AS NOVAS LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS AO NOVO AEROPORTO DE LISBOA
CONTEXTO
O traçado das linhas de alta velocidade ferroviária que ligariam Porto e Lisboa e as duas capitais ibéricas, foi definido quando o governo à data tinha optado pela localização do novo aeroporto de Lisboa (NAL) na base aérea da OTA. Daí que o traçado da linha de AVF Porto/Lisboa, no seu troço sul, ao aproximar-se de Lisboa pela margem norte do Tejo, não só servia diretamente o NAL com uma estação “em linha”, tal como implicava a construção de uma nova travessia do Tejo entre Chelas e o Barreiro, para lhe dar continuidade para a linha Lisboa/Madrid.
Entretanto, com a crise financeira que o país conheceu no início da década de 2010, e o consequente resgate financeiro a que foi sujeito, tanto o projeto da rede de AVF como a construção do NAL tiveram de ser abandonados devido à evidente falta de condições para o financiamento desses projetos.
Com a resolução do problema financeiro do país em 2014, os governos que se sucederam retomaram estes dois projetos, não sem que o problema do NAL tenha sido objeto de nova apreciação e decisão política. Depois de abandonada a hipótese de manter o aeroporto principal na Portela de Sacavém e se construir um aeroporto complementar na base aérea do Montijo, o governo optou pela construção do NAL nos terrenos do Campo de Tiro de Alcochete (CTA), na margem sul do Tejo. Face a esta nova localização, seria de esperar que, a manter-se a decisão correta de servir diretamente o aeroporto pela linha de AVF, se reequacionasse o traçado da linha Porto/Lisboa. Todavia, assiste-se, pelo contrário, à intenção de manter o anterior traçado, quando o NAL estava localizado na OTA.
A ADFERSIT sempre pugnou por articular a rede de AVF com o NAL, defendendo a posição que sempre foi consensual do aeroporto ter uma estação “em linha”, em vez de o mesmo ser servido por um “ramal” a partir do Pinhal Novo. Nesse sentido, e porque a decisão quanto ao traçado da entrada em Lisboa da linha de AVF ainda pode (e deve) ser repensada à luz da localização do NAL no CTA, entendeu a direção da ADFERSIT que este tema é merecedor de um debate aprofundado e objetivo, pelo que decidiu promover esta “sessão” com técnicos de reconhecida competência que se vêm debruçando sobre o tema.
Por outro lado, importa que a reflexão incida igualmente sobre as outras ligações ferroviárias ao NAL. A sua localização a cerca de 50 km do centro de Lisboa, deve conduzir a que se promovam boas ligações ferroviárias à rede de comboios suburbanos e regionais, que contribuam para uma melhor acessibilidade em transporte coletivo ao aeroporto, diminuindo a sua dependência do transporte individual e, desse modo, os impactes ambientais negativos que lhe estão associados.
Esperamos que este debate possa esclarecer dúvidas e permita que não se volte atrás na decisão de servir o NAL com uma estação “em linha” da AVF e se aproveite esta oportunidade para completar uma verdadeira e atrativa rede ferroviária nas duas margens da Área Metropolitana de Lisboa.
Sessão “As novas ligações ferroviárias ao Novo Aeroporto de Lisboa”, dia 17 de Janeiro 2025 na Sede da ADFERSIT pelas 18h00.
Moderador:
- Acúrcio dos Santos - Engenheiro; Presidente do Conselho Estratégico da ADFERSIT
Oradores:
- João Santos Silva – Engenheiro; Fundador e CEO da Globalvia
➜ apresentação pdf (atualizada em 30-01-2025) - Mário Lopes – Engenheiro; Prof. do IST; Ex-Presidente da Direção da ADFERSIT
➜ apresentação pdf - Paulo Pinho – Prof. Catedrático da UP; Coordenador da equipa PT3 da CTI
Se não teve oportunidade de assistir pessoalmente ou online, siga o canal youtube da ADFERSIT , e reveja a sessão na integra: https://youtu.be/CXi3U2ngvlk