ESPANHA: Corredor Mediterrâneo versus Corredor Central

ESPANHA: Corredor Mediterrâneo versus Corredor Central

O recente artigo do periódico espanhol “La Vanguardia” – ver aqui – remete-nos para a inexplicável inércia de Portugal na defesa do Corredor Atlântico.

Com a recente expansão do Canal do Panamá, que permitirá potenciar a importância estratégica dos Portos da fachada Atlântica (Sines, Lisboa, Aveiro e Leixões), o epicentro logístico da União Europeia será coagido a mudar do Norte da Europa para Sul rumo à Península Ibérica.

Enquanto Madrid se empenha em fazer da plataforma logística de Barajas/Coslada (>1 milhão de m2) o maior complexo logístico multimodal do Sul da Europa e a procurar reativar o projeto do Corredor Ferroviário Central, ligando os nós de Algeciras / Madrid / Saragoça com o ramo de Sines / Badajoz / Madrid, Portugal mantém-se indiferente aos sucessivas atrasos na concretização do Corredor Atlântico.

Ao inegável dinamismo das diversas Comunidades de Espanha, reivindicando assegurar o serviço do modo ferroviário para servir o transporte de mercadorias e passageiros, somos confrontados com a passividade, e mesmo inevitabilidade, do conformismo português.


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