantes do acordo alcançado em concertação social, há quase um ano.
A Comissão Europeia apresentou, na Quarta-feira passada, as suas recomendações aos Estados-Membros. Na Revista Cargo, já abordámos os reparos feitos a Portugal: é tempo agora de analisar os conselhos de Bruxelas direccionados a Espanha.