Rumo ao Ano Europeu da Bicicleta 2024
Por uma utilização da bicicleta que promove a transição verde da Europa; por mais investimento nas infraestruturas cicláveis; e pelo Ano Europeu da Bicicleta em 2024
Por uma utilização da bicicleta que promove a transição verde da Europa; por mais investimento nas infraestruturas cicláveis; e pelo Ano Europeu da Bicicleta em 2024
Em 2018, a Declaração de Graz detalhou, sob o título “Iniciando uma nova era: mobilidade limpa, segura e acessível para a Europa”, as maneiras pelas quais a mobilidade poderia ajudar a Europa a atingir as metas climáticas para 2030. Mais tarde, em 2019, o Green Europeu Deal estabeleceu o compromisso de reformar a economia da UE em direção a um futuro sustentável, projetando um conjunto de políticas profundamente transformadoras, como acelerar a mudança para uma mobilidade sustentável e inteligente. Agora, após a pandemia COVID-19, o mundo vive um momento sem precedentes e enfrenta uma crise que reúne a todos - técnicos, políticos, ...
Realizou-se em Pequim de 14 a 16 de Outubro a 2ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Transporte Sustentável, proporcionou a oportunidade de chamar a atenção para as possibilidades, desafios e soluções para alcançar o transporte sustentável em todo o mundo.
Esta segunda conferência deu sequência à realizada em 2016 e pretendeu indicar um caminho para o transporte sustentável para ajudar a alcançar os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.
Na proposta de OE2021 o Governo fala de "montantes de investimento na área da mobilidade sustentável não têm paralelo na história recente do país". Trata-se de um salto de mais 450 milhões em 2021.
O Trio de Presidências do Conselho de Transportes da União Europeia – Alemanha, Portugal e Eslovénia – inicia-se a 1 de Julho de 2020 com o lema ‘Juntar forças para uma mobilidade sustentável, inovadora, resiliente e acessível’.
Vivemos um dos momentos em que a sabedoria popular e o bom senso, os decisores políticos e a competência técnica, vão ter de andar de mãos dadas para descobrir as soluções que melhor se adaptam aos desafios que vão surgindo. Reagindo à solicitação de dar a minha perspetiva sobre o impacto do COVID-19 nos sistemas de transporte público de passageiros, em vez de um texto técnico, com números e análises sobre eles identificando tendências e suas possíveis consequências, optei por arrumar um conjunto de reflexões comuns, mas que nesta circunstância me parecem mais apropriadas e sinceras. Este é um artigo totalmente na primeira pessoa.