A ADFER - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Transporte Ferroviário - designação inicial da Associação - criada em Abril de 1988, teve a sua génese no sector ferroviário, estendendo posteriormente a sua esfera de atuação a todo o sector dos transportes e da logística, atendendo à forte consciência de que apenas as soluções de transporte globais e perfeitamente integradas são adequadas para o serviço às País e às populações.

Gerou, por isso, muitas expectativas e forte mobilização dos quadros nas atividades desenvolvidas - Sessões, Congressos e Revista - abrangendo a globalidade dos modos de transporte e tornando cada vez mais clara a noção de que o desenvolvimento isolado do modo ferroviário não era suficiente para responder à crescente mobilidade das populações e ao apoio à atividade económica nacional.

Assim, mantendo-se na designação simplificada da Associação o termo ADFER, resultante da inegável força adquirida por esta marca ao longo de mais de duas décadas, foi decidido acrescentar-lhe a designação SIT enquanto aposta nos Sistemas Integrados de Transporte, opção que mereceu o apoio dos quadros de todo o setor e foi consubstanciada na alteração dos Estatutos promovida em 2009.

Mais recentemente e correspondendo a um novo ciclo da atividade da Associação com visibilidade na realização do 13º Congresso Nacional (2017), procedeu-se, em 2019, à revisão dos Estatutos atualizando-os nos aspetos que a experiência recomendou, designadamente na composição dos Órgãos Sociais. Em simultâneo, na sequência de uma recomendação da Assembleia Geral, concretizou-se a alteração da Sede Social da Associação para zona mais central da cidade de Lisboa, proporcionando uma melhor acessibilidade e propiciando uma maior participação dos Associados.

De todos os Associados e dos quadros do setor em geral se espera o maior empenhamento e um redobrado envolvimento na construção do futuro da Associação e do sector.

Consulte aqui os Estatutos da ADFERSIT.