AS NOVAS LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS AO NOVO AEROPORTO DE LISBOA

AS NOVAS LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS AO NOVO AEROPORTO DE LISBOA

A ADFERSIT irá realizar no próximo dia 17 de Janeiro de 2025 (6ª feira) a sessão “As novas ligações ferroviárias ao Novo Aeroporto de Lisboa” , pelas 18h00.

CONTEXTO


O traçado das linhas de alta velocidade ferroviária que ligariam Porto e Lisboa e as duas capitais ibéricas, foi definido quando o governo à data tinha optado pela localização do novo aeroporto de Lisboa (NAL) na base aérea da OTA. Daí que o traçado da linha de AVF Porto/Lisboa, no seu troço sul, ao aproximar-se de Lisboa pela margem norte do Tejo, não só servia diretamente o NAL com uma estação “em linha”, tal como implicava a construção de uma nova travessia do Tejo entre Chelas e o Barreiro, para lhe dar continuidade para a linha Lisboa/Madrid.

Entretanto, com a crise financeira que o país conheceu no início da década de 2010, e o consequente resgate financeiro a que foi sujeito, tanto o projeto da rede de AVF como a construção do NAL tiveram de ser abandonados devido à evidente falta de condições para o financiamento desses projetos.

Com a resolução do problema financeiro do país em 2014, os governos que se sucederam retomaram estes dois projetos, não sem que o problema do NAL tenha sido objeto de nova apreciação e decisão política. Depois de abandonada a hipótese de manter o aeroporto principal na Portela de Sacavém e se construir um aeroporto complementar na base aérea do Montijo, o governo optou pela construção do NAL nos terrenos do Campo de Tiro de Alcochete (CTA), na margem sul do Tejo. Face a esta nova localização, seria de esperar que, a manter-se a decisão correta de servir diretamente o aeroporto pela linha de AVF, se reequacionasse o traçado da linha Porto/Lisboa. Todavia, assiste-se, pelo contrário, à intenção de manter o anterior traçado, quando o NAL estava localizado na OTA.

A ADFERSIT sempre pugnou por articular a rede de AVF com o NAL, defendendo a posição que sempre foi consensual do aeroporto ter uma estação “em linha”, em vez de o mesmo ser servido por um “ramal” a partir do Pinhal Novo. Nesse sentido, e porque a decisão quanto ao traçado da entrada em Lisboa da linha de AVF ainda pode (e deve) ser repensada à luz da localização do NAL no CTA, entendeu a direção da ADFERSIT que este tema é merecedor de um debate aprofundado e objetivo, pelo que decidiu promover esta “sessão” com técnicos de reconhecida competência que se vêm debruçando sobre o tema.

Por outro lado, importa que a reflexão incida igualmente sobre as outras ligações ferroviárias ao NAL. A sua localização a cerca de 50 km do centro de Lisboa, deve conduzir a que se promovam boas ligações ferroviárias à rede de comboios suburbanos e regionais, que contribuam para uma melhor acessibilidade em transporte coletivo ao aeroporto, diminuindo a sua dependência do transporte individual e, desse modo, os impactes ambientais negativos que lhe estão associados.

Esperamos que este debate possa esclarecer dúvidas e permita que não se volte atrás na decisão de servir o NAL com uma estação “em linha” da AVF e se aproveite esta oportunidade para completar uma verdadeira e atrativa rede ferroviária nas duas margens da Área Metropolitana de Lisboa.



➔ INSCRIÇÃO - A participação é gratuita, mas a inscrição (presencial ou online) é obrigatória.

➔ LOCAL:
     Sede da ADFERSIT – Av. Fontes Pereira de Melo, Estação de Metropolitano de Picoas (Átrio Norte), loja 2, LISBOA

Moderador:

  • Acúrcio dos Santos - Engenheiro; Presidente do Conselho Estratégico da ADFERSIT

Oradores:

  • Paulo Pinho – Prof. Catedrático da UP; Coordenador da equipa PT3 da CTI
  • Mário Lopes – Engenheiro; Prof. do IST; Ex-Presidente da Direção da ADFERSIT
  • João Santos Silva – Engenheiro; Fundador e CEO da Globalvia

_____________________________________________________________________________________________________

Se não teve oportunidade de assistir à sessões anteriores siga o canal youtube da ADFERSIT

Partilhar