Um ano de atividade da Concessão do Corredor de Desenvolvimento de Lobito ao Consórcio Internacional LAR (Lobito Atlantic Railway)

Um ano de atividade da Concessão do Corredor de Desenvolvimento de Lobito ao Consórcio Internacional LAR (Lobito Atlantic Railway)

Elucidativos números após um ano de actividade da LAR, revelados pelo Engº Francisco Franca (CEO), no decorrer da recente viagem Huambo/Benguela com uma delegação de Embaixadores da União Europeia:

  • Ciclo de carga Luau/Lobito/Luau – baixou de 20 para 7 dias
  • Velocidade média dos comboios de mercadorias – aumentou de 130 km/dia para 371 km/dia
  • Restrições de velocidade – baixaram de 700 km de via para apenas 180 km

Noticia que merece ser lida na integra para melhor se compreenderem as mudanças em curso, introduzidas pela Concessão do Corredor de Desenvolvimento do Lobito ao Consórcio Internacional LAR (Lobito Atlantic Railway), formado pelas empresas MOTA ENGIL, VECTURIS e TRAFIGURA.


Conferência "Combate à Pobreza da Mobilidade" organizada pela AMT

Conferência "Combate à Pobreza da Mobilidade" organizada pela AMT

A AMT - Autoridade da Mobilidade e dos Transportes tem o prazer de a/o convidar para a Conferência "Combate à Pobreza da Mobilidade", que se realizará no dia 8 de abril de 2025, no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, evento inserido no âmbito do Ciclo de Conferências de Celebração dos 10 anos da AMT.

Concessão dos Terminais de Passageiros e Carga do Porto de Cabinda e do Porto do Soyo

Concessão dos Terminais de Passageiros e Carga do Porto de Cabinda e do Porto do Soyo

A EMPRESA PORTUÁRIA DE CABINDA, E.P. e a EMPRESA PORTUÁRIA DO SOYO, E.P. tornaram público a abertura do Concurso Público para celebração do Contrato de Concesão para Exploração dos Serviços Portuários nos Terminais Marítimo de Passageiros e Carga do Porto de Cabinda e do Terminal Fluvial de Passageiros e Carga do Porto do Soyo.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – 19 de Março/18h00

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA – 19 de Março/18h00

Conforme convocatória já remetida a todos os Associados, realiza-se no dia 19 de Março, pelas 18h00, na Sede da ADFERSIT, a Assembleia Geral Ordinária para apreciação e votação do Relatório e Contas da Direção e do Parecer do Conselho Fiscal relativos ao exercício de 2024 e eleição dos Órgãos Sociais para o biénio 2025 – 2026.

(saiba mais aqui)

De shippers a shapers

De shippers a shapers

O Cargo Freight Portugal Summit 2025 é uma plataforma para mostrar e debater como é que os shippers (remetentes e proprietários de carga) podem e estão a assumir um papel estratégico na modelação das cadeias globais, além de promoverem inovação, resiliência e competitividade.

Num mundo cada vez mais interligado e dinâmico, as cadeias globais de transporte enfrentam desafios sem precedentes.

Nota da Direção :: Nos Transportes de Angola avançam as Concessões em Parcerias Público Privadas

Nota da Direção :: Nos Transportes de Angola avançam as Concessões em Parcerias Público Privadas

ANGOLA, possuindo um enorme potencial para ligar as sub-regiões Centro, Leste e Sul do continente africano e influenciar as atuais dinâmicas comerciais da região com a Ásia, América e Europa, iniciou um decisivo processo de terciarização dos serviços por via de parcerias público-privadas, como forma de melhorar a gestão das Empresas Públicas em diversas áreas do Ministério dos Transportes

Relatório de Monitorização da Execução dos Investimentos na Infraestrutura Ferroviária

Relatório de Monitorização da Execução dos Investimentos na Infraestrutura Ferroviária

A execução dos investimentos na rede ferroviária nacional é essencial para a garantia e melhoria do desempenho e da gestão da infraestrutura, com impactos nos atuais serviços ferroviários de passageiros e mercadorias, bem como no necessário aumento e otimização da capacidade da rede para novos serviços ferroviários, que possam beneficiar os cidadãos e as empresas, promovendo o crescimento económico, o acesso livre e não discriminatório à infraestrutura e a coesão económica, ambiental, social e territorial.

IP encomenda estudo para justificar a bitola ibérica na Alta Velocidade

IP encomenda estudo para justificar a bitola ibérica na Alta Velocidade

A IP encomendou um estudo para demonstrar à Comissão Europeia as vantagens de construir a linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa em bitola ibérica.

NOTA DA ADFERSIT: Relativamente a este tema, a ADFERSIT já solicitou à IP – Infraestruturas de Portugal, com conhecimento ao Senhor Ministro das Infraestruturas e Habitação, os esclarecimentos que clarifiquem os termos do procedimento em apreço (“análise custo-benefício e socioeconómica e estudo de interoperabilidade”).

Boas Festas  ✨

Boas Festas ✨

A ADFERSIT deseja aos seus Associados e, em geral, à comunidade da mobilidade e transportes um Feliz Natal e Um Ótimo Novo Ano