MSC ganha concessão do porto do Lobito
A MSC, através da Africa Global Logistics (AGL), ganhou a concessão do porto do Lobito, em Angola, por um período de 20 anos.
A MSC, através da Africa Global Logistics (AGL), ganhou a concessão do porto do Lobito, em Angola, por um período de 20 anos.
Consórcio da construtora portuguesa e da multinacional suíça apresentou plano de negócios ambicioso
Angola está a privatizar o porto do Lobito e o corredor ferroviário do Lobito com o objectivo de criar oportunidades de negócio. Espera-se que seja o impulso que o país precisa para abrir uma porta de entrada do Atlântico para as regiões ricas em minerais da RDC e da Zâmbia.
A concessão a concurso terá um prazo de 30 anos, podendo ir até ao prazo máximo de 50 anos, período durante o qual o concessionário vai assumir o transporte de grandes cargas, com maior predominância para minérios e combustíveis.
Já publicada a Edição nº 85 do MINTRANS News de 8 de Dezembro, com inúmeras noticias sobre o setor dos Transportes em Angola, nomeadamente a prorrogação até 21 de Janeiro de 2022 para o prazo de apuramento do Concurso Público Internacional para a Concessão do Corredor de Desenvolvimento do Lobito.
Nos passados dias 7 e 9 de Setembro, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), liderada por José Luís Cacho, recebeu duas comitivas: uma do Porto de Lobito e outra do Porto de Luanda, duas das principais infra-estruturas portuárias de Angola.
Continua a decorrer, até ao dia 16 de Agosto, a fase de candidaturas com vista ao Concurso Público Internacional para adjudicar a concessão do Terminal Polivalente de Contentores e de Carga Geral do Porto do Lobito, com um prazo de execução de 20 anos.
A Empresa Portuária do Lobito, na província de Benguela, lança concurso internacional para a concessão do serviço público de gestão e exploração do terminal polivalente de contentores e carga geral do Porto Comercial daquela região.