UMA AVALIAÇÃO DOS INVESTIMENTOS DO PNI 2030 – FERROVIA

UMA AVALIAÇÃO DOS INVESTIMENTOS DO PNI 2030 – FERROVIA

A análise e avaliação dos programas dos investimentos ferroviários propostos no PNI 2030 foi realizada no âmbito do apoio de consultoria prestado ao Conselho Superior de Obras publicas (CSOP) e teve como principal objectivo clarificar e densificar a identificação e caracterização dos investimentos a realizar na rede ferroviária nacional (RFN) e aferir da sua consistência, robustez e impacto na economia, na mobilidade, no ambiente e na coesão territorial.

Umweltbundesamt divulga estudo: frete ferroviário é 6 vezes mais «limpo» que o rodoviário

Umweltbundesamt divulga estudo: frete ferroviário é 6 vezes mais «limpo» que o rodoviário

De acordo com um recente estudo divulgado pelo Umweltbundesamt – o departamento ambiental do governo alemão – cada comboio emitiu, em média, cerca de 18 gramas de dióxido de carbono por tonelada-quilómetro* durante o decorrer do ano de 2018. Em comparação com o camião, estes números voltam a corroborar a importância de uma aposta sustentável nas potencialidades da ferrovia e da intermodalidade, vinca o organismo.

ECOMM - Conferência Europeia sobre Gestão da Mobilidade. 3 a 5 de Junho de 2020 em Cascais. Prolongado até 10 de Janeiro o prazo para submissão de Propostas de Apresentação.

ECOMM - Conferência Europeia sobre Gestão da Mobilidade. 3 a 5 de Junho de 2020 em Cascais. Prolongado até 10 de Janeiro o prazo para submissão de Propostas de Apresentação.

De 3 a 5 de Junho do próximo ano vai-se realizar, pela primeira vez em Portugal, uma das mais antigas e prestigiadas conferências europeias sobre Gestão da Mobilidade, a ECOMM - European Conference on Mobility Management.
A ECOMM 2020 vai realizar-se no Centro de Congressos de Cascais e espera contar com a participação de mais de 350 congressistas de toda a europa e outras regiões do mundo.
Neste momento está aberta, até ao dia 10 de Janeiro, a call for presentations, para todos os que pretendam apresentar uma comunicação na conferência. 

A 23ª conferência ECOMM sob o tema “New Mobility… New realities for People and Cities … OUTRA VEZ! é uma organização da Câmara Municipal de Cascais.
Ambicionamos ter uma forte participação portuguesa para fomentar o debate de novas soluções de mobilidade a nível europeu, pelo que incentivamos a todos os se interessam por esta temática a participarem.

PORTUGAL e o desafio da MOBILIDADE

PORTUGAL e o desafio da MOBILIDADE

COMUNICADO

Muito se fala em mobilidade, mas este indispensável fator de desenvolvimento do País continua a ter como foco principal as grandes cidades, deixando o restante território marginalizado desta vontade.
Se atualmente é já recorrente falar da mobilidade nas grandes cidades, estender esta ambição a todo o território, desenhando um modelo de integração de todos os modos de transporte para pessoas e bens, é um desafio tão necessário quanto ambicioso que não pode desvanecer-se, esfumando-se a dinâmica que, apesar de tudo, é facilmente encontrada nas cidades. Trata-se, pois, de um objetivo, crescentemente importante, premente e, sobretudo, apelativo, nomeadamente para quem necessita diariamente de se deslocar, e que deve mobilizar os poderes públicos e populações.

Novo serviço ferroviário de contentores liga China à Polónia com passagem no Porto de Gdansk

Novo serviço ferroviário de contentores liga China à Polónia com passagem no Porto de Gdansk

Um novo serviço ferroviário directo de mercadorias foi lançado entre a China e a Polónia, conectando o porto seco de Xi’an ao hub intermodal polaco Euroterminal Sławków. O novo serviço ferroviário de transporte de carga contentorizada também fornece uma conexão com o porto polaco de Gdańsk e, devido a este novo elo, passa a poder ser usado para entregar mercadorias, da China até à Escandinávia.

Metropolitano de Lisboa: e depois dos 60 anos?

Metropolitano de Lisboa: e depois dos 60 anos?

A abertura da Operação do Metropolitano em 1959 foi difícil. Difícil pelos interesses cruzados, quiçá opostos, pelo atraso nas decisões dos traçados iniciais, na definição necessariamente financeira, mas acima de tudo política.
Começou tarde, mais tarde 40 anos que os nossos vizinhos de Madrid, mais tarde 100 anos que Londres.
Mas nasceu e começou o seu labor, primeiro de projeto, depois de construção, depois ainda de continuação de projetos e sucessivas expansões.