O Porto de Sines e a Transição Energética

O Porto de Sines e a Transição Energética

O planeamento da transição energética do Porto de Sines surge numa altura em que a União Europeia toma consciência da perigosa dependência da importação de produtos petrolíferos da Rússia, responsável por 27% das importações de petróleo bruto, 45% das importações de GNL e 46% das importações de carvão, segundo dados da Eurostat. (...)

Galp assegurou o primeiro abastecimento portuário de navio com GNL em Portugal Continental

Galp assegurou o primeiro abastecimento portuário de navio com GNL em Portugal Continental

Em operação de banca marítima truck-to-ship (noticiada oportunamente pela Revista Cargo), que se prolongou durante cerca de 10 horas, o navio Scheldt River, uma draga de pavilhão belga envolvida nos trabalhos de remodelação do Porto de Setúbal, recebeu 86,660 toneladas métricas de GNL, o equivalente a quatro cargas de camião cisterna, tendo posteriormente rumado ao porto italiano de Salerno.

Porto de Sines Voltou a bater em 2019 o seu recorde diário de regaseificação de GNL

Porto de Sines Voltou a bater em 2019 o seu recorde diário de regaseificação de GNL

A informação foi avançada em primeira mão pela empresa londrina S&P Global Platts Analytics: no passado dia 15 de Maio, o Porto de Sines bateu o recorde diário de regaseificação – os dados disponibilizados pela consultora indicaram que o Terminal de GNL do porto alentejano contou 19 milhões de metros cúbicos de regaseificação de gás natural liquefeito nesse preciso dia. Este registo destrona o anteriormente fixado em Janeiro.