Nota da Direção PNI 2030

Nota da Direção PNI 2030

É com enorme satisfação que hoje procedemos a mais uma atualização semanal do site da ADFERSIT.

Iniciado há precisamente há 1 ano, a sua redinamização tem permitido, ao longo deste ainda curto período de tempo, divulgar as posições da ADFERSIT sobre assuntos da atualidade que afetam o setor da Mobilidade e Transportes, publicar Artigos de Opinião por conhecidos técnicos e personalidades ligadas ao setor.

Hoje, a publicação do Parecer do Conselho Superior de Obras Públicas (CSOP) sobre o Plano Nacional de Investimentos – PNI 2030, que evidencia com especial relevo as importantes áreas da Mobilidade Sustentável e Transportes Públicos, da Ferrovia, da Rodovia e das áreas Marítimo-Portuária e Aeroportuária, permite-nos dar a conhecer aos nossos Associados e aos leitores do site da ADFERSIT, o texto completo do Relatório Técnico de Avaliação do Programa de Investimentos PNI 2030 - FERROVIA, cujo Sumário Executivo já havia sido aqui divulgado em Janeiro do corrente ano.

Videoconferência “Eficiência”

Videoconferência “Eficiência”

Realizou-se no dia 1 de Julho a 2ª videoconferência (webinar) promovida pela ADFERSIT no âmbito da preparação do 14º Congresso Nacional da ADFERSIT, tendo sido moderador o Eng. Faustino Gomes e palestrantes o Eng. João Marrana, o Eng. Rui Coutinho, o Eng. Hélder Rodrigues, o Dr. Vítor Enes e o Eng. José Simão.
Neste webinar, sob o tema “Eficiência”, uma das dimensões  da “Mobilidade Sustentável para Todos” (...)

PORTUGAL e o desafio da MOBILIDADE

PORTUGAL e o desafio da MOBILIDADE

COMUNICADO

Muito se fala em mobilidade, mas este indispensável fator de desenvolvimento do País continua a ter como foco principal as grandes cidades, deixando o restante território marginalizado desta vontade.
Se atualmente é já recorrente falar da mobilidade nas grandes cidades, estender esta ambição a todo o território, desenhando um modelo de integração de todos os modos de transporte para pessoas e bens, é um desafio tão necessário quanto ambicioso que não pode desvanecer-se, esfumando-se a dinâmica que, apesar de tudo, é facilmente encontrada nas cidades. Trata-se, pois, de um objetivo, crescentemente importante, premente e, sobretudo, apelativo, nomeadamente para quem necessita diariamente de se deslocar, e que deve mobilizar os poderes públicos e populações.

UE apresentou o Pacto Ecológico Europeu

UE apresentou o Pacto Ecológico Europeu

O Pacto Ecológico Europeu perspetiva o caminho a seguir para converter a Europa no primeiro continente neutro do ponto de vista climático no horizonte de 2050, estimulando a economia, melhorando a saúde e a qualidade de vida das pessoas, cuidando da natureza e não deixando ninguém para trás.

ANGOLA - Plano Diretor Nacional do Setor dos Transportes & Estudo de Viabilidade Preliminar da Ligação Ferroviária entre o Caminho de Ferro de Benguela (CFB) e a Zâmbia

ANGOLA - Plano Diretor Nacional do Setor dos Transportes & Estudo de Viabilidade Preliminar da Ligação Ferroviária entre o Caminho de Ferro de Benguela (CFB) e a Zâmbia

Como em Portugal, um dos setores muito relevante no tempo presente na área dos Transportes é o Ferroviário, conforme pode constatar-se no novo Plano Director Nacional do Sector dos Transportes, sendo relevante os projectos relativos à criação da Empresa Nacional de Infraestruturas Ferroviárias, o processo de reativação do Corredor do Lobito e a Rede Ferroviária Ligeira de Luanda.

Comissão Europeia: von der Leyen implementará novas taxas ambientais sobre os transportes

Comissão Europeia: von der Leyen implementará novas taxas ambientais sobre os transportes

A próxima presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, colocou a política ambiental como sua principal prioridade e pretende alterar a estratégia da União Europeia, rumo a objectivos mais ambiciosos, nomeadamente com a intenção de redigir um Pacto Verde Europeu nos seus primeiros 100 dias no cargo, que incluirá o primeiro acto legislativo europeu sobre o clima, consagrará como norma o objectivo de neutralidade climática para 2050.

