Sines cobra taxa aos comboios de mercadorias
Desde o início do ano, o Porto de Sines está a cobrar 158 euros por cada comboio que escala o seu terminal. E propõe-se fazer idêntico com os camiões, logo que possível.
Desde o início do ano, o Porto de Sines está a cobrar 158 euros por cada comboio que escala o seu terminal. E propõe-se fazer idêntico com os camiões, logo que possível.
O troço da Linha do Sul entre Ermidas do Sado e Grândola Norte objeto de beneficiação tem 34,6 quilómetros de extensão. Os trabalhos a realizar envolvem a modernização da superestrutura de via nas linhas intervencionadas nas Estações Ferroviárias de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, com a aplicação de travessas de betão polivalentes.
:: Comunicado ADFERSIT ::
No quadro do PLANO DE RECUPERAÇAO E RESILIÊNCIA (PRR), a Componente 5 - Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na “Dimensão Resiliência” visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva. (ler mais)
A Associação Empresarial de Sines (AES) e o Porto de Luanda assinaram um protocolo de parceria e colaboração na área da formação, do intercâmbio de conhecimento e experiência no domínio portuário, partilha de informações sobre o sector marítimo portuário, assessoria técnica nos processos de auditorias aos sistemas de segurança, ambiente e no domínio das certificações internacionais.
O Porto de Sines consolidou a sua posição como líder nacional em carga contentorizada movimentada no ano 2021, acumulando um total de 1,8 milhões de TEU movimentados, mantendo-se assim entre os 15 maiores portos da União Europeia neste segmento.
O planeamento da transição energética do Porto de Sines surge numa altura em que a União Europeia toma consciência da perigosa dependência da importação de produtos petrolíferos da Rússia, responsável por 27% das importações de petróleo bruto, 45% das importações de GNL e 46% das importações de carvão, segundo dados da Eurostat. (...)
O Porto de Sines alcançou o seu melhor ano de sempre em 2021, respondendo assim à adversidade do contexto pandémico à escala global.
Em comunicado, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) salienta o “crescimento homólogo expressivo no conjunto de todos os segmentos de carga que, na carga contentorizada correspondeu a 13%, o que permitiu ultrapassar a barreira dos 1.8 milhões de TEU”.
O Porto de Sines integra o Top 15 dos maiores portos europeus de contentores, de acordo com a análise do especialista Theo Notteboom, da PortEconomics. A mesma publicação destaca que nos primeiros nove meses deste ano, o Porto de Sines cresceu em 22,5% no tráfego de contentores, classificando-se nos três primeiros lugares dos portos europeus que mais cresceram.
Nos passados dias 7 e 9 de Setembro, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), liderada por José Luís Cacho, recebeu duas comitivas: uma do Porto de Lobito e outra do Porto de Luanda, duas das principais infra-estruturas portuárias de Angola.
O Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) encerrou o ano de 2020 com um crescimento homólogo de 13%, com um total de 1.611.963 TEU movimentados, o que lhe permitiu subir sete posições no ranking internacional, voltando a integrar o Top 100 mundial na 98ª posição.
A Infraestruturas de Portugal (IP) e a Repsol assinaram ... um protocolo para a Reabilitação do Ramal da Petroquímica em Sines.
No mês de maio, o volume de carga movimentada no Ecossistema Portuário do Continente foi de 7,6 milhões de toneladas, o que corresponde a uma variação homóloga positiva de 36,4%. Este valor introduziu uma inflexão na evolução do volume acumulado de carga movimentada que, no período janeiro-maio de 2021, ascendeu a 36,18 milhões de toneladas, quase mais dois milhões do que no mesmo período de 2020, um acréscimo homólogo de 5,8%.
...José Luís Cacho, presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, revelou que a infra-estrutura vive uma período de viragem no que toca à captação de novos segmentos de carga e de negócio, adaptando-se aos novos paradigmas sustentáveis e preparando-se para um futuro de crescimento. O agro-negócio, minérios e a indústria automóvel são apostas centrais.
… o Ministro das Infra-estruturas e da Habitação realçou a importância das acessibilidades na maximização das capacidades operacionais e logísticas do Porto de Sines.
O volume de carga movimentada nos portos nacionais no mês de março de 2021 registou uma variação positiva homóloga de 0,1%, levando a que o primeiro trimestre tivesse encerrado com um recuo global de 1,9%, correspondente a 418,8 mil toneladas (mt), para um total de 21,4 milhões de toneladas.
No dia 18 de junho, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) organiza um webinar e conferência internacional para assinalar o Dia do Porto de Sines.
Junho arrancou com a inauguração do primeiro cabo de fibra óptica de alta velocidade entre Portugal e o Brasil e também entre a Europa e a América Latina. O evento, organizado pelo Ministério das Infra-estruturas, contou com a presença do chefe máximo do Executivo, António Costa. Para o Primeiro-Ministro, Sines tem agora «o maior data center do Sul da Europa e outros vêm a caminho».
O Corredor Internacional Sul é uma «obra estratégica para valorizar um dos maiores activos que o País tem, que é o Porto de Sines»
Ao abordar vectores estratégicos para a intensificação da conectividade do Porto de Sines (integrando elementos como o porto seco e as várias plataformas logísticas envolventes), José Luís Cacho explicou que a «estratégia em Sines passa pela perspectiva de parcerias com os parceiros naturais do porto, designadamente as empresas que operam na Logística e Transporte com o Porto de Sines, e de estratégias através área do digital, de integração desses processos com a logística portuária».
Representantes do complexo portuário, logístico e industrial de Sines participaram na conferência digital ‘Sines – Hub Europeu para o Agro-negócio Brasileiro’, que se realizou neste dia 12, num evento que reuniu mais de 100 representantes de cooperativas agrícolas, traders, associações sectoriais e exportadores brasileiros que actuam no sector agro-alimentar. Portugal e Brasil estão focados em construir uma sólida dinâmica no agro-negócio.