Estado “limpa” passivo e fica com a Metro do Porto
O Estado converteu em capital grande parte da dívida da Metro do Porto e, com isso, passou a deter 99,9% do capital social da empresa.
O Estado converteu em capital grande parte da dívida da Metro do Porto e, com isso, passou a deter 99,9% do capital social da empresa.
A TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa e a Área Metropolitana de Lisboa (AML), iniciam um importante projeto de mobilidade urbana em Portugal. O Plano Metropolitano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMMUS) é um complexo e completo exercício de planeamento para uma mobilidade metropolitana alinhada com as necessidades da população.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros a criação do Incentiva + TP, o novo programa de incentivo ao transporte público de passageiros destinado a substituir o PART e o PROTransP.
Presidente executivo do Metro de Lisboa admite que constrangimentos provocados pelas obras de expansão não favorecem a utilização dos transportes públicos. Mas “são os custos do progresso”, defende.
https://adfersit.pt/paperbox/articlehttps://adfersit.pt/paperbox/article Atualidades A Carris propõe-se investir 170 milhões de euros na renovação da frota até 2026, anunciou o presidente da empresa.
Projeto de conceção, construção e manutenção dos Sistemas de Telemática que permite 13 milhões de viagens/ ano nos concelhos de Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã
A transferência modal do transporte individual para o transporte público só é possível quando o sistema de transportes responder às diferentes necessidades das pessoas que precisam/querem deslocar-se. Estou muito consciente que esta é uma constatação que encerra várias dimensões. Mas há uma que importa evidenciar – a necessária simplificação no acesso e utilização.
Por uma utilização da bicicleta que promove a transição verde da Europa; por mais investimento nas infraestruturas cicláveis; e pelo Ano Europeu da Bicicleta em 2024
Foi apresentado no passado dia 10 de Fevereiro em Coimbra, o projeto 1Bilhete.pt que visa a criação de uma plataforma de abrangência nacional de bilhética intermodal.
Carruagem no Terreiro do Paço convida a viagem pelo presente e futuro. Abertura do concurso público do prolongamento da linha Vermelha São Sebastião/Alcântara marca arranque das comemorações.
...celebram-se 75 anos desde a constituição do Metropolitano de Lisboa e da concessão do estudo técnico e económico do início da sua rede. Ao longo destes três quartos de século, os investimentos nas infraestruturas de transportes, entre as quais o próprio metro, contribuíram para alterar profundamente a ocupação e usos do solo da cidade de Lisboa e da sua área metropolitana num horizonte temporal intergeracional
A AMT - Autoridade da Mobilidade e Transportes apresentou, no passado dia 5 de Janeiro, um estudo designado "Linhas de Orientação sobre Regulação da Micromobilidade Partilhada" que, para além de clarificar o conceito de “micromobilidade partilhada”, formula um conjunto de recomendações dirigidas aos Legisladores, aos Municípios, aos responsáveis pela Segurança Rodoviária, pela regulação técnica e homologação de veículos e ainda aos responsáveis pelo planeamento e gestão do espaço público.
consulte aqui
A ADFESIT realizou um primeiro webinar no dia 12 de Outubro, sob o tema “MOBILIDADE: Infraestruturas indispensáveis ao crescimento”.
➔ Veja aqui o Resumo da Sessão e principais Conclusões
Depois da Conferência - “Regulação e mobilidade: Que Futuro?” - abre-se, agora, um espaço de discussão sobre os desafios da mobilidade nas áreas metropolitanas, em parceria com os Municípios de Lisboa e do Porto, para discussão conjunta destes temas, de forma a informar os cidadãos, fundamentar cientistas e profissionais, contribuindo para a ação da AMT na prestação de um melhor serviço à sociedade, bem como para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.
Inicia-se agora a campanha “O Futuro é Coletivo”, que tem como objetivo a promoção do uso do transporte público coletivo, através de uma divulgação alargada dos benefícios para o utilizador: + barato / melhor para o ambiente / + tempo para o que gosta / cómodo e seguro
Na Dinamarca devolver as cidades às pessoas, afastando o trânsito automóvel e oferecendo bons transportes públicos, é uma prioridade. Em Odense, o metro de superfície foi inaugurado no sábado e contou com tecnologia de ponta portuguesa.
Uma visão integrada para o sistema de transportes da AML, focada nas pessoas e na sua mobilidade
Era o passo que faltava para poder avançar a gratuitidade dos transportes para jovens e seniores. A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou a medida esta terça-feira, ainda que com críticas à forma como o município conduziu este processo e com alertas que a mobilidade tem que ser encarada numa lógica metropolitana.
A Apodemo – Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e de Opinião, deu início a um novo ciclo de eventos, com os quais pretende transmitir know-how dos clientes, aliado às técnicas do setor de investigação e pesquisa.