As Novas Realidades da Mobilidade Urbana

As Novas Realidades da Mobilidade Urbana

ADFERSIT TALKS

É hoje crucial atender às questões relativas à MOBILIDADE URBANA, com os constrangimentos e oportunidades impostos pela pandemia do Covid-19.

Quando parecia que as coisas estavam a correr favoravelmente quanto à necessária revitalização do transporte público, nomeadamente nas áreas metropolitanas, por via do PART, que permitiu um aumento percentual da procura da ordem de dois dígitos, e no momento em que estavam já em curso os procedimentos para as novas concessões no transporte coletivo de passageiros, de que resultará um aumento substancial da oferta, tudo isso com vista à redução do tráfego automóvel e dos consequentes níveis de poluição, a pandemia do Covid-19 veio alterar todo o contexto da Mobilidade Urbana.

A crise económica, o desemprego e a redução do rendimento das famílias, o teletrabalho irão implicar alterações na mobilidade, eventualmente de sinais contrários, e, consequentemente, na utilização do transporte público.

O “medo de contágio” associado à utilização de um meio coletivo irá provocar uma quebra da utilização do transporte público com o consequente aumento da utilização do transporte individual, seja do automóvel, o que é negativo, seja de modos suaves – bicicleta ou pedonal – o que será muito positivo. Neste contexto, a retoma da confiança na utilização dos modos de transporte coletivo é fundamental.

Cumulativamente, é necessário que, apesar de todas as consequências negativas impostas pela pandemia, se aproveite para promover medidas com vista a uma mobilidade mais sustentável que permitam reduzir substancialmente as emissões poluentes resultantes do transporte, por via de transferências modais para soluções menos poluentes, ou mesmo não poluentes, bem como, aproveitar as facilidades que a tecnologia coloca ao nosso dispor para evitar deslocações desnecessárias, como o teletrabalho ou a realização de reuniões através de plataformas eletrónicas.

É também necessário que medidas resultantes da redução do tráfego automóvel e consequente redução do espaço por ele ocupado sejam acompanhadas das necessárias medidas de requalificação do espaço público e, muito importante, de melhoria da segurança rodoviária.


Moderador:

Eng. Jorge Jacob – ex-Diretor Geral da ex-DGTT

Palestrantes:

Eng. João Carvalho – Presidente da Autoridade da Mobilidade e Transportes
Eng. Miguel Gaspar – Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa
Eng. Alberto Castanho Ribeiro – CEO da Via Porto e da Via Move
Eng. Filipe Beja – Membro do Conselho Consultivo para a Mobilidade Sustentável da FPCUB



Gostaríamos de agradecer ao moderador, oradores e restantes participantes a sua disponibilidade para este interessante painel.

Se não teve oportunidade, assista no canal da ADFERSIT à videoconferência integral, realizada no dia 07 de Outubro - www.youtube.com/watch?v=Bx7nURMcrxc



Para saber tudo sobre este 2ª Ciclo de Videoconferências ADFERSIT TALKS consulte esta página - link

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