A ADFERSIT - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes tem caráter predominante técnico-científico e contribui, essencialmente, para a divulgação das realidades e potencialidades dos Sistemas Integrados de Transportes, no contexto económico e social tanto a nível nacional como internacional.

A Associação, na sua génese designada ADFER – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Transporte Ferroviário, foi constituída em Abril de 1988 por um grupo dos mais qualificados quadros dos transportes das mais diversas opções políticas. A ADFERSIT é, aliás, nos termos dos seus Estatutos, alheia às opções políticas e confessionais dos seus associados.

Com uma preponderância ferroviária na sua génese, desde o princípio começou a mobilizar e a merecer a adesão de quadros de todo o setor dos transportes e de áreas de atividade, públicas e privadas, com afinidade. Do mesmo modo as temáticas abordadas nas suas múltiplas iniciativas bem cedo começaram a contemplar a multiplicidade dos modos de transporte e, sobretudo, a sua integração modal.

A atual designação da associação, ADFERSIT, foi formalmente assumida com a alteração dos estatutos efetuada em 2009, clarificando a necessidade de uma visão integrada para o sector dos transportes.

A não subserviência a quaisquer interesses económicos e políticos tem sido seguida com rigor e sem vacilações. A ADFERSIT cultiva o inconformismo, a irreverência e um empenho profundo na melhoria e na mudança, apenas condicionada pelo que, no seu entendimento, são os interesses das populações e do País.

Foi através dessa atitude firme de independência e de sentido elevado de serviço a Portugal e aos portugueses que, ao longo do tempo, suscitámos o apoio de muitas das principais personalidades nacionais e o patrocínio da maior parte das mais importantes Empresas do setor dos transportes.

As Sessões Públicas, a Revista FER XXI e os Congressos Nacionais já realizados criaram espaços de participação, de debate, de pressão e de influência positiva num setor de onde estavam totalmente ausentes antes da existência da Associação.

A ADFERSIT é, pois, uma organização aberta e interessada na participação de todos os quadros que queiram pôr o seu saber, experiência e dedicação ao serviço do setor dos transportes.