Madrid está a 30 anos de Lisboa na Alta Velocidade

Madrid está a 30 anos de Lisboa na Alta Velocidade

Há 30 anos, Espanha inaugurou os primeiros 471 quilómetros daquela que é hoje a maior rede de alta velocidade ferroviária na Europa. Mas a aposta no “comboio do futuro” levou ao fecho de partes da rede convencional. E deixou lições para Portugal, quando estamos a dias da inauguração do primeiro troço de alta velocidade na linha Madrid-Badajoz, que um dia terá ligação a Lisboa


Reabertura da Linha do Douro-Salamanca potenciaria competitividade internacional da ferrovia

Reabertura da Linha do Douro-Salamanca potenciaria competitividade internacional da ferrovia

Trata-se de «uma linha com um potencial bastante significativo e que seria um projecto interessante. Do pouco que sabemos, em termos de mercadorias, não tem volume suficiente para justificar o investimento. Com a política ibérica e europeia de retirar carga da rodovia para a ferrovia, com esta linha poderíamos potenciar bastante a competitividade da ferrovia para Espanha e sobretudo para as Astúrias», disse Carlos Vasconcelos.

Ferrmed considera que «investimentos no Corredor Mediterrâneo são insuficientes»

Ferrmed considera que «investimentos no Corredor Mediterrâneo são insuficientes»

A entidade ferroviária Ferrmed ​​considera que «os investimentos que estão a ser realizados no Corredor Mediterrâneo são insuficientes», deixando um alerta:«se não agirmos rapidamente, reconvertendo os planos previstos nas áreas de maior saturação – como em Barcelona e Valência – o colapso após a introdução da bitola internacional nas linhas actuais será uma realidade num período de dois a quatro anos».

Maior conectividade interna: COSCO vai duplicar a capacidade do terminal ferroviário de Saragoça

Maior conectividade interna: COSCO vai duplicar a capacidade do terminal ferroviário de Saragoça

A chinesa COSCO revelou que continua a encarar com prioridade a estratégia de aprofundamento das actividades de logística no interior de Espanha, a fim de adensar a conectividade dos seus terminais portuários com o resto da Península Ibérica. No epicentro do plano da COSCO está o terminal ferroviário de Saragoça.


Primeiro-Ministro destacou investimento nas ligações de Sines a Espanha e de Leixões à Galiza

Primeiro-Ministro destacou investimento nas ligações de Sines a Espanha e de Leixões à Galiza

No passado dia 15 de Julho, António Costa elogiou os investimentos previstos para a ferrovia nacional, considerando as obras de modernização da Linha do Douro, inauguradas nesse mesmo dia, «uma das peças importantes do grande programa ferrovia 2020». O Primeiro-Ministro enalteceu também a aposta nas conexões do Porto de Sines a Espanha e do Porto de Leixões à Galiza.

Wtransnet: exportação de cargas rodoviárias de Espanha e Portugal disparou no início de 2019

Wtransnet: exportação de cargas rodoviárias de Espanha e Portugal disparou no início de 2019

As exportações espanholas vivem um grande momento que se reflecte fortemente nos volumes de carga que saem do país por via rodoviária. Nesse sentido, as cargas de exportação com origem da Península Ibérica e destinadas ao resto da Europa, dispararam 84% nos primeiros quatro meses de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Em sentido contrário, os movimentos de importação desceram 2,21% entre Janeiro e Abril.

Sacyr construirá parte da linha ferroviária que ligará portos de Sines, Setúbal e Lisboa a Espanha

Sacyr construirá parte da linha ferroviária que ligará portos de Sines, Setúbal e Lisboa a Espanha

O Grupo Sacyr Somague terá papel essencial na conectividade dos portos portugueses a Espanha: a adjudicação do troço ferroviário Alandroal-Linha do Leste, por banda da IP, deu à empresa a responsabilidade de edificará a ligação dos portos de Sines, Lisboa e Setúbal a Espanha. Este troço (que terá uma extensão de 40 quilómetros) integrará o traçado do Corredor Internacional Sul.