"Corredor do Lobito" em movimento

"Corredor do Lobito" em movimento

No âmbito da realização da MINING INDABA - encontro anual que reúne na África do Sul os protagonistas da indústria mineira mundial - a LAR (LOBITO ATLANTIC RAILWAY) anunciou os seus primeiros clientes, nomeadamente o acordo celebrado entre o JAPÃO e a empresa congolesa GECAMINES.

Igualmente, de relevar o acordo já tornado publico com as empresas IVANHOE MINES e a ZINJIN MINING, relativamente ao transporte de minérios a partir da República Democrática do Congo (mina de cobre de Kamoa-KaKula), bem como a recente visita ao Porto do Lobito de uma delegação do Porto Abu Dhabi dos Emiratos Árabes Unidos, demonstrativo do seu interesse na área operacional envolvendo o Corredor do Lobito.


All-American Rail Group vai ligar ferrovia de Luanda à República Democrática do Congo

All-American Rail Group vai ligar ferrovia de Luanda à República Democrática do Congo

O All-American Rail Group (AARG) assinou, em Luanda, um Memorando de Entendimento (MOU) com o Ministério dos Transportes para apoiar a integração do plano de expansão ferroviária do Norte do país. Este projecto, avaliado em 4,5 mil milhões de dólares, visa ligar a ferrovia de Luanda à República Democrática do Congo.

Entrevista Ministro dos Transportes de Angola - Ricardo Viegas de Abreu.  O potencial do Corredor do Lobito é transportar 5 milhões de Tonelada de carga/ano.

Entrevista Ministro dos Transportes de Angola - Ricardo Viegas de Abreu. O potencial do Corredor do Lobito é transportar 5 milhões de Tonelada de carga/ano.

O novo Aeroporto Internacional do Lobito (NAIL) vai ser inaugurado daqui a três semanas e, com o desenvolvimento do Corredor do Lobito, dinamizado com investimento americano, coloca o setor dos transportes numa posição de destaque na economia angolana.

Mensagem do Ministro João Galamba

Mensagem do Ministro João Galamba

A realização do 2º Ciclo das Conferências Técnicas Ferroviárias de Angola, organizada pela ATECFA – Associação dos Técnicos Ferroviários de Angola, enquanto Ministro das Infraestruturas, atesta o sucesso da primeira edição, realizada no ano passado. Tendo, enquanto Ministro das Infraestruturas, a tutela do sector Ferroviário em Portugal, queria deixar-vos uma curta mensagem de saudação a este evento (...)

Reiterado projeto de conexão das linhas férreas de Angola

Reiterado projeto de conexão das linhas férreas de Angola

O secretário de Estado dos Transportes Terrestres, Jorge Beugui, anunciou a extensão dos Caminhos-de-Ferro de Luanda a Saurimo (Lunda-Sul). O projeto prevê, também, a ligação do Luena (Moxico) a Saurimo, concretizando-se, assim, a interconexão das linhas férreas de Benguela e de Luanda, dando-se o primeiro passo para a ligação das três linhas ferroviárias do país.

Jorge Bengui falava na abertura do I Ciclo de Conferências Técnicas Ferroviárias da ATECFA.

Nesta sessão foi também assinado, entre a ATECFA e a ADFERSIT, um memorando de cooperação visando a formação de quadros angolanos do setor ferroviário.

"MINTRANS NEWS - A Província de Luanda conta com novos serviços de transporte ferroviário de passageiros"

"MINTRANS NEWS - A Província de Luanda conta com novos serviços de transporte ferroviário de passageiros"

Publicamos a última edição do MINTRANS NEWS - fórum Informativo do Ministério dos Transportes de Angola - em que se dá conta dos últimos desenvolvimentos no setor dos transportes naquele país, com especial destaque para os novos serviços de transporte ferroviário de passageiros na Província de Luanda, para a atribuição da concessão do Corredor do Lobito ao consórcio Trafigura Group Pte Ltd, Vecturis, SA e MotaEngil - Engenharia e Construção África, SA e para a ligação Luanda - Cabinda por via marítima.