CE admite excepções na migração da bitola
A Comissão Europeia quer que os estados-membros façam a migração para a bitola UIC nas linhas que integram os corredores ferroviários da RTE-T, mas admite excepções, pelo menos temporárias.
A Comissão Europeia quer que os estados-membros façam a migração para a bitola UIC nas linhas que integram os corredores ferroviários da RTE-T, mas admite excepções, pelo menos temporárias.
A Comissão Europeia quer que Portugal e Espanha promovam a migração acelerada da bitola ibérica para a bitola UIC nas linhas da Rede Europeia de Transportes (RTE-T)
A Adif lançou um novo concurso para melhorar a tecnologia dos eixos telescópicos para vagões de mercadorias.
Como administrador da CP responsável pelos primeiros estudos de novas linhas de alta velocidade e bitola europeia, realizados há três décadas, (Lisboa – Porto, Lisboa – Badajoz e Porto – Valladolid), como membro do primeiro conselho de administração da RAVE e como fundador e, várias vezes presidente da Direção, da ADFER, sinto ser meu dever pronunciar-me sobre os novos eixos ferroviários que o País parece, finalmente, querer construir.
Como foi tornado público em alguns Órgãos de Comunicação Social um grupo Empresários, Professores Universitários e Técnicos portugueses, preocupados com a possibilidade da Comissão Europeia certificar como interoperáveis no âmbito da Rede Core da União Europeia, vias ferroviárias portuguesas, em bitola ibérica (...continuar a ler)
Indiferente à querela técnica e ideológica da bitola ferroviária, a espanhola Transfesa anunciou o reforço da aposta no transporte de viaturas, com a estreia de inovadores vagões porta-viaturas capazes de circular indistintamente tanto em bitola ibérica como na bitola europeia.
A aplicação da tecnologia de eixos varáveis aos vagões para transporte de mercadorias.