Angola lança concessão do Corredor de Moçâmedes
Angola vai avançar com a concessão da gestão, exploração e manutenção do Corredor Ferroviário de Moçâmedes.
Angola vai avançar com a concessão da gestão, exploração e manutenção do Corredor Ferroviário de Moçâmedes.
Por via da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, formalizada 12 anos depois do início de conversações, os três países poderão transportar mercadorias diversas a preços competitivos através do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela e Porto do Lobito, através do Corredor do Lobito.
Foi assinado no dia 4 de Novembro o contrato de concessão do Corredor de Desenvolvimento do Lobito, iniciando-se assim um novo ciclo de vida no lendário Caminho de Ferro de Benguela, onde a empresa portuguesa MOTA ENGIL assumirá uma importante participação.
O secretário de Estado dos Transportes Terrestres, Jorge Beugui, anunciou a extensão dos Caminhos-de-Ferro de Luanda a Saurimo (Lunda-Sul). O projeto prevê, também, a ligação do Luena (Moxico) a Saurimo, concretizando-se, assim, a interconexão das linhas férreas de Benguela e de Luanda, dando-se o primeiro passo para a ligação das três linhas ferroviárias do país.
Jorge Bengui falava na abertura do I Ciclo de Conferências Técnicas Ferroviárias da ATECFA.
Nesta sessão foi também assinado, entre a ATECFA e a ADFERSIT, um memorando de cooperação visando a formação de quadros angolanos do setor ferroviário.
Conforme foi oportunamente noticiado teve lugar, no passado dia 25 de Outubro no Clube Ferroviário em Luanda, o 1º Ciclo das Conferências Técnicas Ferroviárias promovido pela ATECFA – Associação dos Técnicos Ferroviários de Angola que contou com o apoio da ADFERSIT
Publicamos a última edição do MINTRANS NEWS - fórum Informativo do Ministério dos Transportes de Angola - em que se dá conta dos últimos desenvolvimentos no setor dos transportes naquele país, com especial destaque para os novos serviços de transporte ferroviário de passageiros na Província de Luanda, para a atribuição da concessão do Corredor do Lobito ao consórcio Trafigura Group Pte Ltd, Vecturis, SA e MotaEngil - Engenharia e Construção África, SA e para a ligação Luanda - Cabinda por via marítima.
Aos Órgãos Sociais da ATECFA, designadamente ao seu Presidente de Direcção Eng. Mário Bernardo Cuambua, renovamos a disponibilidade da ADFERSIT para o apoio técnico que julgarem necessário (...ler mais)
Com o início deste serviço de transporte marítimo, coloca-se fim aos constrangimentos causados pela falta de alternativas seguras e menos onerosas para a deslocação ao resto do país, senão recorrer-se aos voos da TAAG.
Consórcio da construtora portuguesa e da multinacional suíça apresentou plano de negócios ambicioso
"Empresas portuguesas mudaram de atitude"
"A Mota-Engil integra um dos concorrentes ao corredor do Lobito."
Angola está a privatizar o porto do Lobito e o corredor ferroviário do Lobito com o objectivo de criar oportunidades de negócio. Espera-se que seja o impulso que o país precisa para abrir uma porta de entrada do Atlântico para as regiões ricas em minerais da RDC e da Zâmbia.
Leia as últimas noticias do sector da Mobilidade e Transportes de Angola
A concessão a concurso terá um prazo de 30 anos, podendo ir até ao prazo máximo de 50 anos, período durante o qual o concessionário vai assumir o transporte de grandes cargas, com maior predominância para minérios e combustíveis.
A interligação ferroviária que colocará em comunicação Moçambique ao Malawi – linha férrea que passa pela ponte Dona Ana e Vila Nova da Fronteira, no distrito de Mutarara, província de Tete – poderá ficar concluída até ao primeiro semestre de 2022.
Já publicada a Edição nº 85 do MINTRANS News de 8 de Dezembro, com inúmeras noticias sobre o setor dos Transportes em Angola, nomeadamente a prorrogação até 21 de Janeiro de 2022 para o prazo de apuramento do Concurso Público Internacional para a Concessão do Corredor de Desenvolvimento do Lobito.
"No inicio desta semana (dias 15 e 16), por ocasião da realização do XII Congresso da APLOG-Associação dos Portos de Língua Portuguesa, o tema “PORTOS DA LUSOFONIA-Inovação, Resiliência e Sustentabilidade ao serviço da economia dos países da CPLP”, foi debatido em Luanda.
Intervenção do Ministro dos Transportes de Angola - clique aqui"
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) da República Portuguesa e o Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INTR), entidade tutelada pelo Ministério dos Transportes da República de Angola, celebraram um memorando de entendimento para reforçar e promover, numa base de igualdade, uma cooperação mutuamente benéfica em diferentes áreas no domínio do sistema de transportes rodoviários, incluindo as infraestruturas rodoviárias, bem como o serviço de transportes de mercadorias e de passageiros, em especial no que respeita à regulação económica dos diversos modos.
Nos passados dias 7 e 9 de Setembro, a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), liderada por José Luís Cacho, recebeu duas comitivas: uma do Porto de Lobito e outra do Porto de Luanda, duas das principais infra-estruturas portuárias de Angola.
Discurso do Ministro dos Transportes de Angola, Dr. Ricardo Viegas d'Abreu