Nova travessia do Tejo volta a ser prioridade para o Executivo

Nova travessia do Tejo volta a ser prioridade para o Executivo

A nova travessia do Tejo voltou a ser tema de debate – depois do projecto ter sido engavetado durante a vigência do Executivo liderado por José Sócrates, a possibilidade de uma terceira via sobre o Tejo volta agora às conjecturas políticas, com o PS a dar prioridade ao dossier, que também é equacionado por BE e PCP. A nova travessia integra o rol de projectos do grupo de trabalho para o Programa Nacional de Investimentos 2030.

Mobilidade não é apenas problema de investimento, «mas também de comportamentos»

Mobilidade não é apenas problema de investimento, «mas também de comportamentos»

Evolução na Mobilidade também é um problema de mentalidades.

Os portugueses necessitam de mudar o seu comportamento na forma como encaram a mobilidade. Apesar de, nos últimos 4 anos, Portugal ter assistido a um vasto conjunto de mudanças ambientais, nos vários sectores, para João Matos Fernandes, a mobilidade continua a ser um dos temas mais resistentes à mudança – «As pessoas não mudam a forma como olham para a mobilidade», o que, explicou, leva a que o actual estado de coisas se cristalize. Não se trata apenas de um problema de investimento, «mas, principalmente, de comportamentos».

Ministro do Ambiente: Mobilidade não é apenas problema de investimento, «mas também de comportamentos»

Ministro do Ambiente: Mobilidade não é apenas problema de investimento, «mas também de comportamentos»

A Revista Cargo marcou presença no evento ‘First European Mobility Workshop in Lisbon’, ocorrido no passado dia 2 de Julho, no Teatro Thalia – a sessão, organizada pela AMT e pelo IRG-Rail, contou com o discurso de abertura de João Carvalho (que preside actualmente às duas entidades) e também com a intervenção do Ministro do Ambiente e Transição Energética, João Matos Fernandes.

João Carvalho (AMT e IRG-Rail): «O transporte foi, desde sempre, um desígnio civilizacional»

João Carvalho (AMT e IRG-Rail): «O transporte foi, desde sempre, um desígnio civilizacional»

O Teatro Thalia foi o palco, no passado dia 2 de Julho, do inédito evento ‘First European Mobility Workshop in Lisbon’, que teve o condão de juntar vários stakeholders nacionais e internacionais do sector da mobilidade e dos transportes, com a chancela da entidade reguladora portuguesa AMT e do organismo internacional ferroviário IRG-Rail. Uma das intervenções mais impactantes pertenceu a João Carvalho, presidente da AMT e também do IRG-Rail, escolhido para presidir à cerimónia de abertura do evento. A Revista Cargo marcou presença e acompanhou os trabalhos.

GEFCO China prevê maior crescimento com novas soluções ‘Belt & Road e Freight Forwarding’

GEFCO China prevê maior crescimento com novas soluções ‘Belt & Road e Freight Forwarding’

A GEFCO China, juntamente com as suas Joint Ventures Dongfeng GEFCO e SMGL (Shenzhen Minsheng GEFCO Logistics) prevê aumentar o seu volume de negócios até 2021, em pelo menos 40%, antecipando assim um aumento da procura pela nova geração de logística automóvel e por novas oportunidades de desenvolvimento, resultantes da iniciativa Belt & Road. A empresa, que tem vindo a operar na China desde há vários anos e cuja filial neste mercado acaba de celebrar o seu 10º aniversário, emprega actualmente 1300 colaboradores, em 15 cidades.

AMT instaurou 19 processos por incumprimento de serviço público

AMT instaurou 19 processos por incumprimento de serviço público

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) instaurou, no ano passado, 19 processos no setor por incumprimento do serviço público, 17 por inexistência de livro de reclamações e três pela não apresentação de informação, segundo o presidente do organismo.

João Carvalho, que hoje esteve no parlamento, em Lisboa, em audição na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, adiantou aos deputados que o regulador levou a cabo 34 ações de fiscalização, que resultaram nestes processos, num ano em que a AMT tratou 20 mil reclamações.