A nova linha AV Lisboa-Porto, o “Espaço Canal” do Carregado e o Novo Aeroporto de Lisboa

A nova linha AV Lisboa-Porto, o “Espaço Canal” do Carregado e o Novo Aeroporto de Lisboa

O traçado da nova linha AV Lisboa – Porto – Braga que foi definido pela IP considera a aproximação e amarração a Lisboa num novo terminal a construir no lado poente da estação do Oriente. 

Esta aproximação não será feita em infraestrutura nova e dedicada, mas através da atual infraestrutura da linha do Norte no troço Carregado – Lisboa onde passarão também a circular os comboios de AV em justaposição com os tráfegos convencionais existentes da Linha do Norte, isto é, com os serviços suburbanos, regionais, de longo curso e também de mercadorias. 

O Novo Aeroporto de Lisboa, O Sistema Integrado de Transportes e as Questões em Aberto

O Novo Aeroporto de Lisboa, O Sistema Integrado de Transportes e as Questões em Aberto

O novo Governo decidiu seguir as recomendações da CTI quanto à localização do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Alcochete (CTA).

Todavia, na mesma decisão, o Governo aprovou a concretização de uma nova travessia do Tejo no alinhamento Chelas/Barreiro e manteve a opção do governo anterior quanto aos traçados das linhas de AVF entre o Porto e Lisboa e entre Lisboa e Madrid, o que nos parece merecer reflexão, atendendo a que, tanto uma como os outros, foram definidos quando o governo da época propunha a localização do NAL no espaço ocupado pela Base Aérea da Ota.

HUB Aeroportuário Alverca-Portela - Upgrade da conetividade Metro

HUB Aeroportuário Alverca-Portela - Upgrade da conetividade Metro

No contexto da divulgação de contribuições para o esclarecimento público sobre as diversas soluções aeroportuárias para Lisboa, publicamos um novo contributo sobre o HUB Aeroportuário Alverca-Portela da responsabilidade da equipa liderada pelo Eng. José Furtado (IST).

Para ver publicações anteriores sobre o este tema clique abaixo: