Movimento de carga nos Portos do continente cresceu 36,4% em maio de 2021

Movimento de carga nos Portos do continente cresceu 36,4% em maio de 2021

No mês de maio, o volume de carga movimentada no Ecossistema Portuário do Continente foi de 7,6 milhões de toneladas, o que corresponde a uma variação homóloga positiva de 36,4%. Este valor introduziu uma inflexão na evolução do volume acumulado de carga movimentada que, no período janeiro-maio de 2021, ascendeu a 36,18 milhões de toneladas, quase mais dois milhões do que no mesmo período de 2020, um acréscimo homólogo de 5,8%.

Contentores superam os 2 milhões de TEU, perdendo -1,4% face a Janeiro-Setembro de 2019

Contentores superam os 2 milhões de TEU, perdendo -1,4% face a Janeiro-Setembro de 2019

De acordo com os dados da movimentação de cargas nos portos do Continente, compilados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) , nos primeiros nove meses deste ano, o segmento dos Contentores registou um volume superior a 2,05 milhões de TEU, observando-se assim uma redução de -1,4% do valor apurado no mesmo período de 2019 e a -10,4% do valor máximo registado em 2017.

Leixões quer ser «farol da mudança» através da «aposta na ferrovia», disse Nuno Araújo

Leixões quer ser «farol da mudança» através da «aposta na ferrovia», disse Nuno Araújo

A APDL e em especial o Porto de Leixões, estão focados na persecução de uma política de sustentabilidade no que toca às suas operações: segundo garantiu Nuno Araújo, presidente do Conselho de Administração da APDL, a aposta nas potencialidades ecológicas e de eficiência da ferrovia está no topo dos planos do porto nortenho para os próximos anos. Nesta matéria, o porto pretende mesmo ser um «farol da mudança», assegurou.

Leixões, Viana do Castelo e Douro com 700 milhões de investimento público na próxima década

Leixões, Viana do Castelo e Douro com 700 milhões de investimento público na próxima década

Entre os projectos de grande nomeada está o novo terminal de cruzeiros no Douro, que custará cerca de 100 milhões de euros, e também reconversão de eclusas e ao alargamento do canal de navegação nos troços Cotas-Valeira e Saião-Pocinho. No Porto de Viana do Castelo sobressai a dragagem do canal de acesso aos estaleiros (contempla um investimento público de 18 milhões de euros) e a extensão do quebra-mar do Porto de Leixões.

Concessionária das minas de Moncorvo quer exportar ferro através dos portos de Aveiro e Sines

Concessionária das minas de Moncorvo quer exportar ferro através dos portos de Aveiro e Sines

De acordo com os planos da nova concessionária das minas de Moncorvo, a exportação de ferro que se iniciará este mês de Julho, com contributo vital da ferrovia, não beneficiará apenas o Porto de Leixões – no futuro, também os portos de Sines e de Aveiro poderão entrar na equação, podendo assim, caso a meta se concretize, adicionar novos tráfegos de cargas aos seus portefólios.

Quebra de 9,7%: portos do Continente movimentaram 7,5 milhões de toneladas em Janeiro

Quebra de 9,7%: portos do Continente movimentaram 7,5 milhões de toneladas em Janeiro

O ano de 2020 não arrancou da melhor forma para os portos do Continente: de acordo com os dados mais recentes da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), foi movimentado, durante o mês de Janeiro, um volume total de carga de 7,5 milhões de toneladas, um registo que traduz uma «quebra de -9,7% face a Janeiro de 2019, que reflecte, em volume, -804 mil toneladas».

Região norte quer ligar-se à alta velocidade espanhola e articular a ferrovia com os portos de Leixões e Viana do Castelo e Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular pretende clarificação dos atrasos na eletrificação da linha do Minho

Região norte quer ligar-se à alta velocidade espanhola e articular a ferrovia com os portos de Leixões e Viana do Castelo e Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular pretende clarificação dos atrasos na eletrificação da linha do Minho

O Conselho Regional do Norte formulou uma estratégia global da região para atrair os próximos fundos comunitários.
No topo dos objetivos está a modernização da linha do Douro e da linha Porto-Vigo para ligar o Norte à alta velocidade espanhola.
Por outro lado, a organização Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular solicitou à Infraestruturas de Portugal “informação oficial” acerca das notícias de atrasos nas obras de eletrificação da linha do Minho.