Pedro Nuno Santos: “Chegou a hora de a rodovia ajudar a financiar a ferrovia”

Pedro Nuno Santos: “Chegou a hora de a rodovia ajudar a financiar a ferrovia”

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, diz que está na hora de a rodovia financiar os investimentos na ferrovia, mas para isso tem de manter os dois modos de transporte juntos na Infraestruturas de Portugal (IP) para poder ter uma gestão mais direta sobre as receitas que as concessões rodoviárias em breve vão proporcionar.

TML?

TML?

Quando fui desafiado para falar sobre a TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, debati-me com uma dúvida de base. Será que as pessoas sabem efetivamente o que é a TML? Julgando que a resposta a esta pergunta é negativa, optei por aproveitar este artigo para explicitar o que é a TML e a que se propõe, na certeza que existirão outras oportunidades de falar sobre projetos concretos, quando a TML tiver ganho o seu espaço por direito próprio e em consequência da sua ação.

A Oferta de Transportes Públicos Rodoviários

A Oferta de Transportes Públicos Rodoviários

ADFERSIT TALKS
Sob o Tema "A Oferta de Transportes Públicos Rodoviários" e com a Moderação do Prof. José Manuel Viegas discutiu-se neste webinar sobre a compatibilidade do regime actual com as obrigações de serviço público.
Reveja a videoconferência ou consulte algumas das principais conclusões neste resumo.

A OFERTA DE TRANSPORTES PÚBLICOS RODOVIÁRIOS

A OFERTA DE TRANSPORTES PÚBLICOS RODOVIÁRIOS

Por ocasião do recente 14º Congresso Nacional da ADFERSIT, na sessão sobre “A importância dos Transportes Públicos na Mobilidade Sustentável” surgiram críticas (...)  Assim e conforme então sugerido, entende a Direção da ADFERSIT oportuno realizar um webinar dedicado à discussão sobre a compatibilidade deste regime permissivo com as obrigações de serviço público (...)

Transportes Metropolitanos de Lisboa dão mais um passo decisivo no Conselho Metropolitano de Lisboa

Transportes Metropolitanos de Lisboa dão mais um passo decisivo no Conselho Metropolitano de Lisboa

A TML - Transportes Metropolitanos de Lisboa, detida a 100% pela Área Metropolitana de Lisboa, será a entidade responsável, em particular, pela gestão do serviço público de transportes rodoviários da área metropolitana, instalação de uma plataforma tecnológica integradora do sistema de bilhética e de informação ao público (entre outras potencialidades), desenvolvimento de estudos e planos, e implementação de políticas de acessibilidade, mobilidade e transportes. 

Reforma será mesmo uma realidade: Parlamento Europeu aprovou o Pacote de Mobilidade

Reforma será mesmo uma realidade: Parlamento Europeu aprovou o Pacote de Mobilidade

O Parlamento Europeu aprovou o último procedimento rumo ao lançamento do Pacote de Mobilidade. Três anos após o início dos trabalhos desta reforma, falta agora apenas a publicação no Jornal Oficial da União Europeia – prevista para as próximas semanas – para que o pacote entre finalmente em vigor. O acordo alcançado não alterou os três textos legislativos já definidos.

IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS - Ponto de situação atualizado

IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS - Ponto de situação atualizado

A entrada em vigor da Lei n.º 52/2015, de 9 de junho, que aprovou o Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros (RJSPTP), bem como do Regulamento (CE) n.º 1370/2007, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de outubro, (Regulamento), conformou uma profunda reforma no modelo de organização dos serviços de transporte público de passageiros.

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO COVID-19: Orientações sobre o restabelecimento progressivo dos serviços de transporte e da conectividade

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO COVID-19: Orientações sobre o restabelecimento progressivo dos serviços de transporte e da conectividade

Uma vez que a situação em termos de saúde pública está a começar a melhorar, é importante que os serviços de transporte e a conectividade sejam progressivamente restabelecidos dentro dos limites ditados pelas condições epidemiológicas, uma vez que desempenham um papel crucial de facilitadores na UE e na economia mundial, bem como na vida quotidiana dos cidadãos da UE.

O maior túnel rodo-ferroviário do mundo ligará a Dinamarca à Alemanha em 2029

O maior túnel rodo-ferroviário do mundo ligará a Dinamarca à Alemanha em 2029

O túnel sub-aquático conectará Rødbyhavn, na ilha dinamarquesa de Lolland (ligada ao resto do país por outros túneis), à ilha alemã de Fehmarn (ligada ao continente por uma ponte). Será edificado sob o Ferhmarnbelt, um estreito no mar do Báltico. Com 18 quilómetros, quatro vias para carros e duas para comboios, será o maior túnel com as duas vertentes – rodoviária e ferroviária – quando estiver finalizado, no ano de 2029.