Transportes: Projectos Prioritários até 2020
A ADFERSIT (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Transportes) defende há muito a necessidade imperiosa de Portugal planificar, a longo prazo, pelo menos a 40 anos, as principais infraestruturas de transportes. Tal Plano de longo prazo deverá ser amplamente discutido e participado, por forma a alcançar um consenso técnico e político o mais alargado possível, bem como evitar opções erradas e a mudança contínua de projectos
A ADFERSIT saúda o Grupo de Trabalho para o Investimento em Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado e vem apresentar o seu contributo para a importante missão que lhe foi confiada.
Na nossa perspectiva, a elaboração de um Plano a 40 anos impõe-se pelos seguintes factores:
i) pela duração das infra-estruturas e efeitos estruturantes no território;
ii) pelo impulso que devem oferecer, não apenas à mobilidade dos cidadãos,
mas sobretudo ao investimento e à competitividade da economia;
As acções de curto prazo devem ser definidas no contexto de uma visão estratégica e Plano de longo prazo, em função das prioridades para a economia e considerando também as necessidades de curto prazo e os recursos existentes.
É neste contexto que se apresenta uma proposta de diagnóstico, objectivos e projectos para o período até 2020
(...)
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Transportes: Projectos Prioritários até 2020
documento base
Documento 1
Siderurgia Nacional vai para Espanha? Quem se segue?
Documento 2
Porto de Sines e Bitola Europeia
Documento 3
Rede Ferroviária de Bitola Europeia e Competitividade da Economia: Um Risco Histórico
Referência 1
Manifesto dos Economistas de 20 JUN 09
Referência 2
White Paper European Transport Policy For 2010, Time To Decide
Referência 3
Directiva Sobre Interoperabilidade 2001.16.CE
Referência 4
PEIT Espanha excertos mais relevantes
Referência 5
Centro Espanhol de Logística
Referência 6
INE - Estatísticas de Transportes de 2009
Referência 7
Redes Logísticas
Referência 8
Tráfego Pireneus
Referência 9
Custos Aveiro-V. Formoso
Referência 10
Relatório a referir que a RAVE só estudou traçado da AV a passar pela OTA
Referência 11
Estudo da ADFER sobre a TTT
Referência 13
Nova Rede de Bitola Europeia e Alta Velocidade
Referência 14
Regulamento de Fundos Europeus
Referência 15
Regulamento da Connecting Europe Facility
Referência 16
OE Portugal 2013
Referência 17
OE Espanha 2013
Referência 18
A Rede Ferroviária do Século XX
- Apresentação
Referência 19
Porto de Sines e Bitola Europeia
Referência 20
Prioridades nas Obras Publicas, 2009
Referência 21
Nota de Prensa, Ministério do Fomento de Espanha, 19 de Outubro de 2011
Referência 22
INE - Estatísticas de Transportes de 2011
Referência 23
ADFERSIT, Sessão “Transporte internacional de mercadorias”, Dezembro de 2012
Referência 25
Dados técnicos da Linha Barcelona-Perpignan
Referência 26
Geotran Obras na Linha Badajoz-Madrid
Referência 27
Verbas RTE-T 2007-2013
Referência 28
Ferrovia e Competitividade
Referência 29
GTIEVA - Relatório Final
- Anexo II - Consulta pública - link
Referência 30
CEF Brochure (Outubro 2010)
Referência 31
TEN - T Connecting PORTUGAL
Referência 32
Carta da Comissão Europeia Sobre os Fundos para o Corredor Atlântico
Referência 33
ADIF Via 3 Carriles
Referência 34
Mudança Bitola Tópicos
Referência 35
Ramal CastellbisbalPapiol-Mollet
Referência 36
Fotos 3 Carris
Referência 37
RCM 52-88
Referência 38
RCM 6-88
Referência 39
Linhas a suprimir em Espanha. El Pais 13.5.2013
Referência 40
Investimentos de Elevado Valor Acrescentado (IEVA) em Infraestruturas de Transporte Internacioanl de Mercadorias, Prof. Mário Lopes in Transportes & Negócios, Março 2014
Referência 41
Incidencia de la Nueva Red Ferroviaria de ancho internacional en el TRANSPORTE DE MERCANCÍAS por ferrocarril en la CAPV
Referência 42
Y Basca - Externalidades
Referência 43
Inquérito ao Transporte Rodoviário Transfronteiriço 2008
Referência 44
Estatísticas dos Transportes - Resumo
Referência 45
