Incentiva + TP sucede ao PART e ao PROTransP
O Governo aprovou em Conselho de Ministros a criação do Incentiva + TP, o novo programa de incentivo ao transporte público de passageiros destinado a substituir o PART e o PROTransP.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros a criação do Incentiva + TP, o novo programa de incentivo ao transporte público de passageiros destinado a substituir o PART e o PROTransP.
Este financiamento será feito através da "consignação de receitas ao Fundo Ambiental", com um reforço até 90 milhões de euros para aumentar a oferta nos sistemas de transportes públicos.
A pandemia trouxe uma diminuição dos níveis de poluição nunca antes vista. Esvaziou as cidades de carros, trouxe-lhes um ar mais respirável e a ausência de ruído, mas esvaziou-as também de pessoas. Agora, aproveitam-se as ruas vazias para pensar como dar espaço a outras formas de mobilidade.
Região quer manter condições de competitividade e de equilíbrio com a Área Metropolitana de Lisboa.
A pressão na procura por via da redução de tarifas está a obrigar o metro, por exemplo, a mexer na oferta. Receita por passageiro caiu, mas a receita global aumentou 5% no que levamos de 2019.
Quem viver na área metropolitana paga 40 euros de passe. Se estiver um ou dois quilómetros fora, já paga 100.
Utentes de transportes públicos residentes nos municípios do Oeste não se conformam com o “impasse” em que caiu a questão da criação de um passe inter-regional que reduza os custos das ligações com a Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Os deputados do Grupo Parlamentar do PEV - José Luís Ferreira e Mariana Silva - apresentaram o Projeto de Resolução n.º 104/XIV/1.ª – Promoção efetiva dos transportes coletivos em todo o território nacional.
A discussão desta iniciativa legislativa em plenário da Assembleia da República está agendada para o dia 11 de Dezembro.
Conforme recente informação da Área Metropolitana de Lisboa, no passado mês de Outubro foram transportados na AML mais de 61 milhões de passageiros, resultantes da venda de cerca de 728 mil passes, o que constitui um novo valor máximo desde a implementação do PART – Plano de Apoio à Redução Tarifária, no passado mês de Abril.