ADFERSIT TALKS - 2º Ciclo de Webinars

ADFERSIT TALKS - 2º Ciclo de Webinars

Portugal discute há décadas o futuro da sua competitividade, mas…!
Vem-se tornando recorrente, há décadas, em Portugal discutir o futuro da nossa competitividade, nomeadamente ao nível das infraestruturas de transporte que a deverão suportar, sem sequer se alcançar um consenso nacional no que diz respeito às questões básicas para o desenvolvimento de um simples “Plano de Infraestruturas” que responda às necessidades dos diversos operadores. 

Videoconferência “Mobilidade Verde”

Videoconferência “Mobilidade Verde”

Realizou-se no dia 29 de Julho a 4ª videoconferência (webinar) promovida pela ADFERSIT no âmbito da preparação do 14º Congresso Nacional da ADFERSIT, tendo sido moderador o Eng.Francisco Ferreira e palestrantes o Eng. Tiago Lopes Farias, o Eng. Luís Mira Amaral, o Eng. Robert Stussie o Eng.Luís Reis.

Neste webinar, foi abordado o tema "Mobilidade Verde".
Também pode rever o Webinar através do link indicado

Videoconferência “Segurança”

Videoconferência “Segurança”

Realizou-se no dia 15 de Julho a 3ª videoconferência (webinar) promovida pela ADFERSIT no âmbito da preparação do 14º Congresso Nacional da ADFERSIT, tendo sido moderador o Eng.Paulo Marques e palestrantes a Engª. Ana Tomaz, a Profª. Ana Bastos, o Eng.Miguel Rodrigues e o Eng. António Pérez Babo.

Neste webinar, foi abordado o tema "Segurança".

Banco Europeu de Investimento lança segunda edição do EIB climate survey

Banco Europeu de Investimento lança segunda edição do EIB climate survey

O Banco Europeu de Investimento lançou a segunda edição do EIB climate survey, um importante estudo de pesquisa sobre o clima. As conclusões são particularmente relevantes no momento em que o clima é uma das principais prioridades da agenda da UE e após a adoção pelo BEI de uma nova “política de empréstimos” de energia isenta de combustíveis fósseis e de um novo roteiro climático.

NOTA da DIREÇÃO - Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030

NOTA da DIREÇÃO - Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030

Com data de 5 de Julho, foi divulgado há poucos dias a versão preliminar do documento designado de “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica e Social de Portugal 2020-2030”, da autoria do Eng. António Costa Silva, que avança um conjunto de medidas dirigidas para os diversos setores de atividade, entre os quais o setor da MOBILIDADE e TRANSPORTES.

Nota da Direção PNI 2030

Nota da Direção PNI 2030

É com enorme satisfação que hoje procedemos a mais uma atualização semanal do site da ADFERSIT.

Iniciado há precisamente há 1 ano, a sua redinamização tem permitido, ao longo deste ainda curto período de tempo, divulgar as posições da ADFERSIT sobre assuntos da atualidade que afetam o setor da Mobilidade e Transportes, publicar Artigos de Opinião por conhecidos técnicos e personalidades ligadas ao setor.

Hoje, a publicação do Parecer do Conselho Superior de Obras Públicas (CSOP) sobre o Plano Nacional de Investimentos – PNI 2030, que evidencia com especial relevo as importantes áreas da Mobilidade Sustentável e Transportes Públicos, da Ferrovia, da Rodovia e das áreas Marítimo-Portuária e Aeroportuária, permite-nos dar a conhecer aos nossos Associados e aos leitores do site da ADFERSIT, o texto completo do Relatório Técnico de Avaliação do Programa de Investimentos PNI 2030 - FERROVIA, cujo Sumário Executivo já havia sido aqui divulgado em Janeiro do corrente ano.

Videoconferência “Eficiência”

Videoconferência “Eficiência”

Realizou-se no dia 1 de Julho a 2ª videoconferência (webinar) promovida pela ADFERSIT no âmbito da preparação do 14º Congresso Nacional da ADFERSIT, tendo sido moderador o Eng. Faustino Gomes e palestrantes o Eng. João Marrana, o Eng. Rui Coutinho, o Eng. Hélder Rodrigues, o Dr. Vítor Enes e o Eng. José Simão.
Neste webinar, sob o tema “Eficiência”, uma das dimensões  da “Mobilidade Sustentável para Todos” (...)

PORTUGAL e o desafio da MOBILIDADE

PORTUGAL e o desafio da MOBILIDADE

COMUNICADO

Muito se fala em mobilidade, mas este indispensável fator de desenvolvimento do País continua a ter como foco principal as grandes cidades, deixando o restante território marginalizado desta vontade.
Se atualmente é já recorrente falar da mobilidade nas grandes cidades, estender esta ambição a todo o território, desenhando um modelo de integração de todos os modos de transporte para pessoas e bens, é um desafio tão necessário quanto ambicioso que não pode desvanecer-se, esfumando-se a dinâmica que, apesar de tudo, é facilmente encontrada nas cidades. Trata-se, pois, de um objetivo, crescentemente importante, premente e, sobretudo, apelativo, nomeadamente para quem necessita diariamente de se deslocar, e que deve mobilizar os poderes públicos e populações.

UE apresentou o Pacto Ecológico Europeu

UE apresentou o Pacto Ecológico Europeu

O Pacto Ecológico Europeu perspetiva o caminho a seguir para converter a Europa no primeiro continente neutro do ponto de vista climático no horizonte de 2050, estimulando a economia, melhorando a saúde e a qualidade de vida das pessoas, cuidando da natureza e não deixando ninguém para trás.

ANGOLA - Plano Diretor Nacional do Setor dos Transportes & Estudo de Viabilidade Preliminar da Ligação Ferroviária entre o Caminho de Ferro de Benguela (CFB) e a Zâmbia

ANGOLA - Plano Diretor Nacional do Setor dos Transportes & Estudo de Viabilidade Preliminar da Ligação Ferroviária entre o Caminho de Ferro de Benguela (CFB) e a Zâmbia

Como em Portugal, um dos setores muito relevante no tempo presente na área dos Transportes é o Ferroviário, conforme pode constatar-se no novo Plano Director Nacional do Sector dos Transportes, sendo relevante os projectos relativos à criação da Empresa Nacional de Infraestruturas Ferroviárias, o processo de reativação do Corredor do Lobito e a Rede Ferroviária Ligeira de Luanda.