Comboios da VW Autoeuropa duplicam capacidade
O transporte de viaturas da VW Autoeuropa para o porto de Setúbal é agora feito com recurso a vagões de dois andares, com isso aumentando a capacidade e reduzindo o número de movimentos.
O transporte de viaturas da VW Autoeuropa para o porto de Setúbal é agora feito com recurso a vagões de dois andares, com isso aumentando a capacidade e reduzindo o número de movimentos.
Este reforço do transporte de viaturas com recurso à ferrovia arranca pouco mais de um ano depois da reactivação da linha de comboio entre a Autoeuropa e o Porto de Setúbal, em Setembro do ano passado .
A fábrica de Palmela passará a receber «caixas de velocidades vindas da fábrica de Córdoba, na Argentina», e, por tal, contará com uma nova rota marítima, que terá origem no Porto de Buenos Aires e destino no Porto de Sines.
O Porto de Setúbal tem todos os indicadores do seu lado, desde a sua capacidade operacional, passando pela sua localização (e oportunidades logísticas), veia exportadora e conectividade internacional. Mas, para crescer, torna-se essencial dar o passo seguinte, que vem sendo planeado pela APSS ao longo dos últimos anos: a melhoria das acessibilidades, condição imperativa para o salto de crescimento desejado pelo porto e pela região.
Autoeuropa reativa ligação ferroviária para veículos com o Porto de Setúbal. Em 2020, 68% da produção da fábrica será transportada por via ferroviária.