Porto de Sines: Lançado o concurso público internacional para o Terminal Vasco da Gama

Porto de Sines: Lançado o concurso público internacional para o Terminal Vasco da Gama

Foi oficialmente publicado, em Diário da República, o concurso público internacional para a concessão do novo terminal de contentores no Porto de Sines (Terminal Vasco da Gama), que canalizará um investimento de 642 milhões de euros para o Porto de Sines. Este desenvolvimento, aliado ao aditamento da concessão do Terminal XXI, fará com que Sines desbloqueie, no total, um investimento na ordem dos 1,3 mil milhões de euros.

Porto de Sines: Terminal Vasco da Gama poderá, no futuro, ter concessão de 60 anos

Porto de Sines: Terminal Vasco da Gama poderá, no futuro, ter concessão de 60 anos

Foi hoje publicado em Diário da República o decreto-lei que define as bases da concessão de exploração, em regime de serviço público, da nova infra-estrutura (incluindo o seu projecto e edificação) que reforçará a capacidade de movimentação de cargas do Porto de Sines: o Terminal Vasco da Gama. Entre as notas de destaque está a possibilidade de a futura concessão poder ir além dos 50 anos estipulados, até ao limite de 60 anos.

Ministra do Mar anunciou investimento público de 100 milhões de euros no Porto de Sines

Ministra do Mar anunciou investimento público de 100 milhões de euros no Porto de Sines

Depois de, na passada Quinta-feira, ter feito aprovar em Conselho de Ministros os dois diplomas que definem as bases da concessão do novo Terminal Vasco da Gama e da ampliação do actual Terminal XXI, que vão trazer um investimento privado de 1,2 mil milhões de euros para o Porto de Sines, a Ministra do Mar anunciou esta Quarta-feira uma série de investimentos públicos que, no total, chegarão aos 100 milhões de euros.(ver mais)

Milon depois de Madrid: Porto de Sines recebeu novo colosso dos mares da Maersk Line

Milon depois de Madrid: Porto de Sines recebeu novo colosso dos mares da Maersk Line

O Terminal XXI do Porto de Sines recebeu ontem, dia 21 de Julho, a escala do navio ‘Milan Maersk’, um dos maiores porta-contentores do mundo, com capacidade para transportar 20.568 TEU (contentores de 20 pés). Este navio, a par do ‘Madrid Maersk’ recebido várias vezes num passado recente, faz parte da maior Categoria/Classe de navios porta-contentores alguma vez operados no Porto de Sines.

EUROSTAT: PORTO DE SINES OCUPA 20º LUGAR DO ‘RANKING’ DOS MAIORES PORTOS DA UNIÃO EUROPEIA

EUROSTAT: PORTO DE SINES OCUPA 20º LUGAR DO ‘RANKING’ DOS MAIORES PORTOS DA UNIÃO EUROPEIA

De acordo com o Eurostat, o Porto de Sines ocupa a vigésima posição no ranking dos maiores portos da União Europeia (UE) em termos de peso bruto de mercadorias movimentadas – os dados compilados pelo Eurostat dão conta que o porto alentejano movimentou 46,473 milhões de toneladas em 2017, entrando no top-20 de um ranking liderado pelos portos Roterdão (Holanda), de Antuérpia (Bélgica) e Hamburgo (Alemanha).

Porto de Sines encarado como a "peça-chave" da nova relação comercial entre China e Portugal

Porto de Sines encarado como a "peça-chave" da nova relação comercial entre China e Portugal

Realizou-se hoje no ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa, a conferência ‘Objectivos e Ideais Comuns: 40 Anos de Cooperação entre Portugal e China’, que contou com a presença da Ministra do Mar. A iniciativa teve como principal intuito traçar a «retrospectiva da relação entre Portugal e China ao longo das últimas quatro décadas», e perspectivar «novas formas de cooperação» entre as nações.

Carga contentorizada: relação comercial do Porto de Sines com portos chineses cresceu 19,7%;

Carga contentorizada: relação comercial do Porto de Sines com portos chineses cresceu 19,7%;

Por altura da visita do Ministro dos Recursos Naturais da República Popular da China ao Porto de Sines (uma visita que incluiu uma reunião com a administração da APS e com a Ministra do Mar), a APS revelou dados sobre a intensificação da relação comercial entre Portugal e a China: entre 2015 e 2018, a movimentação de mercadorias contentorizadas entre o Porto de Sines e os diversos portos chineses cresceu 19,7%.

Porto de Sines Voltou a bater em 2019 o seu recorde diário de regaseificação de GNL

Porto de Sines Voltou a bater em 2019 o seu recorde diário de regaseificação de GNL

A informação foi avançada em primeira mão pela empresa londrina S&P Global Platts Analytics: no passado dia 15 de Maio, o Porto de Sines bateu o recorde diário de regaseificação – os dados disponibilizados pela consultora indicaram que o Terminal de GNL do porto alentejano contou 19 milhões de metros cúbicos de regaseificação de gás natural liquefeito nesse preciso dia. Este registo destrona o anteriormente fixado em Janeiro.