Norte em defesa da Linha de Trás-os-Montes até Zamora e Madrid
Conferência em Miranda do Douro abriu as hostilidades para uma guerra que opõe a ligação ferroviária Aveiro – Viseu – Salamanca a Porto – Bragança – Zamora
Conferência em Miranda do Douro abriu as hostilidades para uma guerra que opõe a ligação ferroviária Aveiro – Viseu – Salamanca a Porto – Bragança – Zamora
Linha deveria reabrir a 14 de Janeiro após nove meses de encerramento, mas prazo foi prolongado até 12 de Novembro.
O país está no bom caminho na ferrovia mas é preciso projetar os portos através de uma rede em bitola europeia, diz Tomaz Leiria Pinto
Há muitos anos que não havia um investimento significativo nesta linha.
O consórcio constituído pela Sacyr Somague e a Sacyr Neopul acabou de conquistar a adjudicação da Empreitada de ‘Modernização da linha da Beira Alta, troço Santa Comba Dão – Mangualde’, projecto que tem um valor de 57,6 milhões de euros.
O Primeiro-Ministro António Costa, afirmou no passado Sábado (dia 14 de Setembro) que o investimento na ferrovia na ligação a Espanha é fundamental para que o interior de Portugal deixar de ser as traseiras do litoral e passar a ser a porta para o mercado ibérico.
No passado dia 26 de julho, a IP-Infraestruturas de Portugal procedeu à assinatura do Auto de Consignação da obra do Subtroço Guarda–Cerdeira do Troço Guarda–Vilar Formoso e ao lançamento do concurso para a empreitada do Troço Pampilhosa–Santa Comba Dão, incluindo a Concordância da Mealhada.
Durante a consignação da obra do troço da linha da Beira Alta Guarda-Cerdeira (que contempla 14 quilómetros e representa um investimento de 8,7 milhões de euros) e de lançamento do concurso da empreitada do troço Pampilhosa – Santa Comba Dão e construção da Concordância da Mealhada (66 milhões de euros), o Ministro das Infraestruturas vincou que investimento na ferrovia é uma «das maiores apostas» do Governo.