1Bilhete.pt – uma plataforma de bilhética única para transportes
Foi apresentado no passado dia 10 de Fevereiro em Coimbra, o projeto 1Bilhete.pt que visa a criação de uma plataforma de abrangência nacional de bilhética intermodal.
Foi apresentado no passado dia 10 de Fevereiro em Coimbra, o projeto 1Bilhete.pt que visa a criação de uma plataforma de abrangência nacional de bilhética intermodal.
Carruagem no Terreiro do Paço convida a viagem pelo presente e futuro. Abertura do concurso público do prolongamento da linha Vermelha São Sebastião/Alcântara marca arranque das comemorações.
...celebram-se 75 anos desde a constituição do Metropolitano de Lisboa e da concessão do estudo técnico e económico do início da sua rede. Ao longo destes três quartos de século, os investimentos nas infraestruturas de transportes, entre as quais o próprio metro, contribuíram para alterar profundamente a ocupação e usos do solo da cidade de Lisboa e da sua área metropolitana num horizonte temporal intergeracional
A AMT - Autoridade da Mobilidade e Transportes apresentou, no passado dia 5 de Janeiro, um estudo designado "Linhas de Orientação sobre Regulação da Micromobilidade Partilhada" que, para além de clarificar o conceito de “micromobilidade partilhada”, formula um conjunto de recomendações dirigidas aos Legisladores, aos Municípios, aos responsáveis pela Segurança Rodoviária, pela regulação técnica e homologação de veículos e ainda aos responsáveis pelo planeamento e gestão do espaço público.
consulte aqui
A ADFESIT realizou um primeiro webinar no dia 12 de Outubro, sob o tema “MOBILIDADE: Infraestruturas indispensáveis ao crescimento”.
➔ Veja aqui o Resumo da Sessão e principais Conclusões
Depois da Conferência - “Regulação e mobilidade: Que Futuro?” - abre-se, agora, um espaço de discussão sobre os desafios da mobilidade nas áreas metropolitanas, em parceria com os Municípios de Lisboa e do Porto, para discussão conjunta destes temas, de forma a informar os cidadãos, fundamentar cientistas e profissionais, contribuindo para a ação da AMT na prestação de um melhor serviço à sociedade, bem como para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.
Inicia-se agora a campanha “O Futuro é Coletivo”, que tem como objetivo a promoção do uso do transporte público coletivo, através de uma divulgação alargada dos benefícios para o utilizador: + barato / melhor para o ambiente / + tempo para o que gosta / cómodo e seguro
Na Dinamarca devolver as cidades às pessoas, afastando o trânsito automóvel e oferecendo bons transportes públicos, é uma prioridade. Em Odense, o metro de superfície foi inaugurado no sábado e contou com tecnologia de ponta portuguesa.
Uma visão integrada para o sistema de transportes da AML, focada nas pessoas e na sua mobilidade
Era o passo que faltava para poder avançar a gratuitidade dos transportes para jovens e seniores. A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou a medida esta terça-feira, ainda que com críticas à forma como o município conduziu este processo e com alertas que a mobilidade tem que ser encarada numa lógica metropolitana.
A Apodemo – Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e de Opinião, deu início a um novo ciclo de eventos, com os quais pretende transmitir know-how dos clientes, aliado às técnicas do setor de investigação e pesquisa.
A EMEL, que no passado era uma mera empresa de gestão de estacionamento, tem hoje um papel-chave na gestão da mobilidade da cidade de Lisboa e está focada em contribuir para uma cidade apelativa e confortável, com um espaço urbano seguro, onde tenhamos prazer em estar e conviver. (...)
Em 2018, a Declaração de Graz detalhou, sob o título “Iniciando uma nova era: mobilidade limpa, segura e acessível para a Europa”, as maneiras pelas quais a mobilidade poderia ajudar a Europa a atingir as metas climáticas para 2030. Mais tarde, em 2019, o Green Europeu Deal estabeleceu o compromisso de reformar a economia da UE em direção a um futuro sustentável, projetando um conjunto de políticas profundamente transformadoras, como acelerar a mudança para uma mobilidade sustentável e inteligente. Agora, após a pandemia COVID-19, o mundo vive um momento sem precedentes e enfrenta uma crise que reúne a todos - técnicos, políticos, ...
A descarbonização tem vindo a afirmar-se, cada vez mais, como um desígnio à escala global, para garantir a sustentabilidade do nosso planeta, a sobrevivência e o bem-estar das gerações futuras. Não causa, assim, espanto que gradualmente se tenham vindo a afirmar diferentes estratégias para reduzir o consumo de recursos naturais e as agressões ao meio ambiente geradas pela atividade humana.
O Metropolitano de Lisboa (ML) aprovou, no dia 13 de agosto de 2021, o lançamento de concurso público com publicidade internacional, para adjudicação da Empreitada de projeto e construção dos acabamentos e sistemas no âmbito da concretização do plano de expansão – prolongamento das linhas Amarela e Verde – extensão Rato-Cais do Sodré – Metropolitano de Lisboa (Lote 4).
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) recebe luz verde do Tribunal de Contas para a entrada em vigor dos contratos de serviço público de transporte rodoviário que serão geridos pela recém-criada Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML)
No passado dia 4 de maio, o troço da Linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda foi oficialmente inaugurado.
Foi um momento de celebração, que assinalou a reabertura à circulação de passageiros e o início da segunda vida deste tão importante troço ferroviário. Mais do que a simples inauguração de uma infraestrutura, estamos perante um novo capítulo para a mobilidade nesta região. Um capítulo que se pode resumir em três palavras: oportunidade, conectividade e esperança.
Obra ficará concluída em 2023 e representa um investimento de 66 milhões de euros
O Metropolitano de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal de Odivelas formalizaram esta segunda-feira, 05 de julho, a assinatura do Protocolo de Cooperação para o desenvolvimento de uma rede de Transporte Coletivo em Sítio Próprio (TCSP), em modo de Metro Ligeiro de Superfície (MLS) que ligará os Concelhos de Loures e Odivelas, através da estação de Odivelas do Metropolitano de Lisboa.