Portos do Continente movimentam mais de 80 milhões de toneladas em 2020, mas -6% que em 2019

Portos do Continente movimentam mais de 80 milhões de toneladas em 2020, mas -6% que em 2019

O Carvão e os Produtos Petrolíferos são as cargas que mais significativamente contribuem para este desempenho negativo; no segmento dos Contentores o ano 2020 fecha com um volume de 2,8 milhões de TEU, ultrapassando o volume apurado em 2019 em +2,6%; Sines mantém a liderança do movimento global portuário com 51,5% do total.

Portos movimentam 60,7 milhões de toneladas até Setembro: descida homóloga de -7,6%

Portos movimentam 60,7 milhões de toneladas até Setembro: descida homóloga de -7,6%

Os portos do Continente fixaram uma movimentação de cargas de 60,7 milhões de toneladas entre Janeiro e Setembro, uma diminuição de -7,6% (cerca de -5 milhões de toneladas) face ao mesmo período de 2019; um valor que, assinalou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), denota uma recuperação de 1,2 pontos percentuais (pp) ao acumulado verificado no mês de Agosto.

OE 2021: actividade portuária tem «papel de relevo» no «aumento das exportações»

OE 2021: actividade portuária tem «papel de relevo» no «aumento das exportações»

A proposta de Orçamento de Estado (OE 2021) para 2021 dá destaque, no contexto portuário, à aprovação das bases da concessão de exploração, em regime de serviço público, de um novo terminal de contentores no porto de Sines, incluindo o seu projecto e construção. O documento enfatiza ainda a importância da actividade portuária «no desenvolvimento da economia portuguesa» e no «aumento das exportações».

Portos do Continente recuam -11,4% nos primeiros 7 meses do ano

Portos do Continente recuam -11,4% nos primeiros 7 meses do ano

Carvão é a principal carga responsável por esta variação negativa, recuando -85,7% no mesmo período. Entre janeiro e julho deste ano, os Portos do Continente movimentaram um total de 46,3 milhões de toneladas, um recuo de - 11,4% face a igual período de 2019; Sines mantém a liderança do movimento global portuário com 49,8% do total, um acréscimo de +1,1 pontos percentuais à do período homólogo de 2019."


Portos do Continente movimentam cerca de 40 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ano

Portos do Continente movimentam cerca de 40 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ano

Os Portos do Continente recuam -11,9% no primeiro semestre de 2020 face a igual período de 2019, movimentando um total de 39,4 milhões de toneladas de carga. Relativamente ao mês de junho isoladamente, confirma-se um ligeiro abrandamento da diminuição da atividade, quando comparado ao mês anterior, recuperando 2,8 pontos percentuais.
Decreto-lei da "Janela Única Logística": Portugal torna-se «um dos mais avançados em matéria de digitalização», diz a DGRM

Decreto-lei da "Janela Única Logística": Portugal torna-se «um dos mais avançados em matéria de digitalização», diz a DGRM

Foi publicado o Decreto-lei n.º 158/2019, de 22 de Junho, que estabelece as condições de funcionamento e acesso à JUL e define a respectiva governação, gestão e operação, transpondo para a ordem jurídica interna a Directiva 2010/65/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de Outubro de 2010, relativa às formalidades de declaração exigidas aos navios à chegada e ou à partida dos portos dos Estados-Membros.


Ricardo Serrão Santos é o novo Ministro do Mar – pasta não integrará tutela dos portos

Ricardo Serrão Santos é o novo Ministro do Mar – pasta não integrará tutela dos portos

Ricardo Serrão Santos será o novo líder da pasta do Mar, sucedendo assim a Ana Paula Vitorino – António Costa reuniu-se esta tarde com o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e revelou o novo elenco ministerial para os próximos quatro anos da legislatura. Os portos, ao contrário da configuração da anterior legislatura,  deixarão o Ministério do Mar e passarão a estar integrados no Ministério das Infra-estruturas, a cargo de Pedro Nuno Santos, que transita do antigo Governo e mantém-se na pasta das Infra-estruturas e Habitação.

Contentores: Pireu cresce 23,8%, enquanto o triunvirato espanhol (Valência, Algeciras e Barcelona) cresce 7,3%.

Contentores: Pireu cresce 23,8%, enquanto o triunvirato espanhol (Valência, Algeciras e Barcelona) cresce 7,3%.

O porto grego de Pireu, sob gestão chinesa (da COSCO), cresceu 23,8% face aos primeiros seis meses de 2018, saltando para a sexta posição do top-15. Entre as subidas estão, também, todos os portos espanhóis que integram a tabela: Valência, na quinta colocação (o porto espanhol melhor posicionado), cresceu 8,7%, ao passo que Algeciras (na sétima posição), cresceu 8,2%. O terceiro melhor porto de nuestros hermanos foi Barcelona (nono lugar), com uma subida homóloga de 5,1%.

Recuo de -2,2%: portos do Continente movimentam 37,6 milhões de toneladas até Maio

Recuo de -2,2%: portos do Continente movimentam 37,6 milhões de toneladas até Maio

De acordo com os dados compilados pela AMT, referentes aos primeiros cinco meses de 2019, os portos do Continente registaram «um recuo de ‑2,2% face ao período homólogo de 2018». Em Maio deste ano, o movimento acumulado de carga no sistema portuário situou-se nos 37,6 milhões de toneladas, ‑833,7 mil toneladas do que o movimento registado no período homólogo do ano transacto.

Portos do Continente movimentaram 22,7 milhões de toneladas entre Janeiro e Março de 2019

Portos do Continente movimentaram 22,7 milhões de toneladas entre Janeiro e Março de 2019

O ano de 2019 arrancou com números positivos para o sistema portuário continental: nos primeiros três meses do ano, os portos comerciais do continente movimentaram quase 22,7 milhões de toneladas, «um valor superior em +3,3% ao registado em igual período de 2018 e correspondente a uma variação global de cerca de +725 mil toneladas», adiantou hoje a AMT.