NOTA DE PESAR
A Direção da ADFERSIT e restantes Órgãos Sociais manifestam o seu pesar ao Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, EPE, pelo falecimento do seu Presidente, Eng. Vítor Domingues dos Santos.
A Direção da ADFERSIT e restantes Órgãos Sociais manifestam o seu pesar ao Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, EPE, pelo falecimento do seu Presidente, Eng. Vítor Domingues dos Santos.
Presidente executivo do Metro de Lisboa admite que constrangimentos provocados pelas obras de expansão não favorecem a utilização dos transportes públicos. Mas “são os custos do progresso”, defende.
Carruagem no Terreiro do Paço convida a viagem pelo presente e futuro. Abertura do concurso público do prolongamento da linha Vermelha São Sebastião/Alcântara marca arranque das comemorações.
...celebram-se 75 anos desde a constituição do Metropolitano de Lisboa e da concessão do estudo técnico e económico do início da sua rede. Ao longo destes três quartos de século, os investimentos nas infraestruturas de transportes, entre as quais o próprio metro, contribuíram para alterar profundamente a ocupação e usos do solo da cidade de Lisboa e da sua área metropolitana num horizonte temporal intergeracional
O Metropolitano de Lisboa (ML) aprovou, no dia 13 de agosto de 2021, o lançamento de concurso público com publicidade internacional, para adjudicação da Empreitada de projeto e construção dos acabamentos e sistemas no âmbito da concretização do plano de expansão – prolongamento das linhas Amarela e Verde – extensão Rato-Cais do Sodré – Metropolitano de Lisboa (Lote 4).
O Metropolitano de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal de Odivelas formalizaram esta segunda-feira, 05 de julho, a assinatura do Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento de uma rede de Transporte Coletivo em Sítio Próprio (TCSP), em modo de Metro Ligeiro de Superfície (MLS) que ligará os Concelhos de Loures e Odivelas, através da estação de Odivelas do Metropolitano de Lisboa.
O Metropolitano de Lisboa adjudicou, ..., ao Grupo Domingos da Silva Teixeira, SA/Efacec, a empreitada de “Execução de Intervenções para a Garantia de Acessibilidades a Pessoas de Mobilidade Reduzida das Estações Entre Campos e Cidade Universitária, da Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa”
A recuperação do acidente do túnel do metro e a remodelação da praça da estação fluvial como homenagem à Engenharia Portuguesa.
Esta empreitada contempla a construção dos toscos, acabamentos e sistemas, relativos à construção de dois novos viadutos sobre a Rua Cipriano Dourado e sobre a Av. Padre Cruz, na zona do Campo Grande, prevendo a ampliação da estação do Campo Grande para Nascente.
O Metropolitano de Lisboa, na sequência do concurso público efectuado para o efeito, aprovou, no passado dia 3 de Setembro, a decisão de adjudicação da Empreitada de projecto e construção para o Lote 2 – Execução dos toscos entre a Estação Santos e o Término da estação Cais do Sodré, no âmbito da concretização do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa – Prolongamento das Linhas Amarela e Verde (Rato – Cais do Sodré).
Tal como aconteceu na CP, um dos concorrentes ao fornecimento de comboios ao Metro de Lisboa impugnou judicialmente o concurso
A abertura da Operação do Metropolitano em 1959 foi difícil. Difícil pelos interesses cruzados, quiçá opostos, pelo atraso nas decisões dos traçados iniciais, na definição necessariamente financeira, mas acima de tudo política.
Começou tarde, mais tarde 40 anos que os nossos vizinhos de Madrid, mais tarde 100 anos que Londres.
Mas nasceu e começou o seu labor, primeiro de projeto, depois de construção, depois ainda de continuação de projetos e sucessivas expansões.
Entrevista do Presidente do Metropolitano de Lisboa, Eng. Vitor Domingos, à Rádio Observador.