Grupo ETE ganha concurso para construção do primeiro ferry 100% eléctrico em Portugal
Os estaleiros Navalrocha e Navaltagus, do Grupo ETE, ganharam o concurso que assegurará a construção do primeiro ferry eléctrico em Portugal.
Os estaleiros Navalrocha e Navaltagus, do Grupo ETE, ganharam o concurso que assegurará a construção do primeiro ferry eléctrico em Portugal.
Num futuro próximo, a arquitectura do transporte deverá abraçar novas soluções para além do transporte rodoviário: a ferrovia e o método fluvial serão opções válidas.
Os contornos do Orçamento de Estado para 2021 começam a ser conhecidos – no contexto marítimo-portuário, além do abastecimento shore to ship de energia eléctrica para navios (em especial no Terminal de Cruzeiros) do Porto de Lisboa, há também a destacar, na proposta, a aposta do Governo no desenvolvimento de uma Via Navegável do Rio Tejo, com o objectivo de criar um fluxo de cargas a partir de Castanheira do Ribatejo.
Comunicado da AMT - Autoridade da Mobilidade e Transportes
De acordo com comunicado da AMT, relativamwente ao exercício findo em 31 de Dezembro de 2018, dos 107 Operadores Rodoviários de Passageiros registados apenas se encontra inserida no portal SIGGESC a totalidade da informação relativa a 15 operadores, concluindo a AMT que existe um baixo nível de cumprimento das obrigações legais por parte dos Operadores.
Transporte de passageiros aumenta no segundo trimestre à boleia do novo passe.
No tráfego de passageiros, o maior aumento registou-se no transporte ferroviário. Portos penalizados no transporte de mercadorias.
Para a Ministra do Mar a navegabilidade fluvial do Tejo é um «projecto essencial para garantir o desenvolvimento sustentável do Porto de Lisboa». As palavras, proferidas no passado dia 2 de Agosto, aquando da apresentação do estudo liderado por Faustino Gomes, deram enfoque à transferência modal que a APL busca, procurando, com a aposta fluvial, aliviar a pressão rodoviária nos acessos da capital e capitalizar o potencial do Tejo, assim maximizando a fluência logística e empresarial ao longo das suas margens.
Ainda este ano, a frota da Softusa e da Transtejo vai conseguir aumentar a capacidade, respondendo a um anseio dos utilizadores destes dois meios de transporte.
O Estudo de Navegabilidade do Tejo, apresentado na passada Sexta-feira (dia 2 de Agosto), integra a sugestão de construção de um novo terminal de mercadorias ao longo do rio, de modo a potenciar o transporte fluvial de cargas: uma aposta clara do Ministério do Mar. O documento infere que esse hipotético terminal de granéis sólidos teria maior valor estratégico se localizado em Castanheira do Ribatejo.