A nova linha AV Lisboa-Porto, o “Espaço Canal” do Carregado e o Novo Aeroporto de Lisboa

A nova linha AV Lisboa-Porto, o “Espaço Canal” do Carregado e o Novo Aeroporto de Lisboa

O traçado da nova linha AV Lisboa – Porto – Braga que foi definido pela IP considera a aproximação e amarração a Lisboa num novo terminal a construir no lado poente da estação do Oriente. 

Esta aproximação não será feita em infraestrutura nova e dedicada, mas através da atual infraestrutura da linha do Norte no troço Carregado – Lisboa onde passarão também a circular os comboios de AV em justaposição com os tráfegos convencionais existentes da Linha do Norte, isto é, com os serviços suburbanos, regionais, de longo curso e também de mercadorias. 

XVI Congresso Nacional

XVI Congresso Nacional

A ADFERSIT vai realizar nos dias 7 e 8 de Novembro de 2024, no Grande Auditório do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o seu XVI Congresso Nacional subordinado ao tema “INTEGRAÇÃO GLOBAL DE PORTUGAL – Que Projetos Estratégicos?”.

O Congresso será presidido pelo Dr. Emílio Rui Vilar.

Mais desenvolvimentos em breve.

NOTA DE PESAR

NOTA DE PESAR

A Direção da ADFERSIT e restantes Órgãos Sociais manifestam o seu pesar ao Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, EPE, pelo falecimento do seu Presidente, Eng. Vítor Domingues dos Santos. 

O Novo Aeroporto de Lisboa, O Sistema Integrado de Transportes e as Questões em Aberto

O Novo Aeroporto de Lisboa, O Sistema Integrado de Transportes e as Questões em Aberto

O novo Governo decidiu seguir as recomendações da CTI quanto à localização do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Alcochete (CTA).

Todavia, na mesma decisão, o Governo aprovou a concretização de uma nova travessia do Tejo no alinhamento Chelas/Barreiro e manteve a opção do governo anterior quanto aos traçados das linhas de AVF entre o Porto e Lisboa e entre Lisboa e Madrid, o que nos parece merecer reflexão, atendendo a que, tanto uma como os outros, foram definidos quando o governo da época propunha a localização do NAL no espaço ocupado pela Base Aérea da Ota.

Um Marco decisivo na Aceleração da Rede Europeia de Transportes (RTE-T)

Um Marco decisivo na Aceleração da Rede Europeia de Transportes (RTE-T)

Parlamento Europeu aprovou, por larga maioria, a proposta da revisão das diretrizes para a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T)
Pela relevância deste novo Regulamento nas políticas comunitárias de mobilidade e nos planos de modernização e de investimentos das infraestruturas ferroviárias, agora aprovado pelo Parlamento Europeu, a ADFERSIT entende que merece ser assinalado e divulgado.

Instituto Superior de Gestão Oferta Formativa 2024/2025 | Formação Avançada

Instituto Superior de Gestão Oferta Formativa 2024/2025 | Formação Avançada

O ISG |Business & Economics School impõe-se desde 1978 como uma escola de referência no contexto do ensino da gestão em Portugal. De entre as escolas de gestão, o projeto ISG | Business & Economics School, destaca-se pelo carácter inovador da sua formação multidisciplinar, adaptada às reais necessidades do mercado de trabalho. No ISG | Business & Economics School os alunos têm acesso a uma oferta educativa diversificada nos diversos graus de ensino superior na área das Ciências Económicas e Empresariais.

Modernização da Linha do Sul entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado
Imagem: IP - Infraestruturas da Portugal

Modernização da Linha do Sul entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado

A Infraestruturas de Portugal (IP) informa que já foi lançado o concurso público para empreitada de Modernização da Linha do Sul, entre o Porto de Setúbal e Praias do Sado. Com um preço base de 17,5 milhões de euros, esta intervenção visa eliminar os constrangimentos de exploração ferroviária existentes na estação de Praias-Sado, assim como em diversos ramais e infraestruturas ferroviárias do Porto de Setúbal, melhorando as condições de exploração do sistema ferroviário.


ADFERSIT TALKS :: Multimodalidade: Portos e Logística. Novas Oportunidades?

ADFERSIT TALKS :: Multimodalidade: Portos e Logística. Novas Oportunidades?

A ADFERSIT realizou no dia 4 de Abril de 2024  na Gare Marítima de Alcântara a sessão “Multimodalidade: Portos e Logística. Novas Oportunidades?” 

Nesta sessão cada orador teve a oportunidade de fazer uma apresentação: Carlos Rodrigues (MEDWAY), Álvaro Fonseca (CAPTRAIN), Andreia Antunes (LUÍS SIMÕES), Carlos Maio Correia (APL e APSS), Jorge d'Almeida (CPLS). Havendo lugar no final a uma mesa-redonda moderada por Tomaz Leiria Pinto.

Se não conseguiu assistir veja aqui a gravação e as apresentações de cada interveniente.   

Notas - MULTIMODALIDADE: PORTOS E LOGÍSTICA: Novas oportunidades?

Notas - MULTIMODALIDADE: PORTOS E LOGÍSTICA: Novas oportunidades?

A propósito da sessão organizada em conjunto pela ADFERSIT e pela APL no passado dia 4 de Abril, tinha alinhado algumas notas para enquadrar o debate. Como infelizmente não pude estar presente devido a razões familiares, entendi que talvez fosse útil dar público conhecimento dessa reflexão, sintetizada nas referidas notas.