Notas - MULTIMODALIDADE: PORTOS E LOGÍSTICA: Novas oportunidades?

Notas - MULTIMODALIDADE: PORTOS E LOGÍSTICA: Novas oportunidades?

A propósito da sessão organizada em conjunto pela ADFERSIT e pela APL no passado dia 4 de Abril, tinha alinhado algumas notas para enquadrar o debate. Como infelizmente não pude estar presente devido a razões familiares, entendi que talvez fosse útil dar público conhecimento dessa reflexão, sintetizada nas referidas notas.

Carta Aberta do Presidente e ex-Presidentes da ADFERSIT ao Senhor Primeiro Ministro

Carta Aberta do Presidente e ex-Presidentes da ADFERSIT ao Senhor Primeiro Ministro

Durante a visita de membros do governo e responsáveis da Infraestruturas de Portugal às obras da linha ferroviária Évora-Elvas no passado dia 21, à pergunta de V.ª sobre a eventual mudança de bitola ibérica para a bitola standard-UIC (“europeia”) - “No dia em que haja essa mudança em Espanha, e se possa fazer essa mudança aqui, desaparafusa daqui, aparafusa ali. É isto?” – foi-lhe respondido que era “isso mesmo”.


A tecnologia como driver da simplificação no acesso e utilização do transporte público

A tecnologia como driver da simplificação no acesso e utilização do transporte público

A transferência modal do transporte individual para o transporte público só é possível quando o sistema de transportes responder às diferentes necessidades das pessoas que precisam/querem deslocar-se. Estou muito consciente que esta é uma constatação que encerra várias dimensões. Mas há uma que importa evidenciar – a necessária simplificação no acesso e utilização.


TMOB-HUB - Transportation and Mobility Research HUB

TMOB-HUB - Transportation and Mobility Research HUB

A TMOB-HUB (Transportation and Mobility Research HUB) é uma nova plataforma nacional, direcionada para o setor dos transportes, desenvolvida originalmente ao nível da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, e que pretende a agregação das múltiplas valências, aptidões e competências de Professores e Investigadores, no âmbito da participação em vários Centros de Investigação, assim como em Institutos e Unidades de Interface da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

ADFERSIT: Prosseguir o Bom Trabalho por uma Associação Plural, Atenta e Interveniente!

ADFERSIT: Prosseguir o Bom Trabalho por uma Associação Plural, Atenta e Interveniente!

Mandam as boas regras democráticas que quem se candidata a um lugar eletivo torne público porque o faz, quais as suas intenções e como pensa desempenhar o cargo, se para tal merecer a confiança dos que sejam chamados a exercer o seu direito de voto.

Não podendo deixar de aceitar o honroso convite para me candidatar a presidente da ADFERSIT face à missão que os actuais corpos diretivos gostariam fosse prosseguida pela nossa associação – a qual merece o meu total acordo – cumpre-me explicitar o que julgo essencial para que a votação dos novos corpos gerentes se faça com pleno conhecimento de causa.  

Longa Vida ao Metropolitano de Lisboa

Longa Vida ao Metropolitano de Lisboa

...celebram-se 75 anos desde a constituição do Metropolitano de Lisboa e da concessão do estudo técnico e económico do início da sua rede. Ao longo destes três quartos de século, os investimentos nas infraestruturas de transportes, entre as quais o próprio metro, contribuíram para alterar profundamente a ocupação e usos do solo da cidade de Lisboa e da sua área metropolitana num horizonte temporal intergeracional

intervenção escrita do Dr. Manuel Moura

intervenção escrita do Dr. Manuel Moura

Por motivos imprevistos de última hora não foi possível contar com a presença do Dr. Manuel Cidade Moura como Orador na 5ª Sessão do XV Congresso Nacional da ADFERSIT, tendo, posteriormente, enviado à Comissão Organizadora a sua prevista intervenção.

A retrospetiva que é feita à “vida da RAVE” e a detalhada reflexão sobre o inconstante percurso da Alta Velocidade em Portugal, em particular no que diz respeito à Interoperabilidade, justificam, como forma de a tornar pública, a respetiva publicação associada ao Congresso.  (ler mais)

AS ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A REVITALIZAÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS EFECTUADO PELA CP

AS ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA A REVITALIZAÇÃO DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS EFECTUADO PELA CP

Com a publicação da Resolução do Conselho de Ministros nº 110/2019, de 27 de junho, foram definidas as orientações estratégicas para a revitalização do serviço de transportes ferroviário de passageiro efetuado pela CP, nomeadamente, a recuperação dos níveis de serviço do transporte ferroviário de passageiros em Portugal no curto prazo e, posteriormente, o desenvolvimento e sustentabilidade da empresa a médio e longo prazo.

O Porto de Sines e a Transição Energética

O Porto de Sines e a Transição Energética

O planeamento da transição energética do Porto de Sines surge numa altura em que a União Europeia toma consciência da perigosa dependência da importação de produtos petrolíferos da Rússia, responsável por 27% das importações de petróleo bruto, 45% das importações de GNL e 46% das importações de carvão, segundo dados da Eurostat. (...)

