Comboio europeu chegou a Paris, muitas peripécias depois
Aventura do Connecting Europe Express, comboio que promoveu a Europa Ferroviária, chegou ao fim, 36 dias após sair de Lisboa.
Aventura do Connecting Europe Express, comboio que promoveu a Europa Ferroviária, chegou ao fim, 36 dias após sair de Lisboa.
O Connecting Europe Express vai partir na quinta-feira, 2 de Setembro, da estação do Oriente para chegar a Paris no dia 7 de Outubro, após uma viagem de 20 mil quilómetros por 26 países com o objectivo de “destacar o transporte ferroviário como um dos modos de transporte mais sustentáveis, inovadores e seguros”, de acordo com a Comissão Europeia, organizadora da iniciativa.
2021 será certamente um ano especial para a União Internacional dos Caminhos de Ferro, mas também para o caminho de ferro Europeu, querendo eu acreditar que as promessas de investimento, tão frequentes e de âmbito global, vão ser uma realidade e não se reduzirão a meras palavras, para bem da comunidade, do ambiente e da qualidade de vida das novas gerações.
Tendo-se reacendido nos últimos tempos a discussão em torno da interoperabilidade europeia nas ligações da rede ferroviária de Portugal com Espanha, entendeu a ADFERSIT, por ocasião da recente Cimeira Ibérica realizada no passado dia 10 na cidade da Guarda, dirigir uma carta ao Senhor Ministro das Infraestruturas e Habitação (...)
A ligação rodoviária entre a China e a Europa é cada vez mais um cenário real, depois do Governo da Rússia ter dado luz para para a construção de uma auto-estrada com cerca de 2 mil quilómetros que vai possibilitará a conexão entre a potência mundial oriental e o velho continente.
Através de uma missiva intitulada ‘Os Portos, os Comboios e as Exportações portuguesas’, a APAT veio a terreiro pronunciar-se sobre as recomendações da Comissão Europeia, feitas aquando da análise semestral aos Estados-membro, frisando estar «absolutamente satisfeita» por verificar que as recomendações «vão no sentido de uma aposta inequívoca na ferrovia e nos portos, como forma de potenciar as exportações».
Ao discursar, na passada Sexta-feira, na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), em Lisboa, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, desafiou os Estados Unidos da América (EUA) a apostarem no potencial do Porto de Sines.