Entre Porto e Vigo, a linha está electrificada mas os comboios do Celta são a diesel
CP e Renfe mantêm um “serviço internacional” de baixa qualidade que consome 1176 litros de gasóleo por dia
CP e Renfe mantêm um “serviço internacional” de baixa qualidade que consome 1176 litros de gasóleo por dia
Há 30 anos, Espanha inaugurou os primeiros 471 quilómetros daquela que é hoje a maior rede de alta velocidade ferroviária na Europa. Mas a aposta no “comboio do futuro” levou ao fecho de partes da rede convencional. E deixou lições para Portugal, quando estamos a dias da inauguração do primeiro troço de alta velocidade na linha Madrid-Badajoz, que um dia terá ligação a Lisboa
Conferência sobre a alta velocidade em Lisboa marcou a partida do Connecting Europe Express
De visita ao Parque Oficinal de Guifões, em Matosinhos, para receber as primeiras carruagens adquiridas pela CP à espanhola RENFE, o ministro das Infraestruturas diz que do ponto de vista ambiental a ferrovia e “imbatível” e responde aos desafios em termos de mobilidade que o “país precisa para o futuro”
Entre Fevereiro e Junho, a CP decidiu aumentar a parada e subir de 16 para 51 o número de carruagens espanholas que vai adquirir à sua congénere Renfe para reforçar a oferta de longo curso e regional.
A operadora ferroviária pública espanhola Renfe anunciou que não prevê repor a circulação, “pelo menos no curto prazo”
Necessidade de aliviar os hospitais das zonas mais congestionadas leva à utilização de comboios para transportar doentes para regiões mais poupadas à epidemia. Uma novidade para a alta velocidade, mas não para o caminho-de-ferro que já no séc. XIX tinha inventado os comboios sanitários.
Primeiro projeto da alta velocidade nos EUA pretende ligar as cidades de Dallas/Fort Worth e Houston, a uma distância de 386 quilómetros em menos de 90 minutos.
A consultora Eurogestión encontra-se a desenvolver um projecto para a primeira aplicação real da tecnologia Blockchain no domínio da segurança ferroviária – este projecto será testado, em primeira mão, pela Agência Estatal de Segurança Ferroviária de Espanha, pela gestora de infra-estruturas ferroviárias do Estado espanhol Adif e pela transportadora ferroviária Renfe.