O Polo Tecnológico de Guifões – Linhas de Desenvolvimento

O Polo Tecnológico de Guifões – Linhas de Desenvolvimento

No passado dia 24 de Fevereiro teve lugar mais um webinar do ciclo ADFERSIT TALKS sob o tema “Pólo Tecnológico de Guifões – linhas de desenvolvimento”.

Em Portugal existe um novo foco no transporte ferroviário desde 2019, o qual foi materializado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 110/2019 que pretender promover a renovação e fabrico de material circulante por via do reforço da capacidade operacional da CP e da EMEF que, entretanto, se fundiu com a primeira.

A problemática da falta de material circulante nos últimos 20 anos terá sido uma das principais alavancas na reativação de algumas das oficinas da CP para recuperação de frotas que já se encontravam fora de serviço. Guifões é, provavelmente, o exemplo mais paradigmático.

O “Comboio Português”, um importante conceito que foi debatido e refletido, será o resultado da integração de componentes de diferentes origens, porém com uma participação significativa de fornecedores portugueses. Poder-se-á considerar um Comboio Português se 51% do valor incorporado tiver origem em Portugal. Note-se que esta integração deverá ser feita de forma competitiva.

O Pólo Tecnológico Ferroviário, resultado de uma dinâmica muito estreita entre a CP, a Academia e a Indústria Nacional, não é mais do que a materialização da estruturação e organização da indústria ferroviária nacional em torno do foco acima mencionado. Os objetivos principais são o desenvolvimento de competências e a disponibilização de material circulante suficiente para fazer face às necessidades resultado da crescente procura de transporte público de qualidade e amigo do ambiente.

É fundamental renovar frota até chegada de novos comboios também previstos nos planeamentos do Operador Nacional, a CP. Esta renovação está a ser executada com recurso à Indústria Nacional nas oficinas da CP, nomeadamente em Guifões.

No webinar estiveram “presentes” mais de mais de sete dezenas de participantes.

Moderador:

Eng. Francisco Machado Rosa
 Sales Manager na Siemens Mobility Portugal
 Membro da Direção da ADFERSIT

Oradores:

Prof. Luís Andrade Ferreira
 Professor Associado da Faculdade de Engenharia do Porto
 Diretor Executivo do Centro de Competências Ferroviário

Eng. Manuel António Pereira
 Diretor de Manutenção Guifões - CP

Eng. Rui Marcelino
 Professor de Design de Produto da Faculdade de Arquitetura de Lisboa
 CEO da Almadesign

Eng. António Coelho
 General Manager na MCG - Transportation Business Unit

A ADFERSIT agradece ao Moderador, Oradores e restantes Participantes a sua disponibilidade para este debate.

Se não teve oportunidade, assista no canal da ADFERSIT à videoconferência integral, realizada no dia 24 de Fevereiro - https://www.youtube.com/watch?v=VC40iurxlKw




Galeria de Imagens

Partilhar