Aeroporto de Lisboa. Pessoas de bem, perguntas de mal.

Aeroporto de Lisboa. Pessoas de bem, perguntas de mal.

É extraordinário como a discussão sobre o aeroporto de Lisboa consegue ser sistematicamente retomada, quase sempre pelos mesmos protagonistas, sem que se chegue a alguma conclusão e, pior ainda, enviesando sempre o que deveria ser a correta perceção do problema. Será que é isso mesmo que se pretende, agitar apenas para criar entropia, distrair de outros assuntos mais graves ou criar impactes que nada têm a ver com o transporte aéreo?

ANAC indefere pedido de apreciação prévia de viabilidade da construção do Aeroporto Complementar no Montijo e Governo avança com processo de Avaliação Ambiental Estratégica

ANAC indefere pedido de apreciação prévia de viabilidade da construção do Aeroporto Complementar no Montijo e Governo avança com processo de Avaliação Ambiental Estratégica

Embora fosse já conhecida a posição de dois dos municípios da margem sul - Moita e Seixal - não deixou de ser inesperado o comunicado da ANC - Autoridade Nacional da Aviação Civil, informando do indeferimento “liminar” do pedido da ANA - Aeroportos de Portugal de apreciação prévia de viabilidade da construção do aeroporto complementar do Montijo devido à posição desfavorável das duas autarquias.

NOVO AEROPORTO DE LISBOA: contribuições para o debate

NOVO AEROPORTO DE LISBOA: contribuições para o debate

No sentido de contribuir para a divulgação e debate técnico sobre a problemática do novo Aeroporto de Lisboa, entendeu a ADFERSIT tornar públicos os estudos, projetos e outros documentos que têm vindo a ser apresentados acerca desta temática.
Nesse sentido, encontram disponíveis no nosso site vários documentos a que a ADFERSIT teve acesso e que podem ser consultados

Governo vai exigir à ANA que projecto do aeroporto do Montijo inclua oleoduto

Governo vai exigir à ANA que projecto do aeroporto do Montijo inclua oleoduto

A paralisação dos motoristas de matérias perigosas – afectos ao sindicato SNMMP – que se iniciou a 15 de Abril (e terminou na madrugada de 18) levantou várias preocupações a nível nacional: Portugal entrou rapidamente em pré-crise energética e a situação prometia ser mais gravosa, não fosse o facto de a greve (decretada por tempo indeterminado) ter sido mais curta que o esperado. O aeroporto de Lisboa foi um dos mais afectados (ver mais).

PORTELA + MONTIJO: UMA SOLUÇÃO SEM FUTURO QUE NÃO SERVE O PAÍS E PENALIZA AS PESSOAS

PORTELA + MONTIJO: UMA SOLUÇÃO SEM FUTURO QUE NÃO SERVE O PAÍS E PENALIZA AS PESSOAS

Este documento sintetiza posições expressas em vários documentos e iniciativas que têm sido desenvolvidas pela “Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não!” corporizadas em tomadas de posição defendidas na AR e em sessões públicas e por diversos membros que a integram, materializadas estas em conferências e diversas apresentações públicas, em textos publicados em diversos órgãos de comunicação social e em boletins de associações e em documentos enviados ao Governo, Grupos Parlamentares da Assembleia da República e a Presidentes de Câmaras Municipais e a instituições com responsabilidade na regulação e gestão aeroportuária.

Novo aeroporto no Montijo poderá ser uma «solução esgotada entre 2030 e 2035»

Novo aeroporto no Montijo poderá ser uma «solução esgotada entre 2030 e 2035»

Em um artigo técnico publicado na última edição do Boletim da Associação da Força Aérea Portuguesa, os autores Carlos Matias Ramos, Carlos Brás, Jaime Valadares e João Ivo da Silva indicam que a nova solução complementar do Montijo terá uma limitada longevidade: entre 2030 e 2035, defende o artigo, a capacidade aeroportuária da configuração ‘Portela+Montijo’ esgotar-se-á.