Mensagem do Presidente do XVI Congresso Nacional
A ADFERSIT vai realizar o seu XVI Congresso Nacional subordinado ao tema “INTEGRAÇÃO GLOBAL DE PORTUGAL – Que Projetos Estratégicos?”.
Leia a mensagem do Presidente do Congresso Dr. Emílio Rui Vilar.
A ADFERSIT vai realizar o seu XVI Congresso Nacional subordinado ao tema “INTEGRAÇÃO GLOBAL DE PORTUGAL – Que Projetos Estratégicos?”.
Leia a mensagem do Presidente do Congresso Dr. Emílio Rui Vilar.
O consórcio da Mota-Engil será o virtual vencedor do concurso para o primeiro troço da linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, a confirmar-se o afastamento do outro concorrente, liderado pela espanhola Sacyr.
Numa altura relevante para a Mobilidade e Transportes em Angola, enquanto inegável contributo para o seu Desenvolvimento Económico e Social e em que o Ministério dos Transportes vem conferindo particular atenção ao modo ferroviário, a Direcção da ADFERSIT congratula-se e felicita a ATECFA pela oficialização agora obtida.
FERNAVE autorizada pela ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) a exercer atividade de Entidade Formadora no Ramo Ferroviário em todo o território angolano.
O traçado da nova linha AV Lisboa – Porto – Braga que foi definido pela IP considera a aproximação e amarração a Lisboa num novo terminal a construir no lado poente da estação do Oriente.
Esta aproximação não será feita em infraestrutura nova e dedicada, mas através da atual infraestrutura da linha do Norte no troço Carregado – Lisboa onde passarão também a circular os comboios de AV em justaposição com os tráfegos convencionais existentes da Linha do Norte, isto é, com os serviços suburbanos, regionais, de longo curso e também de mercadorias.
A ADFERSIT vai realizar nos dias 7 e 8 de Novembro de 2024, no Grande Auditório do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o seu XVI Congresso Nacional subordinado ao tema “INTEGRAÇÃO GLOBAL DE PORTUGAL – Que Projetos Estratégicos?”.
O Congresso será presidido pelo Dr. Emílio Rui Vilar.
Mais desenvolvimentos em breve.
A ADFERSIT realizou no dia 20 de Junho de 2024 a sessão “Interoperabilidade Ferroviária: as orientações do ERTMS e a situação portuguesa”.
Agradecemos a todos os participanetes.
A Direção da ADFERSIT e restantes Órgãos Sociais manifestam o seu pesar ao Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, EPE, pelo falecimento do seu Presidente, Eng. Vítor Domingues dos Santos.
O novo Governo decidiu seguir as recomendações da CTI quanto à localização do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Alcochete (CTA).
Todavia, na mesma decisão, o Governo aprovou a concretização de uma nova travessia do Tejo no alinhamento Chelas/Barreiro e manteve a opção do governo anterior quanto aos traçados das linhas de AVF entre o Porto e Lisboa e entre Lisboa e Madrid, o que nos parece merecer reflexão, atendendo a que, tanto uma como os outros, foram definidos quando o governo da época propunha a localização do NAL no espaço ocupado pela Base Aérea da Ota.
Realizou nos dias 6 e 7 de Junho, no Lobito, o 15º Conselho Consultivo do Ministério dos Transportes de Angola sob o tema central “Consolidar as reformas do sector e potenciar Angola para um hub regional de Transportes e Logística”
A ADFERSIT realizou no dia 23 de Maio de 2024 a sessão “Ordenamento do Território e Interoperabilidade Ferroviária nas Áreas Metropolitanas” , pelas 18h00, na sede da Associação em Picoas.
ADFERSIT pronuncia-se sobre o novo aeroporto para a região de Lisboa e articulação com a rede ferroviária de alta velocidade
O Estado converteu em capital grande parte da dívida da Metro do Porto e, com isso, passou a deter 99,9% do capital social da empresa.
Parlamento Europeu aprovou, por larga maioria, a proposta da revisão das diretrizes para a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T)
Pela relevância deste novo Regulamento nas políticas comunitárias de mobilidade e nos planos de modernização e de investimentos das infraestruturas ferroviárias, agora aprovado pelo Parlamento Europeu, a ADFERSIT entende que merece ser assinalado e divulgado.
O ISG |Business & Economics School impõe-se desde 1978 como uma escola de referência no contexto do ensino da gestão em Portugal. De entre as escolas de gestão, o projeto ISG | Business & Economics School, destaca-se pelo carácter inovador da sua formação multidisciplinar, adaptada às reais necessidades do mercado de trabalho. No ISG | Business & Economics School os alunos têm acesso a uma oferta educativa diversificada nos diversos graus de ensino superior na área das Ciências Económicas e Empresariais.
A Infraestruturas de Portugal (IP) informa que já foi lançado o concurso público para empreitada de Modernização da Linha do Sul, entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado. Com um preço base de 17,5 milhões de euros, esta intervenção visa eliminar os constrangimentos de exploração ferroviária existentes na estação de Praias-Sado, assim como em diversos ramais e infraestruturas ferroviárias do Porto de Setúbal, melhorando as condições de exploração do sistema ferroviário.
Publica-se o extrato do Programa do Governo relativo à área da Mobilidade, Infraestruturas e Comunicações
A ADFERSIT realizou no dia 4 de Abril de 2024 na Gare Marítima de Alcântara a sessão “Multimodalidade: Portos e Logística. Novas Oportunidades?”
Nesta sessão cada orador teve a oportunidade de fazer uma apresentação: Carlos Rodrigues (MEDWAY), Álvaro Fonseca (CAPTRAIN), Andreia Antunes (LUÍS SIMÕES), Carlos Maio Correia (APL e APSS), Jorge d'Almeida (CPLS). Havendo lugar no final a uma mesa-redonda moderada por Tomaz Leiria Pinto.
Se não conseguiu assistir veja aqui a gravação e as apresentações de cada interveniente.
Para a União Europeia ser neutra em carbono até 2050, o transporte ferroviário será uma das principais ferramentas. Construção de novas linhas terá de ter menos emissões e Bruxelas insiste na mudança da bitola, apesar de já haver outras opções
A propósito da sessão organizada em conjunto pela ADFERSIT e pela APL no passado dia 4 de Abril, tinha alinhado algumas notas para enquadrar o debate. Como infelizmente não pude estar presente devido a razões familiares, entendi que talvez fosse útil dar público conhecimento dessa reflexão, sintetizada nas referidas notas.