HUB Alverca-Portela - Uso do mouchão da Póvoa para pistas aeronáuticas

Este documento, da responsabilidade da equipa liderada pelo Eng. José Furtado (IST), é uma contribuição para a problemática do "novo" aeroporto de Lisboa em alternativa às soluções atualmente em análise.

As diversas alternativas, incluindo o HUB Alverca-Portela, foram tema de várias sessões técnicas promovidas pela ADFERSIT em Janeiro de 2020.


NOVO AEROPORTO DE LISBOA: contribuições para o debate

No sentido de contribuir para a divulgação e debate técnico sobre a problemática do novo Aeroporto de Lisboa, entendeu a ADFERSIT tornar públicos os estudos, projetos e outros documentos que têm vindo a ser apresentados acerca desta temática.

Nesse sentido, encontram disponíveis no nosso site vários documentos a que a ADFERSIT teve acesso e que podem ser consultados

Plano Ferrovia 2030

ADFERSIT considera prematuro qualquer juízo sobre este importante Plano de investimentos da Ferrovia, limitando-se a continuar a expressar preocupações sobre a eventual ausência de investimentos em projectos que consideramos prioritários, nomeadamente os que dizem respeito à integração de Portugal nas Redes Globais.

Aeroporto Complementar do Montijo

Não foram convincentes os argumentos apresentados em abono da solução Montijo, rejeitada pela maioria dos intervenientes no debate, bem como da grande maioria (80%) dos ouvintes que se manifestaram. A comparação, feita no debate, entre complementar o aeroporto da Portela no Montijo ou em Alcochete, revelou-se claramente favorável a Alcochete.

Testemunho histórico do Eng. Eduardo Zúquete sobre os transportes terrestres

Nota prévia do Eng. Arménio Matias
(Ex-Presidente da Direção da ADFERSIT)

Quando no início da década de 70 ingressei nos quadros da CP a Administração então presidida pelo Dr. Neto de Carvalho, ex-Ministro de Salazar, havia empreendido uma profunda transformação dos Caminhos de Ferro que abrangiam domínios tão diversos como a renovação integral das principais vias férreas, a organização do trabalho, o planeamento estratégico, a formação profissional e o aumento substancial dos quadros superiores.