Transporte Ferroviário de Mercadorias - Uma inevitabilidade

Transporte Ferroviário de Mercadorias - Uma inevitabilidade

A liberalização do sector ocorrida, há sensivelmente 15 anos, foi um marco determinante e um ponto de viragem para uma realidade esgotada e sem futuro. A entrada no mercado do primeiro operador ferroviário privado, a Takargo, e posteriormente a privatização da CP Carga, vieram trazer uma nova dinâmica e uma competitividade saudável ao sector, emergindo novas soluções logísticas como a integração modal, o transporte em comboio bloco e principalmente a interoperabilidade da rede ibérica com o aparecimento em larga escala de soluções de transporte com origem e destino entre Portugal e Espanha.

Cooperar para Internacionalizar: O Papel do Design e das Associações

Cooperar para Internacionalizar: O Papel do Design e das Associações

O design no contexto da estratégia ferroviária
Uma estratégia para a ferrovia em Portugal deve também apresentar uma abordagem holística da mobilidade, conjugando-a com os outros sistemas de transporte, das grandes distâncias ao Last Mile, em inevitável articulação com as estratégias regionais para a Especialização Inteligente na área da mobilidade. (...)

EMEL: 2021 – Um balanço

EMEL: 2021 – Um balanço

A EMEL, que no passado era uma mera empresa de gestão de estacionamento, tem hoje um papel-chave na gestão da mobilidade da cidade de Lisboa e está focada em contribuir para uma cidade apelativa e confortável, com um espaço urbano seguro, onde tenhamos prazer em estar e conviver. (...)

A COP26 e os transportes - Objetivo 55 será o grande foco europeu

A COP26 e os transportes - Objetivo 55 será o grande foco europeu

As medidas adequadas no combate à crise climática exigiam uma resposta satisfatória em todos as frentes: mitigação, adaptação, financiamento e justiça climática. Em nenhuma delas a COP26 cumpriu inteiramente. Ficámos bem aquém de assegurar uma trajetória que garantisse um aquecimento não superior a 1,5°C em relação à era pré-industrial. A 26ª Cimeira do Clima não deu os contributos necessários. Contudo, se o texto final não agrada inteiramente a ninguém, não deixa de ser uma base para progressos futuros.

A mobilidade elétrica em Portugal – um contributo para a sustentabilidade

A mobilidade elétrica em Portugal – um contributo para a sustentabilidade

A descarbonização tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como um desígnio à escala global, para garantir a sustentabilidade do nosso planeta, a sobrevivência e o bem-estar das gerações futuras. Não causa, assim, espanto que gradualmente se tenham vindo a afirmar diferentes estratégias para reduzir o consumo de recursos naturais e as agressões ao meio ambiente geradas pela atividade humana.

O setor da Logística no pós-pandemia

O setor da Logística no pós-pandemia

Quando, no ano passado, a situação obrigava a que ficássemos em casa, e todos sentíamos medo desta situação sem paralelo, foi necessário para a LS manter centros de distribuição com milhares de operadores a funcionar, e milhares de camiões e motoristas na estrada a distribuir, correndo riscos em todos os momentos, mas sempre com o máximo cuidado quanto à saúde e segurança. 

O presente e o futuro da Rede Ferroviária Nacional com o PFN

O presente e o futuro da Rede Ferroviária Nacional com o PFN

Respondendo ao desafio lançado pela ADFERSIT em que nos foi pedido para enumerar as expetativas que têm os Transitários Portugueses com o PFN e como se posiciona a APAT enquanto associação nacional que que possui legitimidade para filiar e representar as empresas que se dedicam à atividade transitária, entendida esta como a planificação e organização das operações relativas ao transporte internacional de mercadorias, atividades logísticas complementares e sua distribuição, relativamente ao mesmo. 

A Segunda Vida da Linha da Beira Baixa

A Segunda Vida da Linha da Beira Baixa

No passado dia 4 de maio, o troço da Linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda foi oficialmente inaugurado.

Foi um momento de celebração, que assinalou a reabertura à circulação de passageiros e o início da segunda vida deste tão importante troço ferroviário. Mais do que a simples inauguração de uma infraestrutura, estamos perante um novo capítulo para a mobilidade nesta região. Um capítulo que se pode resumir em três palavras: oportunidade, conectividade e esperança

Portugal na Linha da Frente na Digitalização

Portugal na Linha da Frente na Digitalização

A transição digital é atualmente um dos pilares dos principais instrumentos de gestão europeus e nacionais.

É uma das seis prioridades da atual Comissão Europeia, no sentido desta transição criar benefícios tanto para as pessoas como para as empresas e contribuir simultaneamente para que a UE possa alcançar o seu objetivo de uma Europa com um impacto neutro no clima até 2050.