O Novo Aeroporto de Lisboa, O Sistema Integrado de Transportes e as Questões em Aberto

O Novo Aeroporto de Lisboa, O Sistema Integrado de Transportes e as Questões em Aberto

O NOVO AEROPORTO DE LISBOA,
O SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTES E AS QUESTÕES EM ABERTO

O novo Governo decidiu seguir as recomendações da CTI quanto à localização do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) no Campo de Tiro de Alcochete (CTA).

Por seu lado, a ADFERSIT tomou posição relativamente a esta questão de importância estratégica para o país e dela deu conhecimento ao Senhor Ministro das Infraestruturas e ao público em geral - ler neste link.

Todavia, na mesma decisão, o Governo aprovou a concretização de uma nova travessia do Tejo no alinhamento Chelas/Barreiro e manteve a opção do governo anterior quanto aos traçados das linhas de AVF entre o Porto e Lisboa e entre Lisboa e Madrid, o que nos parece merecer reflexão, atendendo a que, tanto uma como os outros, foram definidos quando o governo da época propunha a localização do NAL no espaço ocupado pela Base Aérea da Ota.

Alterando-se a localização do NAL para a margem sul do Tejo, impõe-se repensar esses traçados e a ligação entre o NAL e a futura estação central de Lisboa.

A posição reiterada inúmeras vezes pela ADFERSIT desde que se começou a discutir o NAL, é de que esta infraestrutura aeroportuária deverá estar directamente ligada às duas linhas de AVF acima referidas e que a nova travessia ferroviária do Tejo não deve prejudicar a atractividade e competitividade da nova linha de AVF Porto/Lisboa, seja por aumento do tempo de percurso entre as duas áreas metropolitanas, seja por implicar custos excessivos para a sua ligação com Lisboa.

Por outro lado, o processo de transição entre o actual aeroporto e o NAL, estará necessariamente associado à evolução do tráfego aéreo em Lisboa e às obras que, tanto o governo anterior como o actual, impuseram à ANA realizar no aeroporto Humberto Delgado. Estas obras permitirão aumentar, a curto prazo, a sua capacidade para cerca de 40 a 45 milhões de passageiros por ano, à semelhança do que ocorre em outros aeroportos europeus a operar com uma única pista, mas com um taxiway em toda a sua extensão.

Nos artigos que seguidamente se apresentam, da autoria de Membros da ADFERSIT e do seu Presidente, bem como de um professor da Universidade Católica, são abordadas estas questões de forma clara e pertinente.

Independentemente da posição que sobre os mesmos se possa ter - dado que estes artigos refletem a posição dos seus autores, não vinculando a ADFERSIT enquanto entidade - consideramos que são contributos relevantes para a discussão que urge desenvolver, antes que se tomem decisões irreversíveis que não salvaguardam a coerência e a eficiência do sistema integrado de transportes que a ADFERSIT tem defendido ao longo dos anos.

14 de Junho de 2024
A Direção

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