Estatísticas PIB - Nova Base 2011 de Contas Nacionais
Referência 47
Plan de Infraestruturas, Transporte y Vivienda - PITVI (2012-2024)
Referência 48
- PETI3+
- Anexo IV
- Anexo V
- Anexo VI
Referência 49
Estatísticas do Comércio Internacional - 1993-2009
Referência 50
Observatório Hispano-francés de Tráfico en los Pirineos
Referência 51
Review of Maritime Transport 2013
Referência 52
Ministro do Fomento nas Cortes de Espanha, 2011
Referência 53
Estatísticas dos Transportes 2012, NE
Referência 54
Estudos do Corredor Ferroviário de Mercadorias 4
Referência 55
RFC4 - Corridors Conference 2012
Referência 56
Movimento de contentores no porto de Leixões. Fonte – APDL
Referência 57
European Transport Policy for 2010: Time to Decide
Referência 58
LGV Sud - Europe - Atlantique
Referência 59
Roteiro do Espaço Único Europeu dos Transportes - Rumo a um sistema de Transportes competitivo e económico em recursos
Referência 60
Rede Ferroviária de Bitola Europeia e Competitividade da Economia: Um Risco Histórico
Referência 61
Rail Market Share in America
Referência 62
Desincentivos ao tráfego de camiões na Europa
Referência 63
First CEF transport calls
Referência 64
Directiva 2011.76.UE
Referência 65
RAVE: parâmetros de traçado da rede de Alta Velocidade
Referência 66
- Acordo de Parceria Portugal-UE 2014-2020
- Proposta de Janeiro 2014
- Documento final de Julho de 2014 - link
- Excertos anotados
Referência 67
Mudanças de rodados a vagons - youtube
Referência 68
Agência Europeia do Ambiente. Transport final energy consumption by mode (TERM 001) - Assessment published Dec 2013
Referência 69
CP Carga - Álbum de Vagões
Referência 70
Presupuestos Generales del Estado
Referência 71
Prospective Vision, in 15 years, of the Ports of Singapure and Sines
Referência 72
Instrução de Exploração Técnica n.º 51 - Tabelas de Carga das Locomotivas
Referência 73
Distância de segurança entre veículos
Referência 74
A Ferrovia e a Competitividade das Empresas. António Melo Pires, Director-Geral da Auto-Europa, Junho de 2011
Referência 75
Comunicado da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Conselho Empresarial do Centro (CEC) e AIM (Associação Industrial do Minho), Abril de 2014
Referência 76
Estudo sobre vantagens economicas da melhoria da ligacao ferroviaria Porto-Vigo - Sumário
Referência 77
Artigo JN Dez 2014 - Perda de competitividade da rodovia
Referência 78
A estrategia espanhola para a migracao da bitola
Referência 79
- Velocidades máximas na Linha da Beira Alta
- Sentido ascendente 1
- Sentido ascendente 2
- Sentido descendente 1
- Sentido descendente 2
Referência 80
Investment in the EU. Final task force report, 2014
Referência 81
Constituicao do GTIEVA
Referência 82
Propostas da ADFERSIT para o GTIEVA, Set 2013
Referência 83
Processos de decisão sobre projectos estratégicos
Referência 84
Relatório Tribunal de Contas sobre TGV
Referência 85
- Corredor Atlantico da Core Network - Relatorio Final - Dez 2014
- Mapas
Referência 86
Europa bloqueia camionistas e compromete exportações
Referência 87
Poceirão-Caia. Resposta do Ministro de Estado e das Finanças
Referência 88
Auditoria do TDC a Linha do Norte
Referência 89
O Imperativo da Bitola Europeia
Referência 90
POCI Compete 2020
Referência 91
Projectos co-financiados pelo CEF em 2015 - Programa Multi Anual
Referência 92
Estado da Y Basca em 2015
Referência 93
Projectos co-financiados pelo CEF em 2015 - Programa Anual
Referência 94
Estação Central de Lisboa
Referência 95
Seminário na OE sobre "Novos Investimentos na Ferrovia", apresentação do Presidente da ADFERSIT, Mário Lopes
Referência 96
Seminário na OE sobre "Novos Investimentos na Ferrovia", apresentação do Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Ramalho
Referência 97
Plano Ferrovia 2020
Referência 98
Rede Ferroviária em Espanha - 2016
Referência 99
GT 7 - 2015 - Infraestruturas Portuárias e Ferroviárias
Referência 100
Logística em Portugal. Comentário - CIP 2015
Referência 101
Forúm dos Serviços - Transporte Aéreo
Referência 102
2015 CEF Transport Calls for Proposals