Transporte Ferroviário de Mercadorias - Uma inevitabilidade

Transporte Ferroviário de Mercadorias - Uma inevitabilidade

A liberalização do sector ocorrida, há sensivelmente 15 anos, foi um marco determinante e um ponto de viragem para uma realidade esgotada e sem futuro. A entrada no mercado do primeiro operador ferroviário privado, a Takargo, e posteriormente a privatização da CP Carga, vieram trazer uma nova dinâmica e uma competitividade saudável ao sector, emergindo novas soluções logísticas como a integração modal, o transporte em comboio bloco e principalmente a interoperabilidade da rede ibérica com o aparecimento em larga escala de soluções de transporte com origem e destino entre Portugal e Espanha.

AMT analisa a ferrovia: Medway reina em termos nacionais, Takargo destaca-se no transporte internacional

AMT analisa a ferrovia: Medway reina em termos nacionais, Takargo destaca-se no transporte internacional

O relatório ‘Ecossistema Ferroviário Português 2017’, elaborado AMT (ao qual a Revista Cargo teve acesso), faz uma análise ao sector do transporte ferroviário de mercadorias nacional, destacando, incontornavelmente, o domínio da Medway e da Takargo. A Revista Cargo traz-lhe até si as considerações plasmadas no documento, no que ao segmento das cargas diz respeito.