Metropolitano de Lisboa abre concurso para o Lote 4 do Plano de Expansão da Rede

Metropolitano de Lisboa abre concurso para o Lote 4 do Plano de Expansão da Rede

O Metropolitano de Lisboa (ML) aprovou, no dia 13 de agosto de 2021, o lançamento de concurso público com publicidade internacional, para adjudicação da Empreitada de projeto e construção dos acabamentos e sistemas no âmbito da concretização do plano de expansão – prolongamento das linhas Amarela e Verde – extensão Rato-Cais do Sodré – Metropolitano de Lisboa (Lote 4).

Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas: investimento de 250 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência

Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas: investimento de 250 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência

O Metropolitano de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal de Odivelas formalizaram esta segunda-feira, 05 de julho, a assinatura do Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento de uma rede de Transporte Coletivo em Sítio Próprio (TCSP), em modo de Metro Ligeiro de Superfície (MLS) que ligará os Concelhos de Loures e Odivelas, através da estação de Odivelas do Metropolitano de Lisboa.

Metropolitano de Lisboa adjudica segunda empreitada do plano de expansão

Metropolitano de Lisboa adjudica segunda empreitada do plano de expansão

O Metropolitano de Lisboa, na sequência do concurso público efectuado para o efeito, aprovou, no passado dia 3 de Setembro, a decisão de adjudicação da Empreitada de projecto e construção para o Lote 2 – Execução dos toscos entre a Estação Santos e o Término da estação Cais do Sodré, no âmbito da concretização do Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa – Prolongamento das Linhas Amarela e Verde (Rato – Cais do Sodré).

Metropolitano de Lisboa: e depois dos 60 anos?

Metropolitano de Lisboa: e depois dos 60 anos?

A abertura da Operação do Metropolitano em 1959 foi difícil. Difícil pelos interesses cruzados, quiçá opostos, pelo atraso nas decisões dos traçados iniciais, na definição necessariamente financeira, mas acima de tudo política.
Começou tarde, mais tarde 40 anos que os nossos vizinhos de Madrid, mais tarde 100 anos que Londres.
Mas nasceu e começou o seu labor, primeiro de projeto, depois de construção, depois ainda de continuação de projetos e sucessivas expansões.