Liberalização nos transportes depende do investimento na infra-estrutura
O mercado de transportes é mais eficiente com mais operadores, mas estes só aparecem se a infraestrutura — que deve ser pública — for moderna e o sector for regulado.
O mercado de transportes é mais eficiente com mais operadores, mas estes só aparecem se a infraestrutura — que deve ser pública — for moderna e o sector for regulado.
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) recebe luz verde do Tribunal de Contas para a entrada em vigor dos contratos de serviço público de transporte rodoviário que serão geridos pela recém-criada Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML)
O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, diz que está na hora de a rodovia financiar os investimentos na ferrovia, mas para isso tem de manter os dois modos de transporte juntos na Infraestruturas de Portugal (IP) para poder ter uma gestão mais direta sobre as receitas que as concessões rodoviárias em breve vão proporcionar.
… o Ministro das Infra-estruturas e da Habitação realçou a importância das acessibilidades na maximização das capacidades operacionais e logísticas do Porto de Sines.
A IP encontra-se a trabalhar com os municípios de Alandroal, Vila Viçosa, Redondo ou Vendas Novas, com o intuito de «identificar localizações para terminais rodo-ferroviários que permitam transferir os benefícios do Corredor Internacional Sul para a região»
Quando fui desafiado para falar sobre a TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, debati-me com uma dúvida de base. Será que as pessoas sabem efetivamente o que é a TML? Julgando que a resposta a esta pergunta é negativa, optei por aproveitar este artigo para explicitar o que é a TML e a que se propõe, na certeza que existirão outras oportunidades de falar sobre projetos concretos, quando a TML tiver ganho o seu espaço por direito próprio e em consequência da sua ação.
A TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, EMT, SA, detida a 100% pela Área Metropolitana de Lisboa, cuja constituição havia sido formalizada em 4 de Fevereiro, entrou oficialmente em funcionamento no passado dia 17 de Fevereiro, conforme comunicado emitido pela AML – Área Metropolitana de Lisboa.
ADFERSIT TALKS
Sob o Tema "A Oferta de Transportes Públicos Rodoviários" e com a Moderação do Prof. José Manuel Viegas discutiu-se neste webinar sobre a compatibilidade do regime actual com as obrigações de serviço público.
Reveja a videoconferência ou consulte algumas das principais conclusões neste resumo.
Por ocasião do recente 14º Congresso Nacional da ADFERSIT, na sessão sobre “A importância dos Transportes Públicos na Mobilidade Sustentável” surgiram críticas (...) Assim e conforme então sugerido, entende a Direção da ADFERSIT oportuno realizar um webinar dedicado à discussão sobre a compatibilidade deste regime permissivo com as obrigações de serviço público (...)
Comissão deu luz verde ao investimento de 89 milhões de euros para colocar um Metrobus no antigo ramal ferroviário da Lousã
A TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, detida a 100% pela Área Metropolitana de Lisboa, será a entidade responsável, em particular, pela gestão do serviço público de transportes rodoviários da área metropolitana, instalação de uma plataforma tecnológica integradora do sistema de bilhética e de informação ao público (entre outras potencialidades), desenvolvimento de estudos e planos, e implementação de políticas de acessibilidade, mobilidade e transportes.
No total, para os quatro lotes, dois na margem Norte e dois na Península de Setúbal, foram apresentadas sete propostas, contemplando todos os lotes.
O Parlamento Europeu aprovou o último procedimento rumo ao lançamento do Pacote de Mobilidade. Três anos após o início dos trabalhos desta reforma, falta agora apenas a publicação no Jornal Oficial da União Europeia – prevista para as próximas semanas – para que o pacote entre finalmente em vigor. O acordo alcançado não alterou os três textos legislativos já definidos.
A entrada em vigor da Lei n.º 52/2015, de 9 de junho, que aprovou o Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros (RJSPTP), bem como do Regulamento (CE) n.º 1370/2007, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro, (Regulamento), conformou uma profunda reforma no modelo de organização dos serviços de transporte público de passageiros.
O Governo estima que canalizará cerca de 81 milhões de euros para a conservação ferroviária e 98,1 milhões de euros com a conservação e segurança rodoviária no que resta de 2020
Uma vez que a situação em termos de saúde pública está a começar a melhorar, é importante que os serviços de transporte e a conectividade sejam progressivamente restabelecidos dentro dos limites ditados pelas condições epidemiológicas, uma vez que desempenham um papel crucial de facilitadores na UE e na economia mundial, bem como na vida quotidiana dos cidadãos da UE.
O túnel sub-aquático conectará Rødbyhavn, na ilha dinamarquesa de Lolland (ligada ao resto do país por outros túneis), à ilha alemã de Fehmarn (ligada ao continente por uma ponte). Será edificado sob o Ferhmarnbelt, um estreito no mar do Báltico. Com 18 quilómetros, quatro vias para carros e duas para comboios, será o maior túnel com as duas vertentes – rodoviária e ferroviária – quando estiver finalizado, no ano de 2029.
Comunicado da AMT - Autoridade da Mobilidade e Transportes
Com o lançamento do concurso, a Área Metropolitana de Lisboa vem estabelecer uma oferta anual de 85,5 milhões de VK em transporte público rodoviário, o que significa um aumento de 43% face à oferta atual, correspondendo à manutenção de 127 das linhas atualmente existentes, ao reforço de 321 e à criação de outras 130 novas linhas.