As potencialidades do Porto de Sines

As potencialidades do Porto de Sines

Apto a receber quaisquer navios e cargas, sem restrições, o porto de águas profundas de Sines oferece uma localização geográfica privilegiada, no cruzamento das principais rotas comerciais, que lhe permitem afirmar-se como o grande hub da fachada Euro-Atlântica, oferecendo ligações regulares aos principais centros de consumo internacionais e proporcionando às empresas localizadas no seu Hinterland uma maior competitividade nos mercados externos.

Galp assegurou o primeiro abastecimento portuário de navio com GNL em Portugal Continental

Galp assegurou o primeiro abastecimento portuário de navio com GNL em Portugal Continental

Em operação de banca marítima truck-to-ship (noticiada oportunamente pela Revista Cargo), que se prolongou durante cerca de 10 horas, o navio Scheldt River, uma draga de pavilhão belga envolvida nos trabalhos de remodelação do Porto de Setúbal, recebeu 86,660 toneladas métricas de GNL, o equivalente a quatro cargas de camião cisterna, tendo posteriormente rumado ao porto italiano de Salerno.

A interoperabilidade ferroviária continua a constituir um importante ponto de estrangulamento em Portugal

A interoperabilidade ferroviária continua a constituir um importante ponto de estrangulamento em Portugal

Extrato do "DOCUMENTO DE TRABALHO DOS SERVIÇOS DA COMISSÃO - Relatório relativo a Portugal de 2020 que acompanha o documento COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO EUROPEU, AO CONSELHO, AO BANCO CENTRAL EUROPEU E AO EUROGRUPO" (Serviços de Transporte pág. 66-67)

Terminal do Barreiro na gaveta: APA chumba projecto por riscos «significativos para ecossistemas»

Terminal do Barreiro na gaveta: APA chumba projecto por riscos «significativos para ecossistemas»

Ponto final num dos capítulos mais mediáticos do panorama portuário nacional: o futuro Terminal do Barreiro não o chegará a ser. Quem o diz é a mesmo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que chumbou o projecto, previsto para os terrenos industriais da Baía do Tejo, por apresentar riscos ambientais «muito significativos para os ecossistemas».

Comissão Europeia planeia estender Janela Única Marítima ao transporte ferroviário de cargas

Comissão Europeia planeia estender Janela Única Marítima ao transporte ferroviário de cargas

Depois de implementar a Janela Única Marítima, a Comissão Europeia encontra-se a ponderar estendê-la ao sector do transporte ferroviário de mercadorias. Tal decisão poderá ser enquadrada em uma nova estratégia de transporte que está a ser desenvolvida actualmente pelo órgão legislativo europeu.

Movimento dos portos do continente recua 6,2% em 2019

Movimento dos portos do continente recua 6,2% em 2019

Os portos do Continente registaram em 2019 um volume total de carga de 86,9 milhões de toneladas, uma quebra de -6,2% face ao ano anterior, que reflete, em volume, -5,7 milhões de toneladas. Este desempenho deve-se maioritariamente ao comportamento do porto de Sines e à diminuição do volume de Carga Contentorizada decorrente da quebra registada nas operações de transhipment.

Corredor Atlântico: portos andaluzes buscam sinergias com portos de Sines, Setúbal e Lisboa

Corredor Atlântico: portos andaluzes buscam sinergias com portos de Sines, Setúbal e Lisboa

De olho no desenvolvimento do Corredor Atlântico, no qual participam Espanha e Portugal, o presidente da Autoridade Portuária de Huelva, Pilar Miranda, juntamente com o director da entidade, Ignacio Álvarez-Ossorio, participaram no Fórum Empresarial Andaluzia Portugal 2020, organizado no dia 15 pela Extenda (Agência Andaluz para o Desenvolvimento Externo), entidade que integra o Ministério da Administração Pública espanhol que tem como objectivo fomentar as relações comerciais e os investimentos bilaterais entre os dois territórios.

Ligação ferroviária "mais curta até Espanha" permitirá a Sines captar cargas "do interior de Espanha"

Ligação ferroviária "mais curta até Espanha" permitirá a Sines captar cargas "do interior de Espanha"

Ligação "mais rápida até Espanha" dará maior competitividade à Medway e a Sines.
"Estamos em Sines a carregar cargas que antes usavam o porto de Cádis, ou seja, estamos a retirar carga espanhola a um porto espanhol para trazer para um português. Ora reduzindo ainda mais a distância a Espanha ficamos ainda mais competitivos."

Concurso público para gestão de terminal multi-usos do Porto de Luanda já foi lançado

Concurso público para gestão de terminal multi-usos do Porto de Luanda já foi lançado

O Governo de Angola lançou, no dia 16 de Dezembro, um Concurso Público Internacional com vista à concessão e exploração do Terminal Multi-usos do Porto de Luanda. O concurso terá como grande objectivo fomentar o desenvolvimento e incremento da eficiência da actividade portuária, através do envolvimento de operadores privados de renome no sector.