RELATÓRIO PRELIMINAR
Descarrilamento e subsequente colisão das cabinas do ascensor da Glória, na sequência da rotura da ligação do cabo à cabina n.º 1.
Descarrilamento e subsequente colisão das cabinas do ascensor da Glória, na sequência da rotura da ligação do cabo à cabina n.º 1.
Descarrilamento e subsequente colisão das cabinas do ascensor da Glória, na sequência do desligamento do cabo entre cabinas.
Felizmente não temos de nos confrontar muitas vezes com tragédias desta dimensão nos transportes de Lisboa. Mas, ocorrendo estas, impõe-se que delas se retirem os ensinamentos que nos permitam evitar ou reduzir a probabilidade da sua ocorrência no futuro.
A ADFERSIT realizou no dia 23 de Maio de 2025, a sessão “METRO DO PORTO: Passado, Presente e Futuro”, na FEUP – Faculdade de Engenharia do Porto. Com a participação do Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Eng. Tiago Braga, e do Prof. Paulo Pinho, Prof. Catedrático Aposentado da FEUP.
Uma delegação da ADFERSIT visitou o Metro do Mondego e o Metro do Porto.
O Estado converteu em capital grande parte da dívida da Metro do Porto e, com isso, passou a deter 99,9% do capital social da empresa.
A TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa e a Área Metropolitana de Lisboa (AML), iniciam um importante projeto de mobilidade urbana em Portugal. O Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMMUS) é um complexo e completo exercício de planeamento para uma mobilidade metropolitana alinhada com as necessidades da população.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros a criação do Incentiva + TP, o novo programa de incentivo ao transporte público de passageiros destinado a substituir o PART e o PROTransP.
Presidente executivo do Metro de Lisboa admite que constrangimentos provocados pelas obras de expansão não favorecem a utilização dos transportes públicos. Mas “são os custos do progresso”, defende.
https://adfersit.pt/paperbox/articlehttps://adfersit.pt/paperbox/article Atualidades A Carris propõe-se investir 170 milhões de euros na renovação da frota até 2026, anunciou o presidente da empresa.
Projeto de conceção, construção e manutenção dos Sistemas de Telemática que permite 13 milhões de viagens/ ano nos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã
A transferência modal do transporte individual para o transporte público só é possível quando o sistema de transportes responder às diferentes necessidades das pessoas que precisam/querem deslocar-se. Estou muito consciente que esta é uma constatação que encerra várias dimensões. Mas há uma que importa evidenciar – a necessária simplificação no acesso e utilização.
Por uma utilização da bicicleta que promove a transição verde da Europa; por mais investimento nas infraestruturas cicláveis; e pelo Ano Europeu da Bicicleta em 2024
Foi apresentado no passado dia 10 de Fevereiro em Coimbra, o projeto 1Bilhete.pt que visa a criação de uma plataforma de abrangência nacional de bilhética intermodal.
Carruagem no Terreiro do Paço convida a viagem pelo presente e futuro. Abertura do concurso público do prolongamento da linha Vermelha São Sebastião/Alcântara marca arranque das comemorações.
...celebram-se 75 anos desde a constituição do Metropolitano de Lisboa e da concessão do estudo técnico e económico do início da sua rede. Ao longo destes três quartos de século, os investimentos nas infraestruturas de transportes, entre as quais o próprio metro, contribuíram para alterar profundamente a ocupação e usos do solo da cidade de Lisboa e da sua área metropolitana num horizonte temporal intergeracional
A AMT - Autoridade da Mobilidade e Transportes  apresentou, no passado dia 5 de Janeiro, um estudo designado "Linhas de Orientação sobre Regulação da Micromobilidade Partilhada" que, para além de clarificar o conceito de “micromobilidade partilhada”, formula um conjunto de recomendações dirigidas aos Legisladores, aos Municípios, aos responsáveis pela Segurança Rodoviária, pela regulação técnica e homologação de veículos e ainda aos responsáveis pelo planeamento e gestão do espaço público.
consulte aqui
A ADFESIT realizou um primeiro webinar no dia 12 de Outubro, sob o tema “MOBILIDADE: Infraestruturas indispensáveis ao crescimento”.
➔ Veja aqui o Resumo da Sessão e principais Conclusões
Depois da Conferência - “Regulação e mobilidade: Que Futuro?” - abre-se, agora, um espaço de discussão sobre os desafios da mobilidade nas áreas metropolitanas, em parceria com os Municípios de Lisboa e do Porto, para discussão conjunta destes temas, de forma a informar os cidadãos, fundamentar cientistas e profissionais, contribuindo para a ação da AMT na prestação de um melhor serviço à sociedade, bem como